Home Reportagens Navarra Television renova comunicações de estúdio com AEQ Crossnet

Navarra Television renova comunicações de estúdio com AEQ Crossnet

Por Ricardo Batalha

Direção técnica da rede decidiu implementar nos estúdios Pamplona, da Navarra Televisión, o novo intercomunicador AEQ suportado por uma matriz Crossnet 72

O sistema de intercomunicação Crossnet IP, o sistema de telefonia Systel IP 16 e a unidade de comentaristas AEQ Olympia 3 já fazem parte dos estúdios Pamplona da Navarra Televisión, em Navarra, comunidade autônoma da Espanha.

Durante a pandemia, a Navarra Television mal tinha funcionários em seus estúdios e os apresentadores trabalhavam apresentando os telejornais de forma remota em suas casas. Para coordenar tecnicamente estes processos, e também para preparar os estudos para o futuro, a direção técnica da rede decidiu implementar o novo intercomunicador AEQ suportado por uma matriz Crossnet 72.

A instalação foi complementada com o sistema de telefonia IP Systel 16, adaptado à coordenação técnica. A conectividade Dante IP comunica a matriz de intercomunicação de circuito 72×72 com a matriz Systel IP 16 de circuito 52×52 e o console de áudio do estúdio, através de 32 circuitos de entrada e saída de cada unidade.

As linhas IP da Systel vão para uma operadora de telefonia IP, a NetelIP, que garante o serviço HD (largura de banda de 7 kHz) nas comunicações VoIP com repórteres e outros contatos estáveis da estação. Assim, alguns circuitos são estabelecidos no Systel IP16 para dar feedback e coordenação aos repórteres, mas também outros circuitos diretos ao console de som para desenvolver contribuições em voz HD com largura de banda de 7 KHz, abrangendo situações em que não há uma maneira de entrada de melhor qualidade para um relatório, ou para uma intervenção pontual ou estável de uma casa ou de qualquer outro lugar.

Internamente, no controle de produção, são utilizados painéis Kroma by AEQ TP8116 com teclados de expansão EP8116. Para coordenar as pessoas envolvidas em um programa que se deslocam pelo estúdio e pelos corredores, foram adicionados ao sistema dois cintos com 4 chaves físicas (16 virtuais) Xplorer com tecnologia WiFi.

Uma peculiaridade técnica desta instalação é a inclusão de uma unidade de comentários Olympia 3. Este equipamento, que possui 8 teclas físicas e 32 teclas virtuais, funciona como mais uma placa de intercomunicador do sistema. A principal diferença é a capacidade de ouvir várias fontes de som e comentar sobre elas a partir de três estações de trabalho com fone de ouvido. Assim, a partir da própria estação, em operação off-tub, pode-se comentar um evento externo, seja de produção própria ou alheia. Sua conectividade Dante permite acessar diretamente um console de som de estúdio ou outro equipamento. O áudio produzido também pode ser roteado através da matriz Crossnet do intercomunicador.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados