Home Especiais NAB Show 2023: Blackmagic Design demonstra novo Blackmagic 2110 IP Converter 3x3G

NAB Show 2023: Blackmagic Design demonstra novo Blackmagic 2110 IP Converter 3x3G

Blackmagic Design demonstrou o Blackmagic 2110 IP Converter 3x3G no estande N2601 da NAB Show 2023

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou hoje o Blackmagic 2110 IP Converter 3x3G, um novo modelo montável em rack que converte dispositivos 3G-SDI para sistemas broadcast IP 2110. O novo Blackmagic 2110 IP Converter 3x3G conta com Ethernet 10G, podendo processar até três canais de vídeo 3G-SDI separados ao mesmo tempo. Cada canal tem entradas e saídas SDI independentes, o que possibilita conectar até seis dispositivos SDI diferentes. O Blackmagic 2110 IP Converter 3x3G inclui um painel frontal sofisticado com um LCD colorido para monitoramento, menus e diagnósticos. O Blackmagic 2110 IP Converter 3x3G estará disponível em junho através de revendedores Blackmagic Design no mundo todo por US$ 595.

O Blackmagic 2110 IP Converter 3x3G foi desenvolvido para integrar qualquer equipamento 3G-SDI a sistemas broadcast IP 2110. Graças ao design montável em rack, ele pode ser montado ao lado dos equipamentos que os usuários estão convertendo. A Universal Rack Shelf permite instalar até três unidades Blackmagic 2110 IP Converter 3x3G lado a lado, oferecendo um total de nove canais de entrada e saída separados em uma única unidade de rack. E os conversores podem até ser gerenciados à distância via Ethernet. Com a conversão de/para 3G-SDI na mesma unidade, é possível utilizar o Blackmagic 2110 IP Converter 3x3G com uma ampla gama de equipamentos. Basta adicioná-lo a switchers de produção ao vivo, gravadores de disco, servidores de reprodução e muito mais.

Nada de bagunça com vários miniconversores, pois o Blackmagic 2110 IP Converter 3x3G é montável em rack e inclui um painel frontal com LCD que permite alterar as configurações a qualquer momento. Além disso, o LCD do painel frontal oferece monitoramento do vídeo ao vivo de todos os canais de entrada e saída. A tela também inclui ferramentas de diagnóstico de rede para ajudar na identificação de problemas em sistemas IP 2110 profissionais complexos. O LCD ainda inclui menus de roteamento para selecionar a fonte IP para cada uma das saídas 3G-SDI. É como um miniroteador. E com o sistema de resfriamento ativo baseado em ventoinhas, os conversores permanecerão na temperatura ideal, mesmo quando montados lado a lado em um rack. Para redundância, ele também conta com alimentação AC e PoE+.

O Blackmagic 2110 IP Converter inclui três saídas 3G-SDI e três entradas 3G-SDI com saídas loop. Além disso, a conexão Ethernet 10G suporta três canais de entrada e três de saída ao mesmo tempo. Os canais são independentes, portanto, podem operar em padrões de vídeo completamente diferentes. Todas as entradas 3G-SDI incluem ressincronização, assim os clientes podem conectar qualquer fonte SDI e o vídeo de entrada será retemporizado para PTP 2110 automaticamente. Além disso, há uma saída de referência para que eles possam casar equipamentos SDI externos à temporização PTP 2110, caso não queiram que a ressincronização seja usada. O Blackmagic 2110 IP Converter elimina a necessidade de fontes de energia inconvenientes, pois conta com alimentação 100 – 240 V AC, além de PoE+ na porta Ethernet de 10G.

O Blackmagic 2110 IP Converter está em conformidade com o padrão SMPTE ST 2110 para vídeo IP, que especifica o transporte, a sincronização e a descrição de vídeo, áudio e dados auxiliares em redes IP gerenciadas para teledifusão. Além disso, as fontes de vídeo são mantidas em sincronia usando um relógio PTP comum, enquanto outros equipamentos externos podem ser sincronizados com a saída de referência, que também utiliza temporização PTP. O Blackmagic 2110 IP Converter suporta vídeos SMPTE-2110-20 sem compactação, modelação de tráfego/temporização SMPTE-2110-21, áudio SMPTE-2110-30 e SMPTE-2110-40 para dados auxiliares. Para completar, o Blackmagic 2110 IP Converter suporta multicast, que é uma maneira eficiente de distribuir vídeo, áudio e dados de uma única fonte para vários destinos.

O Blackmagic 2110 IP Converter suporta as especificações de interface NMOS para que todos os dispositivos de vídeo IP 2110 possam operar juntos como um grande roteador virtual. Além disso, o Videohub Smart Control Pro pode rotear fontes para destinos em redes IP 2110, pois é capaz de atuar como um controlador NMOS. O NMOS descreve como os dispositivos SMPTE 2110, como a DeckLink IP, são descobertos e controlados em redes IP. O Blackmagic 2110 IP Converter suporta IS-04 para descoberta e registro de dispositivos de vídeo IP, além de IS-05 para gerenciamento de conexão entre dispositivos de vídeo IP. Dessa forma, os clientes podem fazer conexões entre origens e destinos, como em um roteador SDI tradicional.

Em sistemas broadcast complexos com muitos dispositivos instalados, a administração remota de equipamentos é fundamental para diagnosticar problemas, ajustar configurações e atualizar software. Com o Blackmagic Converter Utility, disponível gratuitamente para download, os clientes podem atualizar o software e alterar as configurações do conversor. Ele está disponível para Mac e Windows. O software pode ser conectado diretamente à porta USB no painel frontal ou, para administração remota, basta conectar via Ethernet ou através da rede IP. Com isso, em grandes instalações, é possível atualizar o software de todos os conversores a partir de um único computador, o que é ótimo quando eles estão instalados em locais distantes.

As conexões 3G-SDI do Blackmagic 2110 IP Converter são compatíveis com padrões de vídeo SD e HD. Isso significa que ele pode conectar equipamentos broadcast SDI existentes a novas infraestruturas baseadas em IP. Em definição padrão, o Blackmagic 2110 IP Converter suporta os padrões 525i59.94 e 625i50. Em alta definição, o Blackmagic 2110 IP Converter todos os padrões de vídeo 720p até 720p60; todos os padrões 1080 entrelaçados até 1080i60; e todos os padrões 1080p até 1080p60. Além disso, não há necessidade trocas complexas, pois todos os canais do conversor alternam instantaneamente para o novo padrão de vídeo totalmente independentes uns dos outros. Assim, os clientes podem trabalhar com três padrões de vídeo diferentes ao mesmo tempo.

“Com a Ethernet de 10G, cada conversor é capaz de processar três entradas e três saídas no total, assim os clientes podem instalar três conversores em um rack de equipamentos e obter até nove canais de entrada e saída separados em uma única unidade de rack”, disse Grant Petty, diretor executivo da Blackmagic Design. “As saídas loop SDI permitem integrar vídeo IP a sistemas SDI existentes com facilidade, assim os clientes podem operar sistemas SDI e IP paralelamente.”

Sites relacionados:
https://nabshow.com/2023/
https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados