Home Reportagens Nikkei utiliza fluxo de trabalho Blackmagic Design para produções internas

Nikkei utiliza fluxo de trabalho Blackmagic Design para produções internas

Editora do famoso jornal de finanças Nihon Keizai Shimbun adotou um fluxo de trabalho de produção de vídeo usando produtos Blackmagic Design

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que a Nikkei, editora do famoso jornal de finanças Nihon Keizai Shimbun, adotou um fluxo de trabalho de produção de vídeo usando uma série de produtos Blackmagic Design para o canal oficial de vídeos da empresa. As instalações contam com switchers de produção ao vivo ATEM Mini, câmeras digitais cinematográficas Blackmagic Pocket Cinema Camera, a solução de armazenamento em rede Blackmagic Cloud Pod, o software de edição, colorização, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio, entre outros.

A empresa de mídia Nikkei é proprietária do Nihon Keizai Shimbun, do Financial Times, principal jornal de economia do Reino Unido, e do serviço de notícias Nikkei. Parte do conteúdo do vídeo publicado no canal oficial da empresa é realizado internamente por uma pequena equipe de produção.

“Meu departamento é focado em vendas para publicidade, então minha equipe trabalha majoritariamente com conteúdo patrocinado. Costumávamos terceirizar todas as nossas produções, e eu achava que essa era a regra. Eis que a covid chegou em 2020, e todos os eventos em que estávamos trabalhando foram cancelados. Não parecia que a situação melhoraria tão cedo, então nós três resolvemos criar uma maneira fácil de fazer nossos anúncios”, explicou Haruki Yajima, membro da equipe.

“Eu tinha um certo conhecimento técnico, pois meu hobby é filmagem com drones, então tomei a iniciativa na escolha do equipamento e na criação do fluxo de trabalho para produção de vídeo e streaming. O importante para mim era poder transmitir e filmar de qualquer lugar do mundo com equipamentos compactos e ainda produzir conteúdo de qualidade usando a tecnologia mais recente”, disse Yajima.

Yajima utiliza os switchers ATEM Mini Pro ISO e ATEM Mini Extreme ISO, o gravador/monitor Video Assist 5” 12G HDR, as câmeras Pocket Cinema Camera 4K e Pocket Cinema Camera 6K Pro, o Micro Converter BiDirectional SDI/HDMI 12G, o DaVinci Resolve Studio, o teclado de edição DaVinci Resolve Speed Editor, os gravadores HyperDeck Shuttle HD e o Blackmagic Cloud Pod. Os switchers ATEM Mini formam o hub das produções.

“A maioria das câmeras é montada em posições fixas. Por exemplo, se estamos filmando ou transmitindo uma palestra, vamos filmar cada um dos palestrantes e, em seguida, adicionar outra câmera para obter um plano geral do evento. Quanto mais palestrantes, mais equipamentos temos que levar. Além disso, sempre levamos um Micro Converter BiDirectional, convertendo entre HDMI e SDI, pois às vezes precisamos estender o comprimento do cabo. Mais recentemente, transmitimos eventos e conferências realizadas no exterior e levamos nossos equipamentos em malas, pois não queremos correr o risco de problemas de transporte. Sou muito grato pelo tamanho compacto dos produtos Blackmagic Design”, explicou.

Nas primeiras produções internas, Yajima usava câmeras diferentes. Ele mudou para a Pocket Cinema Camera para dar conta do aumento da demanda. “Naquela época, estávamos sofrendo com o desligamento térmico das câmeras antigas. A solução era usar coolers USB conectados em cada uma, mas eles eram volumosos e pesados para carregar. Então, comecei a usar a Pocket Cinema Camera 6K Pro, e a vantagem de poder gravar em Blackmagic RAW 6K foi enorme, sem contar que ela não entra em pane após horas de filmagem. Mesmo quando as configurações não estão perfeitas, desde que esteja em foco, é fácil fazer ajustes e reenquadrar planos de imagem na pós-produção. Ela é uma grande aliada, especialmente para uma pessoa sozinha ou pequenas produções”, disse ele.

Yajima sempre usa os switchers ATEM Mini, seja para streaming ou apenas gravação. Com os arquivos de projeto DaVinci Resolve, ele edita usando o DaVinci Resolve Speed Editor para edições rápidas na página de cortes. Em projetos mais complexos, ele usa a página de edição para montagens multicâmera. “Ao filmar com as Pocket Cinema Cameras, posso exportar meu projeto em 4K, substituindo arquivos proxy por arquivos Blackmagic RAW”, disse Yajima.

Por vezes, quando a equipe está muito atarefada, a edição é terceirizada. Para isso, eles usam o Blackmagic Cloud Pod para compartilhar arquivos e simplificar os fluxos de trabalho. “Ao conectar um SSD ao Cloud Pod, as imagens são carregadas no Dropbox automaticamente. O profissional terceirizado edita com arquivos proxy e, depois, nós substituímos por Blackmagic RAW e exportamos”, explicou.

Os outros departamentos da Nikkei também produzem conteúdo em vídeo, embora muitas produções realizadas por esses departamentos também sejam terceirizadas. A equipe de Yajima se concentra em projetos relativamente caros.

“Se terceirizássemos um projeto que precisasse de filmagens e transmissão no exterior, o orçamento teria que ser enorme. Com a nossa equipe interna cuidando desses projetos, conseguimos reduzir os custos de produção significativamente e podemos aceitar mais projetos que, de outra forma, não poderíamos realizar devido a limitações no orçamento”, concluiu Yajima.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados