Home Reportagens Novo DaVinci Resolve Speed Editor é anunciado pela Blackmagic Design

Novo DaVinci Resolve Speed Editor é anunciado pela Blackmagic Design

Por Ricardo Batalha

Novo teclado de edição funciona com a página de cortes do DaVinci Resolve para criar uma nova solução de edição de próxima geração consideravelmente mais rápida

A Blackmagic Design anunciou o DaVinci Resolve Speed Editor, um novo teclado para a página de cortes do DaVinci Resolve que oferece uma nova solução de edição significativamente mais rápida através da integração entre hardware e software. Isso significa que o editor pode trabalhar muito mais rápido, pois, ao contrário de um mouse, o DaVinci Resolve Speed Editor possui um controle para cada função de edição e pode desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo. Além disso, por tempo limitado, todos os clientes que comprarem o DaVinci Resolve Studio de um revendedor Blackmagic Design receberão um DaVinci Resolve Speed Editor grátis.

O DaVinci Resolve Speed Editor já está disponível através de revendedores da Blackmagic Design no mundo todo por US$ 295.

Os programas de edição tradicionais usam milhares de clipes para organizar suas mídias, então os clientes precisam clicar e arrastar clipes constantemente para editar. Isso é muito lento para trabalhos como comerciais televisivos, noticiários, vídeos promocionais e vídeos de treinamento. No entanto, a antiga edição linear baseada em fitas tinha a vantagem de que todas as mídias eram reproduzidas a partir de uma fita de vídeo, então era possível simplesmente avançar e retroceder para ver todos os planos de imagem. Agora, a página de cortes conta com uma versão moderna da fita de vídeo, chamada de “fita de origem”. Basta apertar o botão de origem e usar o seletor de busca para percorrer todas as mídias. Além disso, o clipe atual é destacado ao vivo no ficheiro. Após a edição, o visualizador permanecerá na fita de origem para que os clientes possam seguir para o próximo plano mais rapidamente.

A inserção de pontos de entrada e saída é a função mais usada na edição, portanto o teclado Speed Editor inclui botões “In” e “Out” grandes, que os clientes podem localizar facilmente através do tato. Isso é perfeito para editar com as duas mãos, quando os clientes estiverem utilizando a mão direita para controle de transporte e a mão esquerda para inserir pontos de entrada e saída e realizar edições. Os clientes podem simplesmente navegar com o seletor de busca e inserir pontos de entrada e saída onde quiserem. Depois de configurar os pontos de entrada e saída, basta utilizar os botões de função para realizar a edição. Os pontos de entrada e saída também podem ser usados para focalizar a fita de origem. Depois, os clientes podem reverter a fita de origem como o ficheiro completo pressionando a tecla “Esc”.

Editar com um teclado é diferente de editar com um mouse, portanto as funções de edição da página de cortes foram atualizadas para tirar vantagem da velocidade de um teclado. As funções de edição são inteligentes e usam o “cursor inteligente” na linha de tempo para determinar onde inserir. Assim, na maioria das vezes, os clientes não precisam inserir pontos de entrada e saída na linha de tempo para realizar uma edição. Elas estão localizadas acima das teclas “In” e “Out”, portanto são fáceis de encontrar pelo tato. Além disso, cada vez que os clientes editarem, a página de cortes não perderá tempo alternando para a linha de tempo, permitindo que os clientes permaneçam na fita de origem e naveguem visualmente, posicionando clipes continuamente. Isso é muito mais rápido, pois os clientes podem continuar jogando clipes na linha de tempo.

Graças ao seletor de busca de alta qualidade integrado ao painel, é possível fazer aparos com enorme precisão. Como o seletor de busca é um controle fisicamente grande, ele transforma completamente a sensação de aparar planos de imagem. Sem contar que é muito mais rápido. Os botões de aparo transformam o seletor de busca em um controle de aparo. Basta segurar os botões de aparo e girá-lo. Isso significa que os clientes podem selecionar vários modos de aparo com a mão esquerda e aparar com a mão direita. Esse método é extremamente rápido e o indicador inteligente na linha de tempo permitirá que os clientes saibam qual edição estão aparando. Basta navegar pela linha de tempo e aparar edições ao vivo. É uma maneira totalmente nova de trabalhar.

Os aplicativos de edição podem ser lentos para adicionar transições porque os clientes precisam clicar e arrastar os efeitos para a linha de tempo. No entanto, com o DaVinci Resolve Speed Editor, os clientes podem simplesmente pressionar um botão para ativá-los ou desativá-los. É muito rápido, pois os clientes podem navegar pela linha de tempo adicionando ou removendo efeitos. O indicador inteligente na linha de tempo permitirá que os clientes saibam qual ponto de edição será afetado, e eles podem movimentar a linha do tempo para mover o ponto de edição em destaque. A tecla “Cut” removerá qualquer efeito em um ponto de edição na linha de tempo. Ao pressionar “Dissolve”, os clientes adicionam uma dissolução ao ponto de edição usando a duração padrão. Ao pressionar o botão “Smooth Cut”, os clientes adicionam um corte suave para eliminar jump cuts.

O DaVinci Resolve Speed Editor substitui o teclado QWERTY grande por um design menor e mais portátil, desse modo, a área dos botões funcionais inclui apenas os controles necessários para a edição. Algumas das teclas de função avançadas do DaVinci Resolve Speed Editor não estão disponíveis nem mesmo no teclado de edição de tamanho padrão. Além disso, certas teclas têm uma função alternativa, onde o cliente pode pressionar e segurar ou pressionar duas vezes para obter uma segunda função usando a mesma tecla. Isso significa que os usuários precisam de menos teclas para um design mais portátil, mas ainda mantêm muito poder de edição. As teclas estão em um grupo separado, assim os clientes podem encontrar a tecla necessária através do tato e conseguem trabalhar mais rápido do que com um teclado normal.

A tecla “Esc” está posicionada no canto superior esquerdo, portanto é fácil de localizar, uma vez que é a tecla mais utilizada para reverter algumas funções. Um bom exemplo é o ficheiro sincronizado. Se o cliente selecionar uma câmera, é possível voltar ao multivisualizador pressionando a tecla “Esc”. Além disso, ao pressionar duas vezes, ela aplica a função “Desfazer”.

O ficheiro sincronizado é um novo tipo de montagem multicâmera que permite encontrar os planos de imagem que estão sincronizados ao plano atual na linha de tempo. Assim, os clientes podem encontrar cutaways usando uma interface de multivisualização familiar. Em seguida, podem usar as teclas “Cam” para selecionar uma tomada alternativa e o recurso “Source Overwrite” para posicioná-la na linha de tempo.

A tecla “Audio Level” permite definir rapidamente os níveis de áudio dos clipes segurando a botão e realizando o ajuste através do seletor giratório. Essa é uma maneira rápida de definir níveis de áudio durante a edição. Pressionar a tecla duas vezes adiciona um marcador, e pressionar duas vezes e segurar define a cor do marcador.

A tecla “Full View” é destacada em vermelho para que os clientes possam encontrá-la rapidamente e alternar o visualizador para o modo de exibição em tela cheia. Isso é ótimo para os clientes apresentarem suas edições. E mais, se os usuários pressionarem a tecla “Full View” duas vezes, ela irá alterar para a visualização de tela cheia e começar a reprodução um pouco antes da edição mais recente.

O botão de transição (Trans) é semelhante às teclas “Cut” e “Smooth Cut”, porém adicionará uma transição personalizada de sua escolha a partir de uma aba contendo todas as transições disponíveis do DaVinci Resolve. Se o cliente pressionar e segurar o botão de transição, a aba será exibida, permitindo a seleção da transição.

A tecla “Split” cortará instantaneamente o clipe na linha de tempo no ponto de reprodução atual. Se o cliente estiver posicionado na divisão de um clipe, pressionar a tecla “Split” removerá a divisão. Ao pressionar e segurar a tecla, é possível usar o seletor giratório para movimentar o clipe atual para frente e para trás na linha de tempo.

Pressionar “Snap” ativará o recurso de encaixe na linha de tempo. Este recurso é diferente no Speed Editor. Como não é magnético, ele é mais sutil. Ele funciona pausando momentaneamente o avanço nos pontos de edição, portanto é mais agradável de usar. Ou, se o cliente pressionar e segurar, o seletor de busca permitirá ajustar o tamanho do visualizador.

A tecla de exclusão de ondulação “Ripple Delete” remove o clipe atual no ponto de reprodução e, em seguida, ondula a linha de tempo para preencher o espaço deixado pelo clipe excluído. Isso elimina quaisquer lacunas na linha de tempo. Os clientes podem usar esse recurso com a função “Split” para remover trechos indesejados dos planos de imagem. Além disso, a duração da linha de tempo também será reduzida.

A seção de números de câmera permite selecionar as câmeras ao usar o ficheiro sincronizado da página Corte. Além disso, se o cliente pressionar um número de câmera enquanto gira o seletor de busca, a câmera selecionada será aplicada à linha de tempo em tempo real enquanto o usuário avança em passos. Este recurso é chamado de Substituição Ao Vivo (Live Override). No painel Speed Editor, os clientes podem executá-lo momentaneamente segurando o botão de câmera ou podem deixá-lo ativado utilizando o botão de substituição ao vivo. Quando o recurso estiver ativado, as teclas se acendem, permitindo que os clientes selecionem câmeras como se fosse em um switcher de produção. Será exibido um multivisualizador e os clientes poderão simplesmente cortar entre uma câmera e outra. Além disso, esta seção ainda conta com as teclas “Video Only” e “Audio Only”, que proporcionam mais controle sobre a montagem.

O modelo DaVinci Resolve Speed Editor possui Bluetooth integrado, assim os clientes podem usar o teclado sem fios desorganizados e até mesmo usá-lo em conjunto com o teclado normal do computador. Isso é perfeito para trabalhar com um laptop. Os clientes também podem utilizar o teclado via USB, se necessário, e a conexão USB também carregará a bateria interna. Com Bluetooth e uma bateria integrada, o teclado é extremamente portátil.

“Acreditamos ser um produto sensacional, pois ele tem consequências sérias para o fluxo de trabalho”, disse Grant Petty, diretor executivo da Blackmagic Design. “Antes, os programas de edição eram desenvolvidos para utilização com um mouse, no entanto, essa é operação é lenta, pois cada função de edição necessita de vários cliques do mouse para ser executada. Agora, como a página de cortes do DaVinci Resolve e o DaVinci Resolve Speed Editor foram codesenvolvidos, eles funcionam juntos para fornecer uma geração de fluxo de trabalho de edição completamente inédita. É rápido e muito divertido de usar!”

Principais Recursos do DaVinci Resolve Speed Editor

Fita de origem permite busca de clipes mais rápida.
Botões grandes para aparos de entrada e saída.
Modos de teclado novos para edição inteligente.
Botões que permitem ao seletor de busca fazer aparos ao vivo.
Botões para alterar o tipo de transição.
Seletor giratório de busca integrado.
Teclado numérico para inserção direta do código de tempo.

Disponibilidade e Preço
O DaVinci Resolve Speed Editor está disponível agora por US$ 295, excluindo taxas e impostos locais, através de revendedores Blackmagic Design no mundo todo. Acesse: https://www.blackmagicdesign.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados