Home Artigos NAGRA: enfrentando o desafio de crescimento da TV paga

NAGRA: enfrentando o desafio de crescimento da TV paga

Por Redação

Por Jacques-Edouard Guillemot, SVP Insight, NAGRA*

Para os operadores que usam plataformas baseadas em dados, especialmente agora, um dos grandes desafios é calibrar com sucesso os modelos que não foram treinados para lidar com variações dessa magnitude. A falta de precedência torna cada vez mais difícil a realização de ações empresariais relevantes ao mesmo tempo em que precisa contemplar novos parâmetros, para estabilizar o negócio e se preparar para o crescimento no novo normal. Para construir uma resposta robusta e ágil às crises em geral (não apenas à pandemia global em que nos encontramos hoje), provedores de conteúdo, operadoras de TV paga e telcos precisam avaliar quatro desafios específicos que devem ser superados, se quiserem enfrentar com sucesso o novo normal.

Desafio # 1: tomar decisões
Antes da COVID19, era possível tomar decisões orientadas pela experiência e opinião, em vez de evidências. Agora, em um ambiente sem precedentes, quando as condições de negócios são mais difíceis, temos que ter certeza de trazer mais dados e fatos para a mesa, criando uma integração profunda de dados entre serviços e sistemas. Apenas integrações e exploração efetiva de dados podem permitir essas decisões estratégicas.

Ter visibilidade da jornada de cada assinante é fundamental. Uma visão consolidada do que está acontecendo, em termos de consumo geral, pagamento ou pontos de contato de cada assinante, permite à operadora construir cenários que podem ser atualizados diária ou semanalmente.

Uma visão consolidada do que está acontecendo, em termos de consumo geral, pagamento ou pontos de contato de cada assinante, permite à operadora construir cenários que podem ser atualizados diária ou semanalmente.

Desafio # 2: trabalhar
Anteriormente, os projetos podiam ser gerenciados em silos dentro da organização, mas agora há uma necessidade de uma abordagem mais simplificada para que informações relevantes e atualizações de progresso estejam disponíveis para todas as partes interessadas. Se os operadores são capazes de quebrar silos entre departamentos, aplicando novos fluxos de trabalho e medições em toda a empresa, eles podem informar melhor as decisões críticas enquanto encurtam o tempo entre a ideia e a ação, o que fará uma grande diferença.

Desafio # 3: envolver clientes
A crise levou a um aumento nos níveis de rotatividade de assinantes de consumidores que não podiam mais ou não queriam pagar por seus serviços de TV da mesma forma. A indústria agora precisa reconquistá-los e, ao mesmo tempo, manter aqueles que permaneceram engajados nos piores meses. Ao colocar os dados no centro dos esforços de marketing, as operadoras podem atuar de forma personalizada e diferente para cada assinante, transformando a experiência do cliente, reduzindo o churn e aumentando a receita.

A crise levou a um aumento nos níveis de rotatividade de assinantes de consumidores que não podiam mais ou não queriam pagar por seus serviços de TV da mesma forma.

Desafio #4: comandar e acelerar
Muitas empresas de TV paga precisam ter a capacidade de impulsionar o crescimento monitorando os resultados em uma base regular, indo além da sobrecarga de informações analíticas e concentrando-se em KPIs baseados em metas. Essas decisões fundamentadas em dados só são possíveis com dados de qualidade, coletados em todas as áreas e departamentos da empresa. A qualidade da tomada de decisão depende diretamente da qualidade dos dados, e a modelagem de negócios entre departamentos, com um conhecimento profundo das informações, ajudará a detectar tendências que poderiam ter sido perdidas. Isso inclui oportunidades em potencial para crescimento de assinantes e receita, ou ameaças aos negócios que precisam ser resolvidas, como pirataria.

Para superar esses desafios, as operadoras precisam implantar as melhores práticas, examinando e aprimorando quatro pilares de seus negócios:

• Aumentar o número de assinantes por meio de serviços de aquisição, retenção e vendas.
• Otimizar o conteúdo para mapear melhor o catálogo para o público, aumentar a aderência do serviço e adquirir conteúdo de forma mais econômica.
• Melhorar a qualidade da experiência monitorando ativo da rede, a fim de identificar qualquer problema e garantir uma boa experiência.
• Melhorar a publicidade direcionada, otimizando o inventário de slots e a microssegmentação de público para aumentar o valor para os anunciantes.

Ao abordar diretamente os principais desafios organizacionais e de gerenciamento por meio dos quatro pilares que podem sustentar o negócio, os operadores podem criar uma organização mais robusta e ágil. Fazer isso permite que eles sejam mais resilientes e capazes de se adaptar rapidamente em face a crises – e é apenas por meio do acesso em tempo real e da análise de dados de toda a organização que isso se torna possível.

* Confira o Vídeo – Panorama Talks: entrevista exclusiva com Jacques-Edouard Guillemot, clicando AQUI.

Jacques-Edouard Guillemot

SVP Insight, NAGRA

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados