Home Reportagens Mix Kitchen da Lawo facilita edição remota ao vivo

Mix Kitchen da Lawo facilita edição remota ao vivo

Por Ricardo Batalha

Mix Kitchen requer pequenas adaptações de configuração para permitir que o núcleo do console Nova73 nas instalações da emissora seja controlado remotamente

A Lawo, inovadora alemã e fabricante de tecnologia pioneira de transmissão baseada em IP, anunciou que seus consoles de produção de áudio da série mc², bem como suas operações sem superfície, incluindo o mc² Micro Core, podem ser controlados de qualquer lugar do mundo com uma conexão à Internet decente, mesmo usando um smartphone como ponto de acesso pessoal 4G. Em uma demonstração espetacular da série semanal de seminários on-line do Lawo Lounge, a equipe de produção de áudio da Lawo mostrou a facilidade e a flexibilidade com que os engenheiros de som podem controlar o ambiente de produção de áudio da emissora em praticamente qualquer lugar.

Inspirada pelo desejo de ajudar engenheiros de áudio, o Mix Kitchen da Lawo é uma solução de longo prazo para qualquer cenário em que o acesso físico ao centro de transmissão seja complicado, ou simplesmente impossível, devido a mudanças de planos de viagem, condições de tráfego, entre outras situações. O ingrediente mais importante da configuração proposta é o controle remoto do fader usando um painel de fader compatível com Mackie HUI. O Mix Kitchen requer apenas pequenas adaptações de configuração (usando os modelos fornecidos) para permitir que o núcleo do console Nova73 nas instalações da emissora seja controlado remotamente.

Além disso, a solução Mix Kitchen da Lawo permite acesso no local a qualquer computador baseado em Mac ou Windows no data center da emissora e pode ser complementada com um vsmPanel integrado, fornecendo controle remoto completo de centenas de dispositivos de estúdio de transmissão de terceiros. O Mix Kitchen inclui recursos de monitoramento de vídeo LiveView em combinação com as soluções de vídeo IP da Lawo.

Nenhum hardware Lawo adicional é necessário: ferramentas prontamente disponíveis, um laptop e o software mxGUI da Lawo (incluído em todos os mixers da série mc²) permitem que o engenheiro responsável assuma o controle do hardware Lawo no centro ou centro de transmissão —Com a mesma qualidade e confiabilidade de áudio original. O Mix Kitchen apenas transporta dados de monitoramento e controle, mantendo o áudio TX de missão crítica dentro da infraestrutura da instalação e evitando o transporte de áudio multicanal que consome muita largura de banda.

“Com base em nossa experiência de controle remoto reunida em projetos recentes de IP, queríamos disponibilizar esses benefícios para todos os engenheiros de áudio que precisam lidar com as atuais medidas de distanciamento social em todo o mundo”, comentou Christian Struck, gerente sênior de produção de áudio da Lawo. “A configuração do Mix Kitchen funciona quase que imediatamente: nenhum hardware, atualização ou atualização adicional da Lawo são necessários. Os engenheiros de áudio podem trabalhar com um painel fader de baixo custo compatível com Mackie HUI (exemplos: Icon Platform X, Behringer X-Touch), laptop, mouse e tablet.”

Um folheto especial e um documento técnico detalhado listando os ingredientes necessários para o Mix Kitchen estão disponíveis em bit.ly/mixkitchen

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados