Home Reportagens OS Studios ajuda a criar formatura virtual no Minecraft para alunos da Berkeley com Blackmagic Design

OS Studios ajuda a criar formatura virtual no Minecraft para alunos da Berkeley com Blackmagic Design

Por Ricardo Batalha

Blockeley University é uma réplica detalhada do campus da UC Berkeley no Minecraft, a popular plataforma de videogame

O OS Studios usou equipamentos da Blackmagic Design para ajudar a produzir uma formatura virtual e um festival de música de dois dias para a turma de 2020 da Universidade da Califórnia, Berkeley (UC Berkeley) na Blockeley University. Inteiramente construída e mantida pelos alunos da universidade, a Blockeley University é uma réplica detalhada do campus da UC Berkeley no Minecraft, a popular plataforma de videogame.

Com sede em Nova Iorque, mas operando em todo o mundo, o OS Studios fornece serviços criativos e consultoria para conteúdo e produção ao vivo com foco em esportes e na crescente indústria de gaming e eSports.

“A equipe de alunos da Blockeley construiu um campus e um festival de música incríveis no Minecraft e nos chamou para trabalhar na produção da cerimônia de formatura e das apresentações musicais fictícias”, explicou John Higgins, cofundador e produtor criativo do OS Studios. “No jogo em si, você não consegue ouvir os discursos de formatura nem as músicas do festival, então todo o áudio e vídeo dos streamings ao vivo vieram do OS Studios.”

A formatura e o festival de música renderam duas transmissões de cinco horas ao longo de dois dias e contaram com produtos Blackmagic Design como Web Presenter, monitores/gravadores Video Assist 4K, gravadores HyperDeck Studio Mini, roteadores Smart Videohub 40×40 e vários conversores.

Os modelos Blackmagic Web Presenter enviaram a alimentação de programa a dois computadores diferentes, que forneciam multivisualizações remotas aos produtores, assim como a saída final do programa para várias plataformas de vídeo, incluindo o Twitch. Presentes em todas as produções do OS Studios, os modelos Video Assist 4K foram usados como gravadores de backup e para verificar o nível de foco das webcams dos hosts remotos. Os modelos HyperDeck Studio Mini alinharam as músicas e os discursos, além de segmentos gravados, como apresentações de DJs e designs de vídeo, para reprodução posterior. Eles também gravaram os diversos ângulos de câmera virtuais e a mixagem visual ao vivo. O roteador Smart Videohub 40 x 40 foi usado para a configuração remota do engenheiro-chefe, para onde foram roteados todos os ângulos de câmera do jogo, incluindo hosts remotos e fãs jogando o game.

“Com os alunos impossibilitados de participar de uma formatura física este ano, quisemos ajudá-los a criar uma experiência virtual aproveitando o campus da Blockeley que eles haviam desenvolvido”, disse Higgins. “Parte da razão pela qual o OS Studios é único é que implementamos a ideia de que nós somos o seu sistema operacional e desenvolvemos um fluxo de trabalho personalizado dependendo do projeto.”

Com projetos como o canal da NBA no Twitch, o draft da Liga NBA 2K, o streaming do evento beneficente da Bud Light Seltzer Royale e muito mais, o OS Studios oferece soluções para produções ao vivo, eventos, teledifusão, estratégia de conteúdo, produção de torneios de eSports, além de gerenciamento e operação de canais do Twitch.

Para isso, o OS Studios usa uma série de equipamentos Blackmagic Design, divididos entre o estúdio de transmissão e sala de controle principais na sede da empresa em Nova Iorque e os fluxos de trabalho para projetos específicos, que muitas vezes exigem que a equipe monte salas de controle remotas.

“Os produtos URSA Mini Pro 4.6K G2, Micro Studio Camera 4K, HyperDeck Studio Mini e Mini Converters da Blackmagic Design são usados em conjunto com a sala de controle principal, o que representa 50% do nosso trabalho”, explicou Higgins. “O resto é todo baseado em projetos, onde usamos o ATEM Constellation 8K como o switcher principal, além dos modelos ATEM 4 M/E e 2 M/E Broadcast Studio 4K e ATEM 1 M/E Advanced Panel para filmagens menores ou como unidades B em grandes produções ao vivo em múltiplas locações.”

Por exemplo, o OS Studios contou recentemente com o ATEM Constellation 8K em um projeto remoto para a revista SLAM. “O projeto da SLAM consistia em um torneio de Call of Duty seis contra seis. Tivemos que fazer cortes muito rápidos entre as janelas PiP, e o ATEM Constellation 8K foi a escolha certa para lidar com tantas configurações de M/E, além de controlar o áudio, gráficos e a mixagem visual ao vivo com apenas um operador”, observou Higgins.

Após a mudança para o trabalho totalmente remoto, os produtores das operações ao vivo do OS Studios montaram salas de controle básicas em suas casas, contando com os produtos Micro Studio Camera 4K, ATEM 4 M/E Broadcast Studio 4K, ATEM 1 M/E Advanced Panel e HyperDeck Studio Mini para trabalhar com conteúdos carregados pelos streamers. A equipe de pós-produção também usa unidades HyperDeck Studio Mini na gravação e ingestão dos jogos.

“Estamos sendo bastante requisitados, apesar da mudança para fluxos de trabalho remotos, já que o gaming, por natureza, é em grande parte uma atividade remota. Desde o final de março, criamos 524 horas de conteúdo com 5,15 milhões de minutos de programação assistidos”, concluiu Higgins. “Conseguimos nos adaptar perfeitamente ao novo normal porque a maior parte da nossa infraestrutura já estava em uso, junto a equipamentos sólidos e versáteis da Blackmagic Design.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados