Home Reportagens Nova pesquisa da BBC revela por que os viajantes querem conectividade e estão dispostos a pagar por isso

Nova pesquisa da BBC revela por que os viajantes querem conectividade e estão dispostos a pagar por isso

Por Ricardo Batalha

Pesquisa da BBC demonstra grande demanda do consumidor por conectividade e acesso a programação de notícias ao vivo durante o voo

A BBC Global News, braço comercial internacional da BBC, anunciou na APEX EXPO, na Califórnia (EUA), o resultado de novas pesquisas sobre o apetite global por conectividade a bordo. Intitulada Slipstream, a pesquisa revelou que os passageiros frequentes têm interesse substancial em permanecerem conectados durante o voo e estão preparados para pagar mais por isso.

Encomendada pela BBC Global News e conduzida pela consultoria independente MTM, a Slipstream mostra que quase dois terços (63%) dos viajantes regulares consideram o acesso ao Wi-Fi importante ao reservar um voo. Já 69% dizem que isso melhoraria significativamente sua experiência a bordo, com as principais razões para o desejo de comunicação, entretenimento e para manterem-se atualizados com o que está acontecendo ao redor do mundo.

A pesquisa destaca uma série de benefícios comerciais para as companhias aéreas conectadas, incluindo maior consideração na mente do cliente devido a uma melhor experiência de voo e uma reputação aprimorada, principalmente em termos de ser visto como inovador, moderno e emocionante.

Além disso, 62% dos entrevistados disseram que seriam mais propensos a escolher uma companhia aérea se a TV ao vivo estivesse disponível – o número subiu para 78% para viajantes de classe executiva e 89% para passageiros de primeira classe. Significativamente, os viajantes relataram consistentemente a disposição de pagar mais por isso, com mais da metade dos entrevistados satisfeitos em pagar 5% além da tarifa padrão e um terço disposto a pagar 20% adicionais.

“À medida que a banda larga das aeronaves aumenta, há oportunidades crescentes para as companhias aéreas oferecerem aos passageiros uma experiência aprimorada de bordo”, disse Zina Neophytou, vice-presidente da BBC Global News.

Principais conclusões:
– Um terço dos viajantes frequentes pagaria 20% a mais por uma opção de voo que incluísse TV ao vivo
– Dois terços dos viajantes de primeira classe estariam mais propensos a escolher uma companhia aérea se ela oferecesse a BBC World News
– Quase dois terços dos viajantes frequentes consideram o acesso Wi-Fi ao reservar um voo
– Um número semelhante teria maior probabilidade de escolher uma companhia aérea se a TV ao vivo estivesse disponível

Metodologia
A pesquisa on-line, com duração de 20 minutos, foi realizada pela MTM com três mil passageiros internacionais, frequentes em oito mercados: Reino Unido, Japão, Cingapura, EUA, Alemanha, LATAM (Brasil, Chile e México), Austrália e Espanha. Todos os entrevistados deveriam ter realizado pelo menos dois voos no ano passado – um quarto deles realizaram cinco ou mais.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados