Home Reportagens ‘Noite Infeliz’ colorizado com DaVinci Resolve Studio

‘Noite Infeliz’ colorizado com DaVinci Resolve Studio

David Hussey da Company 3 apreciou a velocidade que o DaVinci Resolve Studio proporciona para ajudá-lo a realizar certas tarefas

Por Ricardo Batalha

Em época de Natal, sempre podemos contar com paródias das histórias clássicas de Papai Noel. Em “Noite Infeliz”, no entanto, o diretor Tommy Wirkola traz uma versão do Bom Velhinho mais aterrorizante que os infames pedaços de carvão. A inusitada produção natalina foi filmada por Matthew Weston e colorizada por David Hussey da Company 3 utilizando o DaVinci Resolve Studio. No filme, um grupo de mercenários invade a mansão de uma família rica na véspera de Natal e faz todos de reféns. Porém, a quadrilha não está preparada para um combatente surpresa: Papai Noel está no local, e prestes a mostrar por que ele não tem nada de bom velhinho. “Noite Infeliz” foi produzido por Guy Danella, David Leitch e Kelly McCormick da 87North, com distribuição da Universal Pictures. Hussey conheceu os produtores no set de “Velozes and Furiosos: Hobbs and Shaw” e depois trabalharam juntos no filme de ação “Trem-Bala”.

Antes da fotografia principal, Hussey conversou sobre o look que Weston e Wirkola almejavam, deixando tudo adiantado para a hora do tratamento de cores. “Basicamente, minha ideia era otimizar, através da gradação, o que o Tommy e o Matthew haviam concebido no set”, contou Hussey. “Na fase de produção, o plano deles era deixar as áreas internas do térreo quentes e ricas, mantendo as externas, onde se passam muitas das cenas de ação, mais frias e instigantes. Há também um celeiro e um sótão onde se passam cenas de ação, então deixamos essas áreas com uma temperatura de cor mais fria e sombria.”

Pronto para iniciar a gradação, Hussey trabalhou em estreita colaboração com Weston em uma primeira passagem, com o intuito de fornecer um filme inteiro para Wirkola revisar. “O Matthew havia me dado referências coloridas, tiradas dos copiões que ele tinha gostado mais, só para me dar uma ideia de qual caminho seguir”, continuou Hussey. “Depois que o Tommy assistiu à primeira passagem, passamos uma semana aprimorando o look juntos.”

Parte do trabalho foi realizada por meio de sessões virtuais, onde os ajustes feitos por Hussey utilizando DaVinci Resolve Studio no escritório da Company 3 em Santa Monica podiam ser acompanhados pelo supervisor de pós-produção em Vancouver; Wirkola e Weston em Oslo; e Leitch e McCormick na Austrália, onde estavam rodando outro filme. “Tínhamos profissionais em vários fusos horários”, disse Hussey.

Em geral, Hussey mantém seu processo de gradação simples, com estruturas baseadas em nós descomplicadas. “Gosto de olhar para minha estrutura de nós e saber exatamente o que está sendo feito”, explicou. Ele também aprecia a velocidade que o DaVinci Resolve Studio proporciona para ajudá-lo a realizar certas tarefas. “O sistema de agrupamento no DaVinci Resolve tornou a gradação de cores criativa muito mais rápida. Poder esquentar ou clarear uma cena inteira e mostrá-la ao diretor em questão de segundos é muito legal. Quando estou rastreando objetos na tela, os clientes muitas vezes ficam impressionados com a velocidade que isso pode ser feito”, acrescentou.

Embora preze pela simplicidade, Hussey também valoriza a disponibilidade de ferramentas mais especializadas para usos específicos. “Nesse filme, usei o Open FX para granulações”, disse. “O Matthew queria um pouco mais de textura no filme, e a granulação que adicionamos ficou ótima. Além disso, fizemos muitos rastreamentos de janelas, separando os tons de pele iluminados pelo fogo dos planos de fundo mais frios da parte externa. E usamos correção secundária de cores para isolar e refinar partes do quadro, por que quem não gosta de respingos de sangue bem vermelhos?”

Nesse filme envolvente protagonizado pelo Papai Noel, Hussey gosta de várias cenas, mas, segundo ele, uma delas se destaca. “Se é uma produção Leitch/McCormick, você já espera cenas de ação incríveis, então, uma das minhas favoritas é uma cena de luta envolvendo o Papai Noel, os bandidos e um triturador de galhos”, contou. “O Matthew deixou a cena mais envolvente usando realces externos intensos que entravam pelas ripas de madeira do celeiro. Nosso desafio era manter o clima e enxergar a ação, além de balancear os realces para deixar tudo coeso. Estou muito satisfeito com os resultados”, concluiu Hussey. “Usei o DaVinci Resolve na maior parte da minha carreira, e ele foi o sistema perfeito para o balanceamento de realces e rastreamento janelados necessários em todas essas cenas de ação.”

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados