A Blackmagic Design anunciou que o mais recente filme do diretor Hiroshi Okuyama, “My Sunshine”, foi gravado com a câmera digital cinematográfica Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K e finalizado com o software de edição, gradação de cores, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio, utilizando o DaVinci Resolve Advanced Panel. O filme foi selecionado oficialmente para a mostra “Un Certain Regard” no 77º Festival de Cannes.
“My Sunshine” acompanha o crescimento de um garoto durante o inverno, desde o início da queda de neve até seu derretimento. A história se passa em uma cidade nevada e é contada pela perspectiva de Takuya, um garoto com uma leve gagueira que enfrenta dificuldades no hóquei no gelo; Sakura, uma menina que aprende patinação artística; e Arakawa, um ex-patinador e treinador de Sakura. Okuyama assumiu as funções de diretor, diretor de fotografia, roteirista e editor do filme, enquanto a gradação de cores foi realizada pela colorista Saki Yokota, da IMAGICA Entertainment Media Service.
“Fiz patinação artística por sete anos na infância e quis criar um filme inspirado nessa experiência. No entanto, revisei bastante o enredo após descobrir a música ‘Boku-no-Ohisama (My Sunshine)’, de Humbert Humbert, que acabou se tornando o título do filme, e decidir escalar Sosuke Ikematsu, com quem já havia colaborado em um projeto documental. A música e o ator tiveram papéis fundamentais na reformulação da história”, explicou Okuyama.
Nas cenas de patinação, Okuyama usou uma Pocket Cinema Camera 4K enquanto patinava ao lado dos atores. “No começo, testei filmar com outra câmera montada em um estabilizador, mas foi complicado. Também tentamos filmar puxando a câmera em um trenó, mas não conseguíamos acompanhar os movimentos dos atores. No fim das contas, a combinação do estabilizador com a Pocket Cinema Camera 4K, enquanto eu patinava e filmava, funcionou melhor”, disse.
“Eu já conhecia as câmeras da Blackmagic Design, pois usei a primeira geração da Pocket Cinema Camera nos meus tempos de estudante e a Micro Cinema Camera no meu filme anterior, ‘Jesus’”, comentou. “O foco foi a parte mais desafiadora. Como a câmera estava captando em 360 graus, tivemos que usar tecnologia sem fio para ajustar o foco remotamente. Ajustar o foco olhando para um monitor, sem poder avaliar visualmente a distância entre a câmera e o sujeito, só é viável com uma equipe extremamente habilidosa.”
“Eu queria que o filme tivesse um visual cinematográfico, então consideramos filmar em película de 16mm. No entanto, eu gosto de tomadas longas. Nas cenas de patinação, a equipe precisava ficar fora do enquadramento, então muitas vezes eu deixava a câmera rodando por mais de 30 minutos. A Pocket Cinema Camera 4K era leve, fácil de manusear e se integrava bem às filmagens de outras câmeras, permitindo que eu alcançasse o visual cinematográfico que eu buscava”, continuou.
Embora não seja mencionado explicitamente na trama, o filme se passa por volta de 2001. O DaVinci Resolve Studio foi usado na pós-produção para criar o clima daquela época. “Como o filme se passa em um passado não tão distante, adicionamos granulação e aplicamos um leve desfoque. Também utilizamos filtros no set. Yokota, a colorista, enfatizou a suavidade dos realces nas imagens.
“Usei o material de granulação criado por Okuyama e o sobrepus no DaVinci”, disse Yokota. “O diretor tinha uma visão clara do visual que desejava, que se alinhava com o filme, então trabalhei a partir dessa base e a refinei. Como o filme é destinado ao lançamento nos cinemas, fiz a gradação de cores em uma tela grande. A impressão na tela grande é diferente do que se vê em um monitor, então ajustei esses aspectos para aprimorar a qualidade.”
“A cena mais memorável é a que se passa à beira do lago. Diferentes períodos de tempo são mesclados em uma única cena, e, como colorista, você naturalmente deseja equilibrar cada corte. Inicialmente, pensei da mesma forma, mas, após conversar com Okuyama, percebi que a beleza estava na falta de uniformidade. A cena captura lindamente as mudanças de tons e os brilhos únicos de cada momento. Trabalhei com Okuyama para criar as cores de cada corte, resultando em uma cena bastante rica”, disse Yokota.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube