Home Reportagens MOG e Swiss TXT caminham em direção a uma nova era de jornalismo de massa

MOG e Swiss TXT caminham em direção a uma nova era de jornalismo de massa

Por Ricardo Batalha

Swiss TXT, uma subsidiária da Swiss SRG SSR, e MOG Technologies uniram forças para lançar as bases para um novo jornalismo de massa baseado no uso de blockchain

A parceria entre a Swiss TXT, uma subsidiária da Swiss SRG SSR, e a MOG Technologies é o resultado de uma colaboração de sucesso no projeto de investigação Helios, patrocinado e financiado pela União Europeia. O objetivo da associação é continuar a explorar o potencial técnico e comercial de uma plataforma revolucionária de jornalismo e compartilhamento de mídia social baseada na tecnologia blockchain, bem como testar o potencial desta plataforma para novos modelos de negócios e aplicações.

No âmbito do projeto, a MOG desenvolveu uma plataforma de produção colaborativa, na qual qualquer pessoa com um celular e sem a necessidade de instalações adicionais pode usar um navegador para transmitir vídeos de eventos ao vivo em uma ampla variedade de configurações, como esportes, notícias, shows musicais e eventos culturais, para citar alguns. A plataforma permite pessoas que assistem a um evento ao vivo participem ativamente do ecossistema de transmissão, capturando-os com seus próprios telefones e transmitindo facilmente as gravações por meio da plataforma. Os gestores da plataforma podem, então, escolher quais gravações desejam usar na transmissão ou peça final e comprá-las diretamente do autor.

A plataforma de troca aceita vários fluxos simultâneos e pode ser limitada a um local ou raio de área específico (o local do evento, por exemplo), para filtrar melhor os fluxos relevantes. Dentro dela, o gerente pode não apenas visualizar e alternar entre todas as transmissões ao vivo com pouca latência, mas também pode recortar e mesclar novos destaques em tempo real, catalogá-los e enviá-los diretamente para as redes sociais.

A plataforma tem como objetivo que os jornalistas tenham maior controle de suas matérias com uma biblioteca mais ampla de recursos ao vivo, enquanto incentiva o público a monetizar suas transmissões por meio de um mercado digital.

Tecnologia Blockchain
A Swiss TXT oferece suporte a essas transmissões ao vivo com um aplicativo móvel chamado Citizen Journalist App. Graças à tecnologia blockchain, este aplicativo permite que jornalistas armazenem vídeos e imagens de forma descentralizada no IPFS, trabalhem anonimamente se necessário e sejam recompensados por seu conteúdo em ether. A aplicação, assim, apoia o jornalista no seu trabalho móvel e na distribuição de conteúdos nas redes sociais. Por meio de uma plataforma web descentralizada (DApp), as contribuições podem ser utilizadas para divulgação por editoras privadas.

A MOG e a Swiss TXT têm explorado ativamente todo o potencial das plataformas de intercâmbio de mídia e pretendem continuar testando-as na próxima Maratona de Jungfrau, uma das maratonas de montanha mais conhecidas do mundo, que ocorre na Suíça em 10 setembro. Lá, a plataforma SWISS TXT será testada ao vivo com o novo recurso de transmissão ao vivo da MOG.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.