Home Reportagens Mochilas EnGo da Dejero: pilar tecnológico dos Jogos Juvenis do Golfo

Mochilas EnGo da Dejero: pilar tecnológico dos Jogos Juvenis do Golfo

Os transmissores de vídeo móveis Dejero EnGo foram usados para oferecer conectividade ininterrupta nos os primeiros Jogos Juvenis do Golfo

Por Ricardo Batalha

A empresa Quality aproveitou ao máximo a tecnologia Smart Blending da Dejero, incluída em suas mochilas EnGo, para produzir os primeiros Jogos Juvenis do Golfo, que abrangeram 23 esportes em múltiplas sedes dos Emirados Árabes Unidos.

A Quality mobilizou quatro equipes de produção diariamente nas sedes esportivas de Dubai, Abu Dhabi, Sharjah e Fujairah. Os transmissores de vídeo móveis Dejero EnGo foram usados para oferecer conectividade ininterrupta, transmitindo imagens ao vivo de até 24 câmeras para os Rights Holding Broadcasters (RHB), incluindo DubaiTV, Oman Sports, SSC, o Comitê Olímpico dos EAU e Bahrain TV.

Em cada local, havia três ou quatro estádios esportivos onde vários eventos simultâneos eram realizados, como atletismo, futebol, natação, judô, tênis, esgrima, vôlei, xadrez e outros. Em ambientes internos, os transmissores EnGo usaram fibra ótica para a conectividade primária, com conectividade celular como backup, alcançando velocidades de upload de 5 a 10 Mbps por até oito horas consecutivas.

Fora dos estádios, a Quality também cobriu eventos de longa distância, como ciclismo, triatlo e vela. Para essa cobertura, os transmissores EnGo enviaram imagens ao vivo de alta qualidade, mesmo de drones, usando apenas conexões móveis para obter uma latência de 0,5 segundos. Cada uma dessas mochilas EnGo itinerantes foi equipada com seis cartões SIM que combinaram simultaneamente sinais de três operadoras de redes celulares diferentes, oferecendo conectividade robusta e confiável.

Os transmissores móveis Dejero EnGo funcionam com a tecnologia Smart Blending, um sistema que gerencia de forma dinâmica e inteligente a largura de banda flutuante, a perda de pacotes e as diferenças de latência das conexões individuais em tempo real para combinar simultaneamente várias conexões IP.

Na sala de controle mestre (MCR) da Quality em Madrid (Espanha), os receptores WayPoint da Dejero deconstruíram, decodificaram e emitiram sinais de vídeo dos transmissores EnGo. Os produtores, diretores, operadores gráficos e técnicos da Quality empacotaram o conteúdo para distribuição a diversas emissoras detentoras dos direitos do evento. Paralelamente, outros RHB tinham seus próprios dispositivos WayPoint para receber os sinais de vídeo diretamente em tempo real. Além disso, um microfone na MCR, conectado via cabo de áudio XLR a um receptor WayPoint, permitiu ao diretor se comunicar com os operadores de câmera através da função de comunicação por voz EnGo IFB.

Pablo Reyes, chefe de produção da Quality, destacou o importante papel da Dejero no fluxo de trabalho remoto: “O fluxo de trabalho flexível de produção remota que a conectividade Dejero facilita significa que nossas câmeras não estão presas a vans e podem se mover facilmente de um local para outro. Podemos simplesmente ligar um EnGo e transmitir de onde estivermos com confiança, o que mantém todas as nossas partes interessadas satisfeitas. As unidades são tão fáceis de configurar e operar que aliviam a pressão das transmissões esportivas ao vivo, bem como os custos e a logística associados. (…) Os primeiros Jogos Juvenis do Golfo foram um grande sucesso, e reconhecemos que grande parte disso se deve ao desempenho de nossas soluções Dejero.”

Site relacionado: https://www.dejero.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados