Home Reportagens Naftemporiki planeja, automatiza e controla seu playout com a tecnologia VSN

Naftemporiki planeja, automatiza e controla seu playout com a tecnologia VSN

VSN consolida a sua presença na Grécia, onde há mais de 20 anos trabalha em diferentes projetos

Por Ricardo Batalha

O principal meio de comunicação financeira da Grécia, Naftemporiki, conta com as soluções da VSN para controlar o planejamento de conteúdo e publicidade, bem como automação e controle de playout de seu canal de televisão. A cadeia de informação econômica incorporou em suas instalações o sistema de tráfego e programação de conteúdo, VSNCrea, e o sistema de playout integrado, VSNOne TV, para se encarregar dessas operações. Desta forma, a VSN consolida a sua presença na Grécia, onde há mais de 20 anos trabalha em diferentes projetos.

O jornal financeiro Naftemporiki é a referência de informação econômica na Grécia desde a sua fundação em 1924. Além das edições impressa e digital, o jornal decidiu recentemente acrescentar à sua atividade a emissão de um canal de televisão, Naftemporiki TV, que passou a transmitir em setembro de 2022.

Antes desta estreia, a Naftemporiki procedeu ao processo de instalação de todo o equipamento técnico necessário para iniciar as emissões. Entre as soluções exigidas, a rede precisava ter um sistema de planejamento de tráfego e conteúdo, além de um sistema responsável pela automatização e controle de playouts, que pudesse ser instalado de forma simples e rápida, e de fácil utilização pelos usuários profissionais de mídia. A resposta da VSN a essas necessidades foi um projeto no qual a VSNCrea e a VSNOne TV se encarregariam dessas operações.

Solução integrada e simples
Após um breve processo em que foram realizadas várias demonstrações, a rede verificou que a solução proposta pela VSN se ajustava perfeitamente aos requisitos do projeto. A arquitetura de ambos os sistemas permite rápida instalação e comissionamento. Eles também verificaram que as interfaces intuitivas de ambos os produtos permitem uso simples e fácil aprendizado pelos profissionais da Naftemporiki.

Além destes requisitos, a integração entre VSNCrea e VSNOne TV durante as operações foi outro aspeto muito valorizado, bem como a redução ao nível da infraestrutura que permite a instalação cloud do VSNCrea. Tudo isso, somado à reputação que a VSN conquistou após mais de 20 anos realizando projetos na Grécia, levou a Naftemporiki a depositar sua confiança na empresa.

Neste projeto, o VSNCrea, Sistema de Gerenciamento de Broadcast da VSN, é responsável pela programação e planejamento de conteúdo e publicidade do canal linear Naftemporiki TV. Já o Channel in a Box, VSNOneTV se encarrega de gerenciar um rundown em HD-SDI com configuração redundante (possui um servidor principal e um servidor de backup). O sistema inclui dois canais de ingestão, um deles com capacidade de time-shift, bem como um canal de ingestão fill&key para utilização de um sistema gráfico externo.

Para o branding do canal linear, a Naftemporiki optou por um sistema Vizrt para exibir todas as informações atuais provenientes de diversas fontes durante seus boletins e programas de notícias. O VSNOne TV integra-se a este sistema ingerindo os gráficos em um sinal de preenchimento e chave, comprimindo seu próprio sinal novamente e, em seguida, montando ambos para fornecer uma saída final.

Fluxo de emissão e planejamento completo
O fluxo de transmissão da Naftemporiki TV começa com o VSNCrea, um sistema no qual os profissionais do canal montam os modelos de transmissão a partir dos quais são construídos os resumos diários. Isso inclui todos os anúncios incluídos na transmissão, que foram previamente gerenciados no módulo Comerciais, a partir do qual se pode controlar todo o processo de monetização do canal linear.

Uma vez validado o resumo diário final, ele é exportado para VSNOneTV para realizar a operação MCR. Trata-se de um sistema redundante, portanto os dois servidores funcionam ao mesmo tempo. Desta forma, caso ocorra algum problema no servidor principal, a operação pode continuar utilizando o servidor de backup.

A última etapa desse fluxo de trabalho é o processo de consolidação. O conteúdo realmente transmitido da VSNOne TV (na forma de um arquivo as-run-log) é comparado com o resumo previamente planejado para que o sistema atualize todas as informações automaticamente ajustando-se à transmissão realizada, incluindo produções internas e os anúncios.

Álvaro Montalbán, diretor de vendas da VSN na região EMEA, comenta que “a Naftemporiki é uma referência em informações econômicas na Grécia. Com a sua confiança neste projeto, a VSN reforça sua posição em um mercado no qual atuamos há mais de 20 anos. A rapidez na instalação, assim como a simplicidade no uso diário e a integração de VSNCrea e VSNOne TV facilitam a operação dos fluxos de programação e MCR da cadeia. Da mesma forma, os recursos de nuvem de nosso BMS permitiram economia de custos em infraestrutura física, o que é muito positivo para a Naftemporiki. Isso nos mostra que ainda estamos no caminho certo e que temos que continuar com o trabalho diário que fazemos na VSN para oferecer o melhor serviço possível aos nossos clientes”.

“Os dois sistemas da VSN, VSNOne TV e VSNCrea, foram instalados com sucesso e são um suporte fundamental para um canal financeiro com formato multiformato como o Naftemporiki TV. A gestão do projeto funcionou perfeitamente e mais do que respondeu às necessidades exigidas pela Naftemporiki TV”, concluiu Jacob Panourgias, diretor de tecnologia da Naftemporiki TV.

Sites relacionados:
https://www.vsn-tv.com/
https://www.naftemporiki.gr/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados