Home Reportagens Morre Charles Geschke, cofundador da Adobe

Morre Charles Geschke, cofundador da Adobe

Por Ricardo Batalha

Geschke foi diretor de operações da Adobe de dezembro de 1986 a julho de 1994 e presidente de abril de 1989 até sua aposentadoria, em abril de 2000

A Adobe informou o falecimento de Charles Geschke, cofundador da empresa em 1982 ao lado de John Warnock, um colega da Xerox. Seu primeiro produto foi Adobe PostScript, uma tecnologia fundamental que desencadeou a revolução da editoração eletrônica. Geschke foi diretor de operações da Adobe de dezembro de 1986 a julho de 1994 e presidente de abril de 1989 até sua aposentadoria, em abril de 2000.

Geschke atuou como presidente do conselho com Warnock de setembro de 1997 a janeiro de 2017 e membro do conselho até abril de 2020, quando fez a transição para se tornar membro emérito do conselho. Em reconhecimento por suas realizações técnicas, Geschke recebeu a prestigiosa Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação, o Prêmio Computer Entrepreneur da IEEE Computer Society e a Medalha de Honra da American Electronics Association.

“Eu nunca poderia imaginar ter um parceiro de negócios melhor, mais agradável ou mais capaz. Não ter Chuck em nossas vidas deixará um enorme buraco e aqueles que o conheceram concordarão”, declarou Warnock, cofundador da Adobe, ex-CEO e Presidente do Conselho.

O CEO da Adobe, Shantanu Narayen, enviou o seguinte comunicado aos funcionários da Adobe:

“É com profunda tristeza que compartilho que nosso querido cofundador, Dr. Chuck Geschke, faleceu aos 81 anos, deixando uma marca indelével em nossa empresa e no mundo. Esta é uma grande perda para toda a comunidade Adobe e para a indústria de tecnologia, para quem ele tem sido um guia e herói há décadas.

Como cofundadores da Adobe, Chuck e John Warnock desenvolveram um software inovador que revolucionou a forma como as pessoas criam e se comunicam. Seu primeiro produto foi Adobe PostScript, uma tecnologia inovadora que forneceu uma maneira radicalmente nova de imprimir texto e imagens em papel e deu início à revolução da editoração eletrônica. Chuck incutiu um impulso implacável para a inovação na empresa, resultando em algumas das invenções de software mais transformadoras, incluindo o PDF onipresente, Acrobat, Illustrator, Premiere Pro e Photoshop.

Em reconhecimento por suas realizações técnicas, Chuck recebeu a prestigiosa Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação, o Prêmio Computer Entrepreneur da IEEE Computer Society e a Medalha de Honra da American Electronics Association. Após 18 anos compartilhando o comando da Adobe, Chuck se aposentou em 2000 e continuou a servir no Conselho de Administração até o ano passado, quando fez a transição para se tornar membro emérito do conselho.

Por mais que suas invenções tenham mudado o mundo, é seu foco nas pessoas, no propósito e na cultura que impactou profundamente cada um de nós na Adobe. Como sempre dizia, Chuck queria criar uma empresa onde gostaria de trabalhar. Ele acreditava que as boas ideias vêm de todos os lugares da empresa e que não é apenas o que fazemos, mas como o fazemos, o que mais importa. Ele dedicou muito de seu tempo e talento a várias organizações filantrópicas e comunitárias ao longo de sua vida.

Falei com John e ele tinha o seguinte para compartilhar sobre sua parceria de cinco décadas: “Em 1982, Chuck e eu concordamos que deveríamos deixar a Xerox e começar nossa própria empresa. Esse foi o início da Adobe. Eu nunca poderia ter imaginado ter um parceiro de negócios melhor, mais agradável ou mais capaz. Não ter Chuck em nossas vidas deixará um enorme buraco e aqueles que o conheceram concordarão.”

Admirei seu brilho, gentileza e valores que definiram seu caráter e sou grato por ter tido o privilégio de conhecê-lo e trabalhar com ele. Sua ausência certamente deixará um grande buraco em meu coração.

Enquanto luto a perda de meu modelo, mentor e amigo de longa data, fico confortado em saber que os melhores dias da Adobe estão por vir – exatamente como Chuck gostaria que fossem.”

Shantanu

Geschke deixa sua esposa Nancy (“Nan”) Geschke e seus três filhos. Para ler a biografia de Geschke, clique AQUI.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.