Home Reportagens Panasonic apoiou Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio com recursos tecnológicos e operacionais avançados de AV

Panasonic apoiou Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio com recursos tecnológicos e operacionais avançados de AV

Por Ricardo Batalha

Panasonic não apenas forneceu equipamentos, mas também vários serviços operacionais que apoiaram todos os 48 locais de competição

A Panasonic revelou que, como patrocinadora dos Jogos Olímpicos, forneceu várias soluções AV, como suporte operacional, produção de vídeo e operações de sistema em todas as instalações de competição e não competição dos Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020. A empresa não apenas forneceu equipamentos, mas também vários serviços operacionais que apoiaram os locais de competição – combinando as capacidades tecnológicas e operacionais da Panasonic – por meio disso, a empresa ajudou a apoiar a gestão dos Jogos de Tóquio 2020.

Ao contrário dos Jogos Olímpicos anteriores, onde instalações esportivas eram centralizadas em um Parque Olímpico, os Jogos de Tóquio 2020 foram realizados em locais geograficamente dispersos no Japão. Então, houve a necessidade de construir sistemas com um alto nível de segurança dentro de um curto período de tempo para minimizar o impacto sobre os residentes locais.

Além disso, havia a necessidade de integrar a vigilância de cada instalação em um sistema. O de videovigilância operado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio, incluiu o equipamento existente composto por um total de 8 mil câmeras de segurança ligados a cerca de 2.500 conjuntos de sensores equipados nos locais. Isto permitiu que cada Centro de Comando de Segurança do Local e o Centro de Coordenação de Segurança dos Jogos monitorassem as transmissões de vigilância ao vivo com rapidez e precisão no caso de uma situação de segurança.

Além disso, pela primeira vez na história dos Jogos, câmeras vestíveis foram usadas pela equipe de segurança, tornando possível verificar as imagens de vídeo da perspectiva do segurança na sede da segurança. Além disso, ao compartilhar imagens em tempo real com órgãos de segurança pública relevantes, o sistema possibilitou a vinculação de informações operacionais.

A escala de entrega de equipamentos de segurança AV também foi a maior de todos os tempos para o número de câmeras de segurança que a Panasonic entregou para as Olimpíadas e Paraolimpíadas. A empresa mobilizou cerca de 3 mil pessoas para instalar cerca de 7 mil câmeras de segurança em 48 locais em todo o país, em apenas dois meses, aproveitando a experiência da empresa que vem sendo cultivada ao longo de muitos anos. Além disso, a Panasonic respondeu de forma flexível às mudanças repentinas e ao layout do local. A equipe também forneceu instruções cuidadosas para permitir uma operação tranquila e estabeleceu um sistema de manutenção que possibilitou uma resposta rápida 24 horas por dia durante os Jogos, contribuindo para o gerenciamento seguro e protegido dos Jogos.

A Panasonic contribuiu para construir um sistema de controle de acesso de entrada / saída exclusivamente para atletas e oficiais do torneio (aproximadamente 350 pistas) liderado pela Atos, o Parceiro Mundial de TI do COI e IPC, e com base no desenvolvimento conjunto desde 2014 de soluções AV e TI.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados