Home Reportagens Número crescente de espectadores eleva o nível com a Calrec

Número crescente de espectadores eleva o nível com a Calrec

Por Ricardo Batalha

Consoles de áudio da Calrec ajudam EA Sports, Full Sail University, e OGN na produção e suporte do conteúdo envolvente e imersivo dos eSports

Com jogadores profissionais conquistando reconhecimento de celebridades e públicos apaixonados totalizando mais de 200 milhões em todo o mundo, o eSports é a próxima grande onda de produção esportiva. Com o aumento da popularidade dos eSports, estão sendo produzidos torneios com transmissões maiores e mais complexos, resultando em empresas que procuram soluções de transmissão mais tradicionais, como as fornecidas pela Calrec Audio.

Os consoles de áudio de alta qualidade da Calrec ajudam clientes como EA Sports, Full Sail University e OGN na produção e suporte ao conteúdo envolvente e imersivo para um setor que continuará crescendo no futuro: os eSports. “A mixagem para eSports é extremamente diferente do as dos esportes ao vivo”, explica Jeri Palumbo, que trabalhou para muitas emissoras cobrindo uma grande variedade de esportes, incluindo videogames.

“Há uma diferença significativa no tempo aéreo entre os dois… Mas os esportes ao vivo também são um tanto previsíveis, enquanto os eSports são como o velho oeste. Como A1, você tem a tarefa de descobrir uma maneira de coletar todo o áudio em uma fonte. Para um projeto recente de eSports, eu tinha 12 camadas de 32 canais em um Calrec Artemis e em camadas todos os elementos que estavam no estúdio. Nos eSports, costumo fazer um 5.1 direto da Calrec, o que me permite enviar um 5.1 por um caminho, em vez de ter que dividi-lo em ramos individuais… Para mim, essa é uma opção brilhante”, acrescenta Palumbo.

A variedade de consoles da Calrec foi projetada para atender aos requisitos de qualquer evento ou torneio de eSports. Desde o Brio12 menor até o console Apollo top de linha, existe uma mesa para qualquer tamanho e complexidade, com a capacidade adicional de expandir e criar redes facilmente se e quando houver necessidade.

Quando a Full Sail University lançou sua arena de eSports, de US$6 milhões e 11 mil pés quadrados, chamada “The Fortress”, a escola se certificou que estivesse equipada com as mais recentes tecnologias e produtos. Entre eles, estava o console Brio36 da Calrec, equipado com cartões Dante I/O, MADI e Waves. De acordo com Vincent Lepore, diretor de operações técnicas da Full Sail, “a Full Sail possui vários consoles Calrec em todo o campus, por isso ficamos muito confortáveis com o Calrec e o que eles fazem para um mix de transmissão.”

Além disso, a Riot Games implementou o sistema de mixagem de transmissão remota RP1 da Calrec e os consoles de mixagem Artemis para criar um fluxo de trabalho inovador que supera os três principais desafios da produção “em casa”: latência, transporte e controle. Para a Riot, fabricantes de soluções como a Calrec estão tornando as tecnologias necessárias mais acessíveis. “Você precisa conhecer o jogo, os recursos e as limitações, e estar incorporado aos desenvolvedores para poder representá-lo visualmente de maneira atraente para seus fãs. [Com Calrec,] as coisas que eram mais desafiadoras agora são muito mais fáceis de realizar”, diz Matthew Donovan, gerente de engenharia de transmissão da unidade de produção da Riot.

O engenheiro de áudio freelance Lance Gordon, coproprietário da Soundcheck Technologies, comentou sobre as vantagens da Calrec na produção de eSports. “A beleza dos consoles Calrec é que eles são fáceis de entender, especialmente se você tem um background em áudio e, mais ainda, se você tem experiência anterior com qualquer Calrec. É meu console favorito! Conheço o fluxo, portanto, quando algo é solicitado, posso entregar rapidamente. Aqueles de nós que são do mundo dos eSports gostam do Calrec porque sabemos como usá-lo e como os compressores e o equalizador respondem, para que possamos ser mais criativos. Eu sou um grande fã de Calrec.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados