Home Reportagens Panasonic aposta em UHD com nova câmera de estúdio PTZ com sensor de 35mm

Panasonic aposta em UHD com nova câmera de estúdio PTZ com sensor de 35mm

Além da câmera AK-PLV100GSJ, a Panasonic lançou a AW-UE160W/K PTZ, uma solução com recursos UHD voltada para a indústria de transmissão

Por Ricardo Batalha

O catálogo de câmeras da Panasonic é renovado com a solução de estúdio AK-PLV100GSJ 4K, que possui um sensor 5.7K Super 35mm e montagem PL; e o PTZ AW-UE160W/K, com recursos UHD. A Panasonic Connect projetou a nova câmera 4K AK-PLV100GSJ para que as emissoras possam continuar oferecendo seu conteúdo audiovisual, mas com qualidade de vídeo de alta qualidade com um toque cinematográfico. Para conseguir esse efeito, a empresa japonesa implementou um sensor de grande formato de 5,7K super 35mm e uma montagem de lente PL, que é capaz de acomodar lentes de cinema para uma aparência superficial.

A AK-PLV100GSJ é compatível com as unidades de controle de câmera AK-HCU250 e AK-UCU600, permitindo complementar os sistemas de câmera de montagem B4 existentes. A câmera também aproveita a experiência da Panasonic em produção ao vivo baseada em IP, pois pode emitir sinais 12G-SDI do cabeçote da câmera e fazer interface com feedback, controle e outras comunicações diretamente, ou via ST 2110, quando usada sem uma CCU.

Da mesma forma, a Panasonic confirmou que esta câmera será compatível com SMPTE 2110, o que permitirá uma conexão “mais ágil” com a plataforma Kairos IT/IP.

PTZ AW-UE160W/K
Além da câmera de estúdio AK-PLV100GSJ, a Panasonic lançou a AW-UE160W/K PTZ, uma solução com recursos UHD voltada para a indústria de transmissão. O novo modelo principal da linha PTZ da Panasonic se orgulha de oferecer “o mais alto nível de desempenho de filmagem do setor” graças aos recursos 4K HDR e à incorporação de efeitos de vídeo “únicos” que permitem que o espectador seja atraído para “novas experiências”.

Além da alta sensibilidade de F14/2.000 lx, equivalente à de uma câmera de estúdio, e do processamento de imagem de última geração da linha de câmeras Lumix, a AW-UE160 possui foco automático de detecção de fase (PDAF), que permite a focagem de alta velocidade e também pode ser usado para fotografar assuntos em movimento rápido.

A nova PTZ está equipada com uma variedade de recursos que permitem a produção de vídeo de alta precisão, incluindo um novo mecanismo PTZ e estabilização de imagem híbrida. Por outro lado, a AW-UE160 é apresentada como a “primeira câmera PTZ” que suporta o padrão SMPTE ST2110 3 e transmissão sem fio com um roteador móvel 5G (usando tethering USB).

A PTZ AW-UE160W/K da Panasonic também se destaca por oferecer entrada de retorno; uma função de zoom de corte que pode produzir vídeo em vários ângulos com uma única câmera e saída 2x de alta velocidade (HD) de SDI/HDMI; suporte para protocolos como SMPTE ST2110, NDI 6 High Bandwidth, NDI|HX 6, SRT, FreeD, RTMP/RTMPS; suporte para arquivos de cena, controle de matriz de cores e software Panasonic gratuito e Remote Operation Panel (ROP) para gerenciamento de lote de várias câmeras; e uma exibição de forma de onda e função de indicador de nível horizontal que reduzem a carga nas configurações e ajuste do vídeo.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados