A equipe do departamento técnico do teatro conta com o sistema Riedel para apoiar a produção de uma ampla variedade de apresentações teatrais e musicais tradicionais
A Riedel Communications anunciou que o Teatro Nacional do Japão em Tóquio está usando os sistemas de intercomunicação sem fio e o Artist Bolero em seus dois salões de espetáculos – um auditório com 1.610 lugares e um teatro menor com 590 lugares – para permitir comunicações flexíveis com áudio cristalino de qualidade. A equipe do departamento técnico do teatro conta com o sistema Riedel para apoiar a produção de uma ampla variedade de apresentações teatrais e musicais tradicionais.
“Os intercomunicadores sem fio que usamos nos últimos 10 anos eram instáveis e suscetíveis a interferência de ruídos, então começamos a procurar por um sistema de intercomunicação mais confiável, com maior robustez de RF”, disse Makoto Ishii, vice-gerente do Departamento Técnico no Teatro Nacional do Japão. “Depois de avaliar vários produtos de intercomunicação para facilidade de instalação, qualidade de som e desempenho estável, optamos por investir nos sistemas de intercomunicação Artista e Bolero da Riedel.”
“Desde que começamos a usar o sistema Bolero, eliminamos o ruído e a interferência e usamos a flexibilidade do sistema sem fio para fazer melhorias contínuas em nossa configuração de intercomunicação”, acrescentou Tatsuya Fujisawa, engenheiro de som do National Theatre of Japan. “Ficamos satisfeitos com as novas opções que o Bolero nos oferece, como usar nossos alto-falantes beltpack como rádio bidirecional, quando essa é uma alternativa preferível ao uso de headsets.”
Dois sistemas Artist com intercomunicadores sem fio integrados Bolero garantem comunicações confiáveis em ambas as salas, conectando a equipe técnica com suas salas de controle mestre (MCRs). Ao escolher o Bolero para o intercomunicador sem fio, o teatro conseguiu reduzir o número de antenas necessárias, bem como o tempo e o custo necessários para instalá-las. A economia de custos permitiu o investimento em mais três unidades de beltpack, para um total de 13.
Cinco pacotes de beltpacks Bolero são dedicados à equipe em cada sala, e outros três pacotes de beltpacks são usados pela equipe de gerenciamento no MCR. Cada beltpack possui seis canais e a equipe que trabalha em qualquer sala também pode aproveitar as linhas ponto-a-ponto para “chamar” o MCR diretamente, em vez de confiar em um telefone, como no passado. “A equipe do Teatro Nacional do Japão está comprometida em usar a melhor tecnologia para dar suporte às suas produções ao vivo, e o Bolero está provando ser uma ótima opção”, afirma Takako Konishi, gerente de vendas da Riedel Communications Japan. “Estamos orgulhosos de que nossa tecnologia desempenhe um papel vital durante as apresentações renomadas do teatro de artes performáticas tradicionais japonesas”.
Com o objetivo de preservar e promover as artes cênicas clássicas do Japão, o Teatro Nacional do Japão promove uma ampla variedade de apresentações profundamente enraizadas na cultura popular japonesa, que vão desde a dança tradicional e apresentações dramáticas a cânticos budistas ou teatros de marionetes. A fim de torná-los mais acessíveis ao público contemporâneo, essas performances são suavemente modernizadas, respeitosamente mantendo seu caráter tradicional. Ao escolher uma solução flexível e escalonável baseada nos principais sistemas de intercomunicação da Riedel, o Teatro Nacional do Japão efetivamente simplificou e preparou para o futuro seus processos de produção.