Home Reportagens Nagra publica estudo sobre o mercado global de serviços OTT de esportes premium

Nagra publica estudo sobre o mercado global de serviços OTT de esportes premium

Por Redação

Os serviços esportivos de OTT estão se acelerando, já que 23% das principais ligas e federações do mundo agora têm seu próprio serviço

Em colaboração com a empresa de consultoria MTM, a Nagra acaba de publicar o “Mercado Global para Serviços OTT Premium Sports”, um relatório especial sobre o crescimento dos serviços esportivos OTT em todo o mundo e seu impacto sobre prestadores de serviços tradicionais de televisão por assinatura.

Como um componente-chave do programa Fórum de Inovação na Televisão por Assinatura de 2019, este novo relatório analisa o mercado global de serviços OTT esportivos de alta qualidade, capturando as principais tendências do setor e mapeando o cenário de mercado em constante mudança. É baseado em entrevistas com executivos seniores e uma análise das principais ligas esportivas, clubes e serviços OTT no mundo.

A pesquisa define seis categorias principais de provedores esportivos de OTT e destaca as principais tendências e desenvolvimentos no mercado, explorando: serviços esportivos pagos OTT premium dos principais clubes e ligas esportivas do mundo; prestadores de televisão por assinatura orientados para esportes de menor apelo; o surgimento de agregadores especializados em esportes OTT; e os novos modelos de precificação e embalagem de conteúdo esportivo.

Provedores de TV por assinatura no futuro

Os esportes ao vivo são o último bastião da televisão ao vivo, por isso é essencial que as empresas de TV paga mantenham os direitos esportivos de alto nível em seus pacotes. Segundo o relatório, as empresas de TV por assinatura parecem estar bem posicionadas para manter os direitos dos esportes de alto nível.

É provável que os provedores de plataforma, como a Amazon e as principais emissoras de esportes, sejam as duas ameaças mais importantes para os provedores de TV por assinatura a fim de preservar os direitos e os clientes esportivos de alto nível. Os provedores de TV paga continuarão a racionalizar seu investimento em direitos esportivos de segundo nível e canais de entretenimento de segundo nível.

Os provedores de OTT de esportes continuarão a experimentar diferentes modelos de preços e pacotes, buscando o equilíbrio certo entre ser atraente para os consumidores e ser lucrativo.

Os provedores de TV paga terão que evoluir suas ofertas de serviços em resposta às marcas ágeis dos concorrentes, que oferecem experiências de visualização inovadoras para os fãs de esportes. Além disso, eles devem continuar tomando medidas para limitar o impacto da pirataria na transmissão de esportes pela internet, aproveitando a nova tecnologia antipirataria e a colaboração da indústria, especialmente quando o 5G começar a ser implantado.

“Este relatório especial do Fórum de Inovação oferece informações valiosas sobre o estado do mercado mundial de esportes OTT, focando em como as operadoras de TV paga podem aproveitar a oportunidade do OTT de esportes. Também reforça nosso compromisso contínuo de ajudar nossos clientes a aproveitar a tecnologia e a experiência para dimensionar a entrega de vídeo, aprimorar o envolvimento dos fãs e alavancar estratégias de monetização inteligentes, garantindo ao mesmo tempo que as soluções de proteção de conteúdo sem precedentes e anti-pirataria garantam o modelo de negócios”, observa Simon Trudelle, diretor sênior de marketing de produtos da Nagra.

Jon Watts, sócio-gerente da MTM, ressalta que os esportes têm sido um dos principais impulsionadores do crescimento da TV por assinatura há mais de duas décadas. “No entanto, a ascensão da OTT esportiva introduziu uma nova onda de competição e inovação no mercado, o que levou os fornecedores tradicionais a adaptarem seus preços, embalagens e propostas de valor global para manter o sucesso. Este relatório destaca as principais tendências, desafios e oportunidades do mercado mundial de esportes OTT para ajudar tanto os provedores de serviços quanto os titulares de direitos esportivos a se prepararem para o futuro.

O relatório especial do Fórum de Inovação em TV por Assinatura de 2019, o Mercado Global para Serviços OTT Premium Sports, está disponível para download aqui.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados