Home Reportagens Nova versão do Chyron PRIME 4.10 otimiza ainda mais os fluxos de trabalho modernos de gráficos em notícias e esportes

Nova versão do Chyron PRIME 4.10 otimiza ainda mais os fluxos de trabalho modernos de gráficos em notícias e esportes

PRIME 4.10 traz suporte para NDI 6, que oferece HDR baseado em HLG de 10+ bits para produções utilizando conectividade de vídeo sobre IP

Por Ricardo Batalha

A Chyron apresenta o PRIME 4.10, nova versão do potente motor de produção ao vivo da empresa, com atualizações que simplificam e otimizam a entrega de gráficos ricos em fluxos de trabalho de produção modernos. Novos recursos e capacidades no PRIME 4.10 melhoram a qualidade das produções NDI, aprimoram a orquestração de reprodução de gráficos em várias cenas com interfaces de controle abrangentes e ampliam as poderosas capacidades de JavaScripting do PRIME, que os clientes estão usando para elevar as integrações de dados para gráficos a novos patamares.

Representando a última grande versão da série de software PRIME 4 antes do lançamento do PRIME 5.0 na IBC 2024, o PRIME 4.10 incorpora uma variedade de melhorias vitais. O mais notável em termos de habilitação e otimização de fluxos de trabalho modernos é o suporte para NDI 6, que oferece suporte HDR baseado em HLG de 10+ bits para produções utilizando conectividade de vídeo sobre IP. Criadores de conteúdo podem desfrutar de produções HDR de ponta com feeds de vídeo ao vivo, gráficos e clipes exibindo todos com qualidade superior.

Outra grande atualização no PRIME 4.10 garante que clipes em diferentes taxas de quadros possam ser inseridos no sistema e ajustados automaticamente na saída para corresponder à taxa de quadros da produção. Para emissoras que recebem clipes, filmagens e outras mídias de diferentes fontes, essa capacidade elimina a necessidade de revisão contínua e conversão de clipes, garantindo que todos os ativos sejam transmitidos sem problemas.

Melhorias adicionais no fluxo de trabalho incluem a capacidade de personalizar janelas de saída da área de trabalho para a criação de multivisores de segundo monitor simples, bem como a priorização de renderização de texto alternável para garantir atualizações de dados em tempo real com a máxima precisão.

“Essas melhorias de conectividade, mídia e configuração simplificarão e aprimorarão os fluxos de trabalho existentes para todos os clientes do PRIME”, afirmou Chris Amodei, Gerente de Produto do PRIME na Chyron. “Sobre novas oportunidades com o PRIME 4.10, estou muito ansioso para ver os painéis personalizados e fluxos de trabalho que os clientes criarão com nossos painéis de controle mestre significativamente aprimorados”, completou.

Além das melhorias nos painéis de controle mestre do PRIME, o PRIME 4.10 aprimora ainda mais a reprodução de gráficos com comportamentos de execução de teclas de atalho personalizáveis em visualização/programa, recursos de exportação de imagens e clipes da região de interesse, bem como comandos de tags de cor de texto simples para alterar rapidamente a cor de texto específico em tempo real.

Desde o lançamento do Conjunto de Ferramentas de Efeito e Recursos JavaScript no PRIME 4.8, clientes importantes maximizaram significativamente o valor das APIs de dados para aprimorar seus gráficos. PRIME e JavaScript estão sendo utilizados para capacitar operadores de reprodução usando painéis de controle PRIME. Essa configuração permite que os operadores selecionem dados da API de maneira rápida e fácil, atualizem gráficos com logotipos de equipes e fotos, e melhorem sua narrativa por meio de reskins dinâmicos de gráficos e atualizações.

O PRIME 4.10 oferece ainda mais poder aos clientes ao fornecer eventos e objetos adicionais de JavaScript, acompanhados por um guia completo do usuário de JavaScript para ajudar os designers a utilizar as capacidades de scripting do JavaScript.

“A versão 5.0 representa uma evolução significativa para o PRIME com um foco robusto em elevar a eficiência dos fluxos de trabalho em toda a plataforma Chyron. No núcleo dessa melhoria está uma API gRPC de ponta, permitindo integrações mais sofisticadas que aumentam a produtividade e enriquecem a narrativa visual para os mais recentes fluxos de trabalho de produção ao vivo. Teremos muitos outros novos recursos para discutir na IBC”, concluiu Nikole McStanley, Diretora do Portfólio de Produtos da Chyron, sobre este capítulo final do PRIME 4 e o futuro do PRIME 5.0.

Site relacionado: https://chyron.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados