Trata-se de uma aproximação dos aspectos históricos, conceituais, metodológicos e tecnológicos do universo da preservação audiovisual
A oficina Introdução à Preservação Audiovisual, com Débora Butruce, presidente da ABPA (Associação Brasileira de Preservação Audiovisual), será realizada nesta terça-feira (20), às 17h. A preservação é peça fundamental da cadeia audiovisual, pois sua tarefa é tanto salvaguardar quanto construir o patrimônio audiovisual, garantindo o acesso de longo prazo à diversidade dos elementos que o integram. Este encontro pretende abordar o tema de maneira introdutória, mas sob diferentes perspectivas, explorando aspectos históricos, conceituais, metodológicos e tecnológicos, com demonstração de exemplos de obras audiovisuais fluminenses.
Para se inscrever, clique AQUI.
ABPA
A ABPA tem como missão contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico, científico e cultural dos profissionais que atuam no campo da preservação audiovisual, promovendo a valorização, o aperfeiçoamento e a difusão do trabalho de preservação audiovisual através de diversas ações e iniciativas. São exemplos dessas iniciativas a organização de fóruns e seminários para o debate de temas relativos ao universo da preservação audiovisual, a defesa da institucionalização do ensino superior visando a formação de profissionais para atuarem no campo, e a edição de publicações especializadas.
A ABPA é uma Associação Civil, de direito privado, sem fins econômicos, de caráter cultural, técnico e científico que tem também por finalidades estimular a conscientização e promover o interesse público pela salvaguarda e acesso ao patrimônio audiovisual brasileiro como fonte histórica, cultural artística, educativa e econômica.