Desenvolvido pela NEP em conjunto com a Broadcast Solutions, novo estúdio de produção móvel está instalado em um contêiner de carga aérea
Produzir a Fórmula 1 para televisão é, além dos próprios desafios de produção, um grande esforço logístico que se complica ainda mais na época do COVID-19. As equipes de produção devem viajar por todo o mundo antes do circo de corrida e devem estar sempre no local e prontas para serem usadas na hora certa. Para ter uma solução operacional otimizada e rápida nos circuitos, a NEP Alemanha optou por uma nova solução baseada em contêineres de carga aérea (POD) para transmissão de sinais desde o pit lane e para entrevistas.
A emissora Servus TV adquiriu os direitos de transmissão da Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA, e a NEP Alemanha atua como fornecedora de serviços de produção para a rede austríaca. A nova solução de contêiner, desenvolvida pela NEP em conjunto com a integradora Broadcast Solutions, é um estúdio de produção móvel, instalado em um contêiner de carga aérea que interage com outros contêineres que funcionam como “veículos de montagem” e viajam pelo mundo todo durante a temporada de Fórmula 1.
Este POD, que está alojado em um contêiner de carga aérea equipado com extensões, é usado principalmente para produzir entrevistas e palestras de especialistas, que são capturadas por duas equipes de câmeras sem fio e uma equipe EB ao redor da pista ou no pit lane. No menor espaço possível, abriga todos os componentes técnicos essenciais usados para uma produção de televisão em uma unidade móvel.
Mark Overkamp, Diretor Técnico da NEP Alemanha, explicou o histórico do desenvolvimento: “Devido ao excesso de viagens envolvidas na produção da Fórmula 1, precisávamos de uma solução altamente móvel e transportável que pudesse fornecer toda a tecnologia para nossas produções no menor espaço possível e ainda estar confortável para trabalhar. Juntamente com a Broadcast Solutions, com o POD, desenvolvemos uma solução que, em combinação com um sofisticado conceito de stage box, nos dá suporte ideal nas produções atuais, mas também deixa opções em aberto para o futuro.”
Com duas extensões, o POD pode ser ampliado de 7,5 para 14 m² e oferece espaço para quatro estações de trabalho (um engenheiro de áudio, um engenheiro de vídeo e dois editores), incluindo um rack técnico central com 2x 38 RU. O POD é usado para monitorar sinais de vídeo e áudio de equipes de câmera que trabalham na produção, bem como para controlar sinais de intercomunicação e links de rádio da Motorola.
Durante as produções, os sinais de áudio e vídeo são transmitidos diretamente da pista de corrida via fibra escura para o centro de transmissão de TV Servus em Salzburgo, onde o sinal PGM é criado. O monitoramento intra-auricular de apresentadores, repórteres e equipes de câmera é gerenciado em POD para evitar atrasos de áudio. Os sinais de áudio gerados neste workflow caracterizam-se pela grande heterogeneidade: os transmissores POD e Wisycom , que realizam a rede wireless em toda a pista, funcionam com áudio digital no formato Dante.
Os sinais de intercomunicação são processados em AES67 e outros sinais de áudio analógico vêm de contêineres de escritório. Para garantir uma conversão suave, vários conversores multiformato Prodigy of DirectOut alojados em stageboxes, convertem áudio analógico e AES67 Dante e vice-versa.
Um console de áudio digital Yamaha QL1 com integração DANTE é usado para mixar os sinais no próprio POD. No POD, o sistema Riedel MicroN funciona como o roteador principal. O controle dos sinais de áudio e vídeo é feito pelo sistema de controle Broadcast Solutions Hi Human Interface.
O POD foi projetado para ser controlado remotamente a partir do centro de transmissão em Salzburg. O sistema já passou por seu primeiro batismo de fogo no início da temporada em 28 de março no Grande Prêmio do Bahrain (Formula 1 Gulf Air Bahrain Grand Prix 2021), disputado no Circuito Internacional do Barém, em Sakhir, vencido por Lewis Hamilton, da Mercedes.
O próximo evento será o Grande Prêmio da Itália, que será disputado em 18 de abril no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola.
Comentários fechados.