O supervisor técnico do Rudolfinum, Dušan Bajtoš, é responsável pelo fluxo de trabalho de produção da sala, que suporta transmissões de concertos e streaming para canais de televisão europeus como Czech TV, Mezzo TV, Arte e European Classical TV; plataformas de streaming social como YouTube, Vimeo e Meta; e muitos outros pontos de distribuição. Para garantir uma experiência de alta qualidade em todas as plataformas de visualização e tipos de dispositivos, optou por produzir concertos em UHD. Bajtoš compartilha sua experiência em desenvolver este fluxo de trabalho: “Quando me propuseram este trabalho, era um dos primeiros projetos UltraHD HDR da região, e eu gosto de bons desafios. Qualquer um que tenha visto conteúdo UltraHD HDR pode perceber a diferença de qualidade, sem mencionar que a maioria dos consumidores já possui telas compatíveis com UltraHD HDR em casa, então esse caminho fazia sentido. Com ferramentas como o AJA FS-HDR, podemos elevar o calibre de nossa saída de sinal e oferecer uma experiência de visualização que o público pode desfrutar muito mais facilmente”.
Para oferecer aos espectadores de todo o mundo diferentes perspectivas durante cada concerto, a equipe utiliza quatro câmeras tripuladas e seis câmeras robóticas controladas a partir da sala de direção. Antes de cada concerto, é elaborada uma lista de tomadas que descreve o ângulo, o momento e a duração das tomadas por câmera, bem como o objeto ou artista a ser focado. A partir da sala do diretor, Bajtoš e sua equipe executam a produção, apoiando-se em um conjunto de telas para monitorar as tomadas e fazer ajustes de cor e exposição. A conversão do sinal (entre formatos de gravação de câmera, HDR e SDR, e UltraHD e HD) é realizada com a solução AJA FS-HDR. Este conversor HDR/WCG/sincronizador de quadros permite à equipe converter a saída para atender aos requisitos de cada parceiro de entrega, seja 4K HDR, HD HDR ou HD SDR. “Adoramos os diferentes modos que ele oferece, desde o Modo de Cor ao Vivo do Colorfront Engine até o Modo LUTs da BBC HLG e o Modo LUTs da NBCU, que realmente nos impressionou”, conta Bajtoš.
Além do FS-HDR, Bajtoš também utiliza um roteador AJA Kumo 1616 12G-SDI integrado ao sistema de cabeça de câmera robótica para permitir a troca automática de câmera. O sistema também utiliza um streamer e gravador de vídeo H.264 AJA Helo para gravar de forma confiável em unidades USB, que podem ser entregues à equipe e ao diretor após a conclusão da produção. Além disso, o gravador e reprodutor/gravador multicanal HD AJA Ki Pro Ultra 12G 4K/UltraHD/HD é usado para a gravação de backup Apple ProRes.
Site relacionado: https://www.aja.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube
1 comentário
[…] , 2024-02-28 01:54:57 ou clique aqui, para ler na íntegra. O material RSS “Orquestra Sinfônica da Filarmônica de Praga cria um fluxo de trabalho UHD […]
Comentários fechados.