Home Reportagens Novo clipe do BAD HOP filmado com a Blackmagic Cinema Camera 6K

Novo clipe do BAD HOP filmado com a Blackmagic Cinema Camera 6K

Spikey John e Seiya Uehara se unem para gravar o clipe do grupo japônês de hip-hop BAD HOP usando a Blackmagic Cinema Camera 6K

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que a câmera digital cinematográfica Blackmagic Cinema Camera 6K foi usada na gravação do mais recente videoclipe do popular grupo de hip-hop BAD HOP. O vídeo foi dirigido pelo experiente diretor de videoclipes Spikey John, com cinematografia de Seiya Uehara, ambos integrantes do coletivo GROUNDRIDDIM, composto por músicos, artistas e criadores.

O BAD HOP é um grupo de hip-hop formado por oito membros, com base na cidade de Kawasaki, Japão. A faixa “Kawasaki Song (feat. DJ Ty-Koh, Bark, T-Pablow, Benjazzy, JJJ, BIM and A-THUG)” integra seu último álbum, lançado em fevereiro. Este videoclipe, por ser o último antes da dissolução do grupo, é visto como o ponto alto de sua trajetória.

Spikey John começou a dirigir videoclipes na adolescência e já trabalhou com vários artistas de hip-hop, além de ganhar a confiança de nomes como Fujii Kaze e Bump of Chicken.

“Quando estava no ensino médio, eu não conseguia acompanhar as aulas, então meus amigos e eu matávamos aula para nos divertir. Foi nessa época que os smartphones surgiram, e começamos a gravar por diversão. Inventávamos histórias na hora, fazíamos as pessoas brigar ou fazer coisas engraçadas, editávamos e mostrávamos aos colegas para dar risada. Foi assim que comecei na produção de vídeos”, contou John.

Ao lado de John está o cineasta e fotógrafo Seiya Uehara, também integrante do GROUNDRIDDIM. Uehara possui experiência em diversos projetos, desde retratos de artistas populares até videoclipes e vídeos promocionais para marcas.

“Sempre fui apaixonado por fotografia desde criança e conheci Spikey através de um amigo rapper em comum quando eu tinha 20 anos. Nosso trabalho surgiu como uma extensão da diversão. Eu era convidado para as gravações, ajudava e, com o tempo, me deram uma câmera para filmar”, explicou Uehara.

Ambos já tinham trabalhado com o BAD HOP anteriormente, e o videoclipe de “Kawasaki Song”, por ser o último do grupo, tornou-se um projeto especial para eles.

“O BAD HOP apenas nos pediu para filmar nas ruas de Kawasaki, sem muitos detalhes planejados. Imaginei que seria desafiador! Eles confiaram em nós para captar a essência natural das ruas”, comentou John.

“Queríamos filmar várias partes de Kawasaki em estilo documental, então utilizamos uma combinação de câmeras, incluindo filme 8mm e MiniDV. Para diferenciar minha câmera principal das demais, decidimos usar a câmera full-frame da Blackmagic”, disse Uehara.

Ele também optou pela Blackmagic Cinema Camera 6K por sua mobilidade e tamanho. “Usamos um gimbal com frequência para filmar, então, em gravações que priorizam mobilidade, é fundamental que a câmera se encaixe no Ronin S”, explicou Uehara. “A Blackmagic Cinema Camera 6K tem uma tela grande e de alta luminosidade, além de suportar ângulos variáveis, o que facilitou as filmagens em ângulos baixos sem a necessidade de conectar um monitor separado ao gimbal. Essa foi uma das maiores vantagens de utilizar essa câmera.”

A gradação de cores foi realizada pelo colorista Ben Conkey com o software DaVinci Resolve Studio, que integra edição, gradação de cores, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som. “Sempre que possível, prefiro contar com um colorista profissional. Já trabalhei várias vezes com o Ben, e ele geralmente cria visuais que nem imaginaríamos. Desta vez, deixamos que ele liderasse e, depois, fizemos alguns ajustes finos. O resultado ficou excelente desde o início. Quando o orçamento é apertado, utilizo o DaVinci Resolve Micro Panel para realizar a gradação de cores por conta própria. Para este videoclipe, também criei LUTs no DaVinci Resolve e as importei na Blackmagic Cinema Camera 6K para uso durante as filmagens”, explicou Uehara.

John e Uehara compartilharam suas impressões finais sobre a Blackmagic Cinema Camera 6K: “As imagens captadas com a Blackmagic Cinema Camera 6K têm um impacto impressionante. Mesmo os planos abertos mantêm profundidade, o que funciona perfeitamente para cenas de rappers e ambientes urbanos”, comentou Uehara.

“Não entendo muito de especificações técnicas, mas, na prática, a câmera entrega imagens marcantes, com uma qualidade que ressoa muito bem com rappers e músicos. Com certeza, quero continuar usando essa câmera”, concluiu John.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados