Home Reportagens Nara (Filmlight) unifica navegação por arquivos e transmissão de conteúdos no estúdio de pós-produção Light Iron

Nara (Filmlight) unifica navegação por arquivos e transmissão de conteúdos no estúdio de pós-produção Light Iron

Light Iron se destaca por auxiliar cineastas por meio da inovação técnica e da colaboração artística

Por Ricardo Batalha

A Light Iron, divisão de serviços criativos de pós-produção do grupo Panavision, integrou a ferramenta Nara, da Filmlight, em suas instalações de Nova York e Los Angeles. A solução combina navegação por arquivos, transmissão de conteúdos e compartilhamento de informações em uma única interface.

Reconhecida por sua equipe criativa, composta por coloristas, editores, artistas de efeitos visuais e engenheiros de software, a Light Iron se destaca por auxiliar cineastas por meio da inovação técnica e da colaboração artística. Para alcançar esse objetivo, os profissionais da empresa precisam acessar os volumes SAN para criar ordens de trabalho e distribuir arquivos de maneira eficiente.

Antes da implementação do Nara, a Light Iron utilizava dois programas distintos: um para navegar nas estruturas de arquivos e outro para visualizar de forma segura o conteúdo armazenado. Com a solução da Filmlight, o estúdio passou a contar com uma ferramenta única que integra essas funções. Segundo Andy Kaplan, vice-presidente sênior de operações, “o Nara nos permite acessar com segurança os caminhos dos arquivos, informações de distribuição e conteúdos multimídia entre os departamentos, sem comprometer a segurança. Essa plataforma se tornou essencial para nossas equipes, fornecendo informações precisas e atualizadas que facilitam a colaboração entre departamentos, enquanto mantém os rigorosos protocolos de segurança necessários.”

Uma das funcionalidades mais valorizadas do Nara pela Light Iron é a capacidade de reproduzir em tempo real os arquivos armazenados nos volumes SAN. Isso proporciona aos produtores a oportunidade de revisar os arquivos antes de enviá-los aos clientes. Além disso, o Nara garante uma reprodução precisa de cores, a exibição de burn-ins e metadados detalhados, permitindo uma verificação completa do conteúdo. Amy Redfern, responsável pela produção, destaca outra funcionalidade importante: a possibilidade de criar marcadores personalizados em locais específicos nos volumes SAN. “Essa funcionalidade economiza tempo, permitindo que cada produtor navegue rapidamente até os arquivos mais relevantes para seus projetos, aumentando ainda mais a eficiência”, afirma.

A solução também otimizou os processos de restauração de mídias para conformação ou efeitos visuais, facilitando a localização dos volumes de armazenamento corretos e a verificação de que cada clipe e sua resolução atendem aos requisitos do projeto. Além disso, o Nara permite que a equipe visualize os materiais remotamente, sem necessidade de acesso direto aos arquivos ou a uma sala de edição.

“Nara oferece uma série de vantagens. Ele economiza muito tempo dos produtores ao agilizar os fluxos de trabalho e reduzir o tempo gasto na busca e no acesso às mídias. Também minimiza erros e aumenta a precisão, permitindo que os usuários verifiquem os materiais corretos antes de enviá-los, garantindo que tudo esteja conforme o esperado”, conclui Amy Redfern.

Peter Postma, diretor-geral da Filmlight para as Américas, celebra a implementação do Nara na Light Iron: “Foi excelente trabalhar com a equipe da Light Iron. O Nara é um produto jovem e em constante evolução, e incorporamos seus valiosos comentários em novas funcionalidades, permitindo que produtores e coordenadores atendam seus clientes com mais eficiência. Estamos ansiosos para continuar essa colaboração e desenvolver ainda mais o Nara para atender às necessidades de nossos clientes no futuro.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados