A NG Media, uma emissora indígena que apoia 15 comunidades remotas na região do Deserto Ocidental da Austrália Ocidental, escolheu a tecnologia digital de rádio AEQ para equipar seis novos estúdios de rádio. Com acesso remoto simplificado para técnicos e membros da equipe, essa tecnologia permitirá à emissora compartilhar conteúdo de alta qualidade entre diferentes localidades de forma mais eficiente.
Para estruturar o sistema, foi escolhida a mesa de som digital AEQ Forum Lite, reconhecida por sua flexibilidade, robustez e operação simples. A AEQ Forum pode ser configurada com 4 a 12 faders, adaptando-se às necessidades de cada um dos seis novos estúdios. Mais faders podem ser adicionados futuramente, conforme a estação cresce e suas demandas operacionais aumentam. Essa flexibilidade é especialmente útil para uma organização como a NG Media, que busca ajustar seus investimentos de acordo com o orçamento, ao mesmo tempo que prepara a estação para o futuro.
A NG Media optou pela AEQ Forum Lite com 12 faders para sua sede principal em Wingellina (Irrunytju) e AEQ Forum Lite com 8 faders para os outros cinco estúdios RIBS.
AEQ Forum IP Split
A AEQ Forum IP Split é uma mesa de mixagem desenvolvida para o controle de transmissões ao vivo. Ela incorpora todas as funções essenciais para esses ambientes, como corte automático de monitores, corte de tosse, acionamento de fader, controle de sinalização, sinais para automação de equipamentos externos, gestão de comunicações e intercomunicação.
Com um design modular e tamanho compacto, a AEQ Forum IP Split adapta-se facilmente a diferentes cenários, como autocontrole, estúdios de rádio, controle de realização de TV, produção de áudio, configurações mistas e integração em grandes instalações. Sua simplicidade e potência de controle atendem tanto às necessidades básicas quanto às mais avançadas.
A versão Forum IP Split inclui o motor modular FR Core em três unidades de rack. Ela pode ser composta por até seis módulos de faders quádruplos e uma unidade de controle e monitoramento. A mesa também pode ser equipada com placas de entrada e saída multicanal de AoIP, compatíveis com o novo protocolo AES67, através da tecnologia Dante. Com essa conectividade, é possível enviar e receber sinais de outras mesas de som, roteadores e equipamentos de mais de 300 fabricantes diferentes. Além disso, há a opção de utilizar conectividade MADI e até dois híbridos telefônicos digitais internos.
A equipe técnica da Broadcast Components foi responsável pela instalação de toda a fiação e dos trabalhos elétricos em todas as localidades, além de fornecer materiais auxiliares como microfones, alto-falantes, processadores e indicadores de transmissão. A instalação, realizada em uma das regiões mais remotas do país, foi uma obra chave, e para garantir a continuidade das transmissões e minimizar questões de segurança, os racks de equipamentos foram transferidos para uma sala separada, com acesso controlado.
O engenheiro australiano Ben Pridmore supervisionou a instalação e coordenou o comissionamento e treinamento presencial, além de atuar no suporte remoto conforme necessário.
Site relacionado: http://www.aeq.es/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube