A Blackmagic Design anunciou que o serviço de mídia social japonês MIXI utiliza um fluxo de trabalho Blackmagic Design em seu estúdio de streaming. Adotando novas iniciativas, como streaming 4K e produção virtual, a empresa utiliza vários produtos Blackmagic Design, incluindo câmeras digitais cinematográficas, switchers de produção ao vivo ATEM, roteadores Smart Videohub, placas de captura DeckLink 8K Pro, monitores SmartView, conversores Teranex Mini, entre outros.
Operando desde 2004, o MIXI é um dos primeiros serviços de rede social do Japão. Desde então, obteve êxito em jogos de smartphone, como “Monster Strike”, e vem desenvolvendo uma ampla gama de negócios, incluindo jogos controlados pelo governo e empreendimentos esportivos. A empresa realiza produções de vídeo internas desde o início de suas atividades, e em 2020 se mudou para uma nova sede com estúdio integrado. Além de streamings ao vivo regulares, o novo fluxo de trabalho do estúdio pode transmitir usando o Unreal Engine, suporta 4K e é utilizado em dois espaços adjacentes, Studio One e Studio Two, com cortes e composições na mesma sala de controle.
“Nossa produção de vídeo interna começou em 2014. Foi bem na época em que o YouTube estava começando a ganhar popularidade, e começamos a produzir conteúdo de vídeo internamente. Posteriormente, construímos um estúdio interno e começamos a transmitir ao vivo, mas na época havia pouca informação disponível, então começamos por tentativa e erro. Quando nos mudamos para o nosso escritório atual, decidimos construir um estúdio completo. Instalamos vários produtos Blackmagic Design e conseguimos adquirir quase tudo o que queríamos, incluindo câmeras e roteadores, de um único fabricante”, explicou Junpei Ochi, gerente-geral do departamento de vídeo criativo da divisão de design do MIXI.
Predominantemente, o trabalho de streaming do MIXI está relacionado aos seus populares jogos de smartphones, embora inclua outros tipos de conteúdo, como os eventos online internos da empresa. Além disso, como parte dos projetos relacionados a esportes, o MIXI também produz vídeos para o Chiba Jets, um time de basquete profissional, e o clube de futebol FC Tokyo, instituições afiliadas à empresa.
O Studio One utiliza um switcher de produção ao vivo ATEM Mini Pro ISO com câmeras digitais cinematográficas Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K e Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K Pro; e o Studio Two utiliza um switcher de produção ao vivo ATEM Television Studio 4K Pro com duas Blackmagic Studio Camera 4K Pro.
“Usamos os switchers ATEM para composições em tela verde nos streamings normais e com o Unreal Engine, que usamos para fazer as composições. Todos os feeds relacionados a vídeo são integrados a um roteador Smart Videohub 40×40 12G-SDI e, em seguida, atribuídos às DeckLinks nos PCs. O Studio One é usado para conteúdo casual ou quando o Studio Two não está disponível, e também para filmagens durante as produções de vídeo”, explicou Yuhei Nogami, líder da equipe de editores do departamento de vídeo criativo, responsável pelas transmissões ao vivo e pós-produção da empresa.
“Usamos as Blackmagic Pocket Cinema Cameras para transmissão ao vivo e produção de vídeo”, disse Ochi. “Como as imagens gravadas na Pocket Cinema Camera são ideais para correção de cores, a combinação da câmera com o DaVinci Resolve faz com que as imagens fiquem incríveis.”
Com a contribuição de sua equipe, o MIXI está sempre atualizando seu estúdio e experimentando novidades. Kenji Tani, diretor criativo do departamento de vídeo criativo, que já tinha experiência com o Unreal Engine, pensou em adotá-lo para streamings ao vivo e adicionou recursos de produção virtual ao estúdio.
“Como as ideias vão surgindo no nosso dia a dia de trabalho, é como se o nosso estúdio fosse um trabalho em andamento o tempo todo. Nunca está completo”, disse Tani. “Quando quero realizar minhas ideias, há poucas opções além da Blackmagic Design, onde posso encontrar todos os equipamentos que preciso em um só lugar. Instalei as placas DeckLink 8K Pro nos PCs para Unreal Engine porque encontrei muitas pessoas usando a DeckLink durante a minha pesquisa de casos de produção virtual no exterior.”
“Os produtos Blackmagic me proporcionam o desempenho necessário com preços acessíveis. Isso significa que posso experimentar gradativamente se os produtos funcionam para o nosso estúdio. Eu queria usar imagens de alta resolução para o Unreal Engine, então instalei duas unidades Studio Camera 4K Pro. Com isso, consigo alterar o tamanho das imagens 4K dentro do Unreal Engine sem perda de qualidade. Além do tamanho compacto e a acessibilidade da Studio Camera 4K Pro, acho legal que ela me permite conectar tudo com um único cabo Ethernet”, disse Tani.
“Antes da transmissão ao vivo, ficamos muito ocupados cuidando dos artistas e lidando com solicitações de última hora. Antigamente, eu tinha que ir ao estúdio para alterar diversas configurações de câmera e ajustar o zoom e o foco, mas agora que usamos produtos Blackmagic, posso fazer ajustes de câmera no switcher da sala de controle, que é o aspecto mais útil desse sistema”, acrescentou Nogami.
“É claro que a produção interna é vantajosa para a empresa em termos de custo, mas os benefícios vão além disso. Entendemos muito bem o trabalho que a empresa faz, e conseguimos atender prontamente a qualquer solicitação, portanto podemos manter a alta qualidade do nosso conteúdo. A vantagem da produção interna é que podemos não apenas produzir vídeo do ponto de vista técnico, mas também agregamos valor ao conteúdo durante as filmagens”, concluiu Ochi.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube