Home Reportagens Morre Peter Lawo, fundador da Lawo

Morre Peter Lawo, fundador da Lawo

Peter Lawo fundou a empresa alemã especializada na fabricação de consoles de mixagem digital e equipamentos de áudio em 1970

Por Ricardo Batalha

Peter Lawo, fundador da empresa alemã de tecnologias de transmissão e mídia que leva seu nome, faleceu em 24 de novembro, aos 85 anos. O engenheiro e empresário fundou a atual Lawo AG em 1970 e lançou as bases para a expansão mundial reputação e sucesso econômico com produtos de áudio inovadores e padrões de qualidade intransigentes.

Na década de 1970, Peter Lawo desenvolveu um processador de som eletrônico para a música do compositor contemporâneo Karl-Heinz Stockhausen, que influenciou fortemente as composições de “New Music”. Seus contatos com músicos resultaram em primeiros projetos com a emissora pública regional Suedwestfunk (SWF) e instalações no chamado “Estúdio Experimental” da estação. Seguiu-se o desenvolvimento do primeiro sistema de mixagem de áudio para SWF, que foi usado para mixagens musicais com artistas como Pierre Boulez, Luigi Nono, Brian Ferneyhough, Christobal Halffter e Dieter Schnebel.

Com base nesse sucesso, Lawo estabeleceu contatos com integradores de sistemas da indústria e emissoras. Sua máxima desde o início foi: “Ouça seus clientes e usuários, descubra o que eles realmente precisam e encontre soluções que vão além dessas necessidades”. Desde o início, seus primeiros consoles de mixagem para transmissão, que ainda eram analógicos na época, caracterizavam-se por uma construção e qualidade de som intransigentes e eram imbatíveis em sua operacionalidade, funcionalidade e design orientados ao usuário.

Já no início dos anos 1980, a Lawo usava tecnologia de computador em seus consoles de mixagem e construía o “Programmable Audio Control” (Programmierbare Ton-Regie, PTR) com processamento de sinal analógico e controle digital de todas as configurações do mixer, para o qual Lawo desenvolveu faders motorizados integrados internos. Com este sistema, a Lawo se estabeleceu como fabricante de grandes consoles de mixagem de transmissão de alta qualidade com soluções inovadoras e som excepcional.

Nesse ínterim, a Lawo concentrou-se inteiramente em tecnologia de áudio para transmissão e desmembrou as outras áreas de negócios igualmente bem-sucedidas. O PTR foi seguido em 1994 pela primeira série de consoles de mixagem MC totalmente digital, que alcançou grande sucesso nos mercados alemão e europeu.

Em 1999, Peter Lawo entregou as rédeas da empresa a seu filho Philipp Lawo, sob cuja liderança visionária Lawo se tornou um dos pioneiros da tecnologia IP em transmissão e um dos principais fornecedores mundiais de sistemas de rede, controle, áudio e vídeo. Seja Fórmula 1, futebol da Bundesliga ou campeonatos mundiais, vemos que hoje quase não há transmissão de grandes eventos esportivos globais em que os produtos e soluções da empresa sediada em Rastatt não contribuam decisivamente para a produção. Os produtos são desenvolvidos na Alemanha e fabricados com os mais altos padrões de qualidade na sede da empresa em Rastatt.

“Com Peter Lawo, a empresa perdeu um engenheiro apaixonado, um inventor engenhoso e um empresário dedicado, que colocou seu coração e alma no bem-estar de sua empresa mesmo após sua aposentadoria da administração. Nossas mais profundas condolências vão para sua esposa, família e amigos nestes dias tristes”, declarou a Lawo em comunicado oficial.

Site relacionado: https://lawo.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados