O catálogo de câmeras da Panasonic é renovado com a solução de estúdio AK-PLV100GSJ 4K, que possui um sensor 5.7K Super 35mm e montagem PL; e o PTZ AW-UE160W/K, com recursos UHD. A Panasonic Connect projetou a nova câmera 4K AK-PLV100GSJ para que as emissoras possam continuar oferecendo seu conteúdo audiovisual, mas com qualidade de vídeo de alta qualidade com um toque cinematográfico. Para conseguir esse efeito, a empresa japonesa implementou um sensor de grande formato de 5,7K super 35mm e uma montagem de lente PL, que é capaz de acomodar lentes de cinema para uma aparência superficial.
A AK-PLV100GSJ é compatível com as unidades de controle de câmera AK-HCU250 e AK-UCU600, permitindo complementar os sistemas de câmera de montagem B4 existentes. A câmera também aproveita a experiência da Panasonic em produção ao vivo baseada em IP, pois pode emitir sinais 12G-SDI do cabeçote da câmera e fazer interface com feedback, controle e outras comunicações diretamente, ou via ST 2110, quando usada sem uma CCU.
Da mesma forma, a Panasonic confirmou que esta câmera será compatível com SMPTE 2110, o que permitirá uma conexão “mais ágil” com a plataforma Kairos IT/IP.
PTZ AW-UE160W/K
Além da câmera de estúdio AK-PLV100GSJ, a Panasonic lançou a AW-UE160W/K PTZ, uma solução com recursos UHD voltada para a indústria de transmissão. O novo modelo principal da linha PTZ da Panasonic se orgulha de oferecer “o mais alto nível de desempenho de filmagem do setor” graças aos recursos 4K HDR e à incorporação de efeitos de vídeo “únicos” que permitem que o espectador seja atraído para “novas experiências”.
Além da alta sensibilidade de F14/2.000 lx, equivalente à de uma câmera de estúdio, e do processamento de imagem de última geração da linha de câmeras Lumix, a AW-UE160 possui foco automático de detecção de fase (PDAF), que permite a focagem de alta velocidade e também pode ser usado para fotografar assuntos em movimento rápido.
A nova PTZ está equipada com uma variedade de recursos que permitem a produção de vídeo de alta precisão, incluindo um novo mecanismo PTZ e estabilização de imagem híbrida. Por outro lado, a AW-UE160 é apresentada como a “primeira câmera PTZ” que suporta o padrão SMPTE ST2110 3 e transmissão sem fio com um roteador móvel 5G (usando tethering USB).
A PTZ AW-UE160W/K da Panasonic também se destaca por oferecer entrada de retorno; uma função de zoom de corte que pode produzir vídeo em vários ângulos com uma única câmera e saída 2x de alta velocidade (HD) de SDI/HDMI; suporte para protocolos como SMPTE ST2110, NDI 6 High Bandwidth, NDI|HX 6, SRT, FreeD, RTMP/RTMPS; suporte para arquivos de cena, controle de matriz de cores e software Panasonic gratuito e Remote Operation Panel (ROP) para gerenciamento de lote de várias câmeras; e uma exibição de forma de onda e função de indicador de nível horizontal que reduzem a carga nas configurações e ajuste do vídeo.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube