Home Reportagens Os documentários ‘TerraX’ do canal alemão ZDF editados com DaVinci Resolve Studio

Os documentários ‘TerraX’ do canal alemão ZDF editados com DaVinci Resolve Studio

Por Redação

Os documentários de 45 minutos foram produzidos pela South & Browse Fictual, uma subsidiária da South & Browse (Munique), e editados por Sebastian Riezler da Aufschnitt TV

Os três documentários produzidos pelo canal de televisão público alemão ZDF como parte de sua série no horário nobre TerraX foram editados e avaliados pelo DaVinci Resolve Studio da Blackmagic Design. Os documentários de 45 minutos foram produzidos pela South & Browse Fictual, uma subsidiária da South & Browse (Munique), e editados por Sebastian Riezler da Aufschnitt TV.

“O canal alemão transmite o formato TerraX em horário nobre há muitos anos e cobre uma ampla variedade de tópicos, desde eventos históricos relevantes e a exploração do espaço sideral a maravilhas geográficas ao redor do mundo”, explicou Sebastian. “Já trabalhei em outras produções da série documental, então me contataram para compartilhar minha experiência técnica com o formato e minha criatividade”.

Sebastian reconhece que escolheu o DaVinci Resolve Studio principalmente porque o documentário tinha que ser entregue nos formatos SDR e HDR. “Em projetos anteriores, tínhamos que importar e exportar arquivos, o que tornava a pós-produção complexa e difícil de gerenciar. Então desta vez decidimos fazer tudo no DaVinci Resolve, para simplificar o processo.”

Os três documentários fazem parte da temporada Um Momento na História e analisam eventos importantes como a Batalha das Nações (Völkerschlacht bei Leipzig), que foi a maior batalha ocorrida na Europa durante o século XIX; o assassinato de Júlio César; e a tomada da Bastilha.

Cada programa oferece uma recriação de eventos históricos que o espectador pode pausar e também se mover pelo cenário e interagir com os personagens e objetos. Entrevistas com historiadores, algumas filmadas em modelos Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K, são intercaladas entre as filmagens.

Rampas de velocidade
“Como todos os elementos independentes foram filmados com câmeras e taxas de quadros diferentes, havia muito trabalho a ser feito para manter a edição consistente”, continua Sebastian. “Nos filmes, há muitos momentos em que o movimento para completamente e, neste caso, usei rampas de velocidade para 0% usando o fluxo óptico do Resolve, o que me permitiu obter resultados incríveis.”

Ao fazer a primeira versão dos documentários, Sebastian contou com o teclado do editor DaVinci Resolve para agilizar seu trabalho. “O teclado e o módulo de montagem funcionam muito bem juntos e também são uma grande ajuda no início do projeto quando há muito processamento a ser feito”, explicou. “Do ponto de vista ergonômico, o botão giratório principal é excepcional.”

“Embora cada documentário TerraX tenha seu próprio estilo e identidade, todos devem ser finalizados no mesmo formato de alta qualidade. A dinâmica de pós-produção do DaVinci Resolve nos deu uma base forte e flexível para vários arquivos finais de alta qualidade compatíveis com o formato do horário nobre, além de nos permitir focar em ser o mais criativo possível ”, conclui Sebastian.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados