Home Reportagens O ‘Cavaleiro Verde’, da A24, colorizado no DaVinci Resolve Studio

O ‘Cavaleiro Verde’, da A24, colorizado no DaVinci Resolve Studio

Por Ricardo Batalha

A fotografia da aventura épica de fantasia é assinada pelo cinegrafista Andrew Droz Palermo

A Blackmagic Design revelou que ‘O Cavaleiro Verde’, da produtora A24, foi colorizado no DaVinci Resolve Studio por Alastor Arnold, da FotoKem. A fotografia do filme é assinada pelo cinegrafista Andrew Droz Palermo. Uma aventura épica de fantasia baseada na atemporal lenda arturiana, “O Cavaleiro Verde” conta a história de Sir Gawain (Dev Patel), o sobrinho imprudente e obstinado do rei Artur, que embarca em uma missão ousada para enfrentar o epônimo Cavaleiro Verde, um cavaleiro gigante e desconhecido com pele esmeralda que põe homens à prova.

Colaborador de longa data, Palermo ficou feliz de trabalhar com Arnold e a FotoKem novamente. “Acredito que este é o nosso quarto longa-metragem juntos. Além disso, fizemos vários comerciais e curtas, então temos um entrosamento importante em termos de cores e visão”, comentou Palermo.

Para criar o look, Palermo e o diretor David Lowery trabalharam em estreita colaboração com Arnold antes das filmagens, utilizando apenas as filmagens de teste e a criatividade. “Filmei algumas imagens e levei à ilha de edição para desenvolver a nossa LUT de exibição. Prefiro filmar com um look só, e se tudo funcionar bem, ele será a LUT que usaremos no início na pós-produção, o que aconteceu em ‘O Cavaleiro Verde’”.


A LUT precisava ser elaborada cuidadosamente, pois Palermo sabia que a fotografia seria bastante exigente. “Nosso objetivo era fazer com que a LUT lidasse bem com a subexposição e, ao mesmo tempo, preservasse um certo contraste cromático, e que pudesse ser bastante ampliada com CDLs ou filtros de cores na câmera. Eu sabia que as cores ficariam bem psicodélicas em determinados momentos”.

“Andrew, David e eu entramos na sala de DI e criamos um look juntos, organicamente”, explicou Arnold. O Andrew me orientou de acordo com o que ele tinha em mente em termos de curva tonal, desvio de cores, etc, e então fomos ajustando tudo até que todos estivessem satisfeitos. O filme é bem sombrio e ousado, e eu o considero um dos meus melhores trabalhos como colorista”.


Palermo já estava bem à vontade com o DaVinci Resolve Studio. “Nós quase sempre trabalhamos no DaVinci Resolve. Ele é uma ferramenta muito robusta; nem penso em usar outro aplicativo. Fiz tudo que eu precisava com estabilidade e velocidade, mesmo com a grande quantidade de material RAW que gravamos para esse projeto. Alastor e Claire, sua assistente, montaram uma árvore de nós para todo o projeto antes mesmo de começarmos. Assim, se eu quisesse adicionar uma bandeira inferior, o Alastor podia simplesmente ativar o nó já existente. Ou podíamos ajustar a luminância de uma cena inteira com apenas um clique”.

Arnold também valoriza a ampla gama de ferramentas disponíveis no DaVinci. “Eu não escolho um sistema baseado no projeto. Muitas vezes, os coloristas são encarregados de outras tarefas além da cor, como efeitos visuais, titulação, edição, etc. O DaVinci Resolve é ótimo em todas essas áreas, incluindo som.”
Mesmo com a LUT desenvolvida com cuidado, o filme continuou a desafiar Arnold e Palermo na pós-produção. “Há vários looks imponentes no filme, com tonalidades fortes de azul, vermelho, verde e âmbar”, disse Palermo. “Foi difícil encontrar o ponto ideal de âmbar para a parte final do filme. Podia parecer radioativo muito rapidamente, então, encontrar um método adequado que funcionasse com todas as cenas filmadas em dias diferentes, com condições de iluminação diferentes, foi bem complicado. Acho que colorizamos essa parte do filme umas três vezes”.

“Como ocorre muitas vezes na colorização, você segue um determinado caminho e, no final da estrada, você observa e percebe que tudo parece muito artificial. Então, você se pergunta se existe um método mais simples de alcançar o mesmo objetivo. É aí que eu valorizo muito o Alastor. Ele consegue abordar o mesmo desafio sob vários ângulos, e então podemos pesar os prós e contras de cada método”.

Embora Palermo busque uma estética original durante a produção, ele é grato pelas ferramentas do DaVinci Resolve nas mãos de Arnold. “São momentos criativos divertidos, onde as cenas são bem filmadas no set e ganham ainda mais nuances no tratamento de cores”, concluiu.

Site relacionado: www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.