Panasonic revelou novidades que seriam apresentadas na NAB em Las Vegas com evento online impecável e eficaz
A Panasonic organizou um evento online impecável e eficaz na quarta-feira, 6 de maio, no qual, sob o lema “O futuro da produção de vídeo”, apresentou, graças à realidade virtual, as novidades que seriam apresentadas na NAB em Las Vegas, que precisou suspensa devido à pandemia global do coronavírus COVID-19. John Baisley, vice-presidente de imagens profissionais e sistemas visuais da Panasonic, afirmou que essa experiência on-line marca uma nova maneira de abordar clientes, parceiros, analistas e imprensa.
AK-HC3900
Mike Bergeron, gerente sênior de produtos, Live Production, foi contratado para apresentar um dos lançamentos mais importantes da multinacional: a nova câmera de estúdio AK-HC3900. Trata-se de uma câmera HDR de 1080p que amplia a popular série AK, com a possibilidade de atualizar para 4K nativo de 60p / 50p. Seguindo os passos do AK-HC3800, que estabeleceu o tom para sistemas profissionais de alta qualidade e produção de baixo custo por quase uma década, o novo AK-HC3900 é ideal para os mercados de transmissão, educação e empresas.
Entre os recursos que distinguem o sistema AK-HC3900 dos anteriores, destaca-se um conjunto completo de funções HDR / SDR simultâneas, capacidade multi-formato expandida (1080: 59.94p, 50p, 59.94i, 50i, 29.97PsF, 25PsF, 23.98PsF; 720 : 59.94p / 50p) e uma opção de atualização futura para produção 4K de 60p / 50p com vídeo 4K nativo e resolução horizontal de 2000TV. “AK-HC3900 é um sistema de câmera altamente profissional e econômico para os mercados de transmissão, educação e corporativo, equipado com novas ferramentas para futuras atualizações que garantirão o uso a longo prazo”, explicou Stefan Hofmann, diretor de operações de engenharia da Vendas de Panasonic Broadcast e ProAV.
“AK-HC3900GJ / GSJ captura a imagem de um sistema interno de imagens 4K para gerar impressionantes imagens HD HDR com espaço de cores, de acordo com a recomendação ITU-R BT.2020. Graças à captura interna de 4K e com uma possível atualização opcional de 4K, é possível obter uma resolução horizontal de 2000 linhas de TV”, acrescentou.
A nova câmera alcança uma alta sensibilidade de F10 com 59,94 Hz (2.000 lx) e uma relação sinal / ruído de 62 dB e também inclui um filtro ND motorizado e integrado. Bergeron chamou a atenção para a nova unidade de controle de câmera (CCU) AK-HCU250 de baixo custo, que, combinada com o novo ROP (AK-HRP250 Remote Control Panel), conecta vídeo e controle não comprimido de alta qualidade com a cabeça da câmera via cabo SMPTE de fibra óptica ou híbrido para fornecer energia ao mesmo tempo.
Essa nova CCU inclui todas as funções do sistema que o HC3800 já incluiu, às quais adiciona uma saída HDR / SDR simultânea, além da capacidade multi-formato expandida do HC3900 e a possibilidade de atualização em 4K. Entre outras inovações, incorpora funções de tronco 3G e prompter 3G. O novo ROP possui energia PoE (sem necessidade de fonte de alimentação), facilitando a instalação.
O CCU e o ROP estão equipados com slots para cartão SD, que podem ser usados para armazenar várias configurações ou atualizar o firmware. Os operadores de câmera podem escolher entre dois visores eletrônicos, o AK-HVF100GJ tipo 9 ou o AK-HVF75G tipo 7, ambos com LCDs coloridos. Os modelos AK-HC3900, AK-HCU250 e AK-HRP250 estarão disponíveis no quarto trimestre deste ano.
Por outro lado, Mike Bergeron também destacou o novo mixer 4K AV-UHS500 4K, lançado há alguns meses, e compatível com 12G-SDI e suporte 4K / 3G / HD de vários formatos com funções de conversão de subida / descida, HDR / SDR e ITU-R BT.2020 / BT.709. O mixer está equipado com 5 manipuladores, incluindo 2 canais de croma e 2 canais PinP.
Kairos
A Panasonic também lançou uma proposta interessante, estabelecida como uma plataforma de produção ao vivo de última geração, com produtividade incomparável. Esta nova plataforma de processamento de vídeo TI / IP oferece um sistema de arquitetura aberto para switcher de vídeo ao vivo, com flexibilidade, resolução e formato independentes de entrada e saída, utilização de processador CPU / GPU e escalabilidade ilimitada ME.
O sistema Kairos, baseado em COTS, oferece suporte nativo ao SMPTE ST 2110 IP e permite fluxos de trabalho de IP ao vivo, podendo, segundo a empresa, eliminar restrições de hardware dedicados.
“Kairos chega no momento em que a indústria de criação de conteúdo faz a transição para fluxos de trabalho IP ativos, exigindo que os produtores de transmissão e eventos pensem em como eles irão proteger suas produções e instalações no futuro”, disse Michael Bergeron, gerente sênior de produtos da Panasonic para sistemas de produção ao vivo.
Com um conjunto cada vez maior de ferramentas e hardware, os produtores precisam de uma solução abrangente para vários aplicativos para se libertar dos limites do hardware tradicional. “Como uma plataforma de TI / IP baseada em uma arquitetura de software aberta, Kairos pega os vários componentes de um programa de transmissão e os virtualiza, para que as produções sejam flexíveis, dinâmicas e poderosas”, acrescentou Bergeron.
A plataforma Kairos possui conectividade IP padronizada em vez de entradas e saídas de vídeo individuais, possibilitando que o dispositivo suporte sinais de banda base e IP em qualquer combinação. Oferece processamento não compactado de fluxos SDI, ST 2110 e NDI de qualquer resolução e em qualquer formato, incluindo formatos não tradicionais como 32: 9 para uma tela de LED, disse a Panasonic.
Em aplicações de televisão, a Kairos se integra perfeitamente à infraestrutura ST 2110 existente de uma instalação e não requer gateways IP adicionais. Em locais de esportes e entretenimento e em situações de produção ao vivo, permite que a equipe com tempo limitado de treinamento forneça conteúdo atraente e configure sistemas complexos por meio de sua GUI personalizável e amigável.
Além disso, a plataforma é baseada em GPU e permite que os usuários aloquem o poder de processamento com eficiência total para obter desempenho semelhante a sistemas de hardware maiores. A latência de processamento pode ser tão baixa quanto um quadro. O Kairos também oferece suporte à sincronização do Precision Time Protocol (PTP).
A Kairos permite que os usuários gerenciem um número ilimitado de camadas e efeitos com facilidade através de sua GUI. Como o processamento do mix de vídeo é baseado em GUI, não há limite para o número de MEs ou chaves, como é o caso de um comutador tradicional. A nova plataforma está centralizada no quadro principal do KAIROS Core, responsável por todo o processamento de vídeo.
O quadro principal da Versão 1 gerencia E / S de vídeo por meio de uma placa gateway Deltacast e / ou uma conexão Mellanox 100 GbE NIC (placa de interface de rede) a dispositivos IP COTS e gateways SDI e HDMI. O controle é gerenciado em dispositivos que operam em uma Ethernet Gbit separada, incluindo o Kairos Creator, software de interface gráfica para instalação e painel de controle baseado em software e Kairos Control, o painel de controle de hardware de qualidade premium da Panasonic, estilo 2ME.
A Panasonic também anunciou que estabeleceu um programa Kairos Alliance Partners, que inclui fabricantes de hardware IP COTS e principais fornecedores de servidores gráficos, de automação e de mídia. Para a plataforma Kairos, é importante vincular-se a outros fornecedores, uma vez que a Kairos usa uma variedade de ecossistemas de computação baseados na tecnologia COST, o que permite expandir facilmente suas funções e links com dispositivos externos, adicionando software de aplicação. No momento, empresas líderes do setor, como Brainstorm, Riedel, Nvidia, ChryronHego e Cisco, já anunciaram sua participação nesta aliança.
Produção remota
Hamid James, gerente de produto da produção remota, apresentou outra das apostas do fabricante: o novo PTZ AW-UE100 4K 60p. Disponível no final de junho, a câmera está emergindo como perfeita para produções de AR e VR com saída simultânea em banda base e IP e um aspecto importante nesse tipo de ambiente, apenas um quadro de latência. Integrada com pan / tilt / zoom, oferece uma ampla gama de protocolos de transmissão IP, entre os quais incluem alta largura de banda NDI, NDI | HX alta eficiência e seguro confiável Transportes (SRT).
Possui um motor Direct Drive recém-projetado que garante movimento suave de panorâmica e inclinação e oferece flexibilidade de instalação, baixo ruído e captura de imagem em alta resolução. É ideal para produção remota ao vivo e em estúdio de alta qualidade em transmissão, palco, eventos corporativos e esportivos.
O UE100 incorpora um sensor MOS 4K do tipo 1 / 2,5, que gera imagens de vídeo de alta qualidade em UHD 4K / 60p e oferece uma ampla variedade de interfaces, incluindo 12G-SDI, 3G-SDI, HDMI e IP. O UE100 é adequado para capturar imagens em espaços confinados e em salas grandes. Uma lente de ângulo de visão horizontal de 74,1 graus permite fotografar áreas amplas a partir de um espaço de instalação limitado, e seu zoom óptico 24x mantém excelente qualidade de imagem com altas taxas de zoom, permitindo que você fotografe grandes espaços interiores.
Para transmissões de vídeo ao vivo de baixa latência, o UE100 oferece NDI de alta largura de banda para transferir vídeo 4K / 60p a velocidades de aproximadamente 250 Mbps e para transmissão de vídeo em HD total a aproximadamente 100 Mbps, por meio de um único cabo LAN. Além disso, oferece NDI | HX de alta eficiência e baixa largura de banda para streaming de vídeo a taxas de bits baixas.
O protocolo SRT (Secure Reliable Transport) mantém a estabilidade nas transmissões de vídeo de alta qualidade, mesmo em ambientes de rede instáveis; O recurso RTMP / RTMPS permite a transmissão direta por um único cabo para serviços de transmissão ao vivo, como o YouTube Live e o Facebook Live.
Sua saída FreeD permite a conexão com sistemas AR / VR e fornece informações de rastreamento da câmera (panorâmica / inclinação / zoom / foco / abertura) para configurar facilmente sistemas sem um codificador. O mecanismo Direct Drive integrado com compensação de rolo melhora a imobilidade e a estabilidade durante as operações de panorâmica / inclinação.
A câmera possui uma faixa de panorâmica de ± 175 ° e uma faixa de inclinação de -30 ° a 210°. Outras características notáveis são um filtro ND de quatro posições (Clear, ¼, 1/16, 1/64), modo noturno para fotografar com luz infravermelha e compatibilidade com a fonte de alimentação PoE ++. AW-UE100 será oferecida em preto e branco e estará disponível no terceiro trimestre.
AG-CX10
Steve Cooperman, gerente sênior de produtos da News & Content Creation, comentou alguns destaques da nova câmera AG-CX10, projetada para a produção de notícias sobre transmissão, web e canal social. A série CX permite a captura de imagens de alta qualidade com vários formatos de gravação e codecs 4K e HD, incluindo HEVC 4K / 10 bits 60p. Além disso, oferece formatos All-Intra, MOV e P2 AVC Ultra de alta taxa de bits para fluxos de trabalho de notícias baseados em HD.
Compacta e com perfeita mobilidade e portabilidade para uso no local, permite gravação 4K 60p de alta qualidade. Oferecendo desempenho óptico de alto desempenho com uma lente grande angular de 25 mm e 32x i.Zoom (gravação em 4K), o foco automático de alta precisão exclusivo da Panasonic oferece foco preciso em alta velocidade, tanto para 4K como para Full-HD.
Os novos modelos também incorporam um grande número de funções profissionais, como dois toques manuais, um filtro ND , uma luz de vídeo LED integrada e gravação de áudio PCM linear de alta resolução e 24 bits. Para gravação de vídeo, o novo modelo suporta gravação interna de 10 bits 4: 2: 2 e o novo codec HEVC de alta eficiência. Além disso, também permite escolher entre diferentes formatos de gravação.
Os WiFi integrado suportes live streaming HD usando apenas a câmera. Além disso, o AG-CX10 suporta o formato de arquivo P2 MXF. Ele incorpora streaming ao vivo em HD via Ethernet e um recurso de conexão IP compatível com NDI | HX; Além disso, possui conectividade para usá-lo como câmera para transmissões ao vivo. Oferecendo desempenho óptico de alto desempenho, com uma lente grande angular de 25mm1 e 32x i.Zoom (gravação 4K), o foco automático exclusivo de alta precisão oferece foco preciso e de alta velocidade para 4K e Full-HD.
Mais informações em http://business.panasonic.com/products-professionalvideo