No seu “Smart Studio”, a Panasonic apresenta o sistema 8K ROI e os sistemas de câmera Pan/Tilt/Zoom 4K com software Tecnopoint, BlackTrax e Brainstorm em demonstração de realidade aumentada ao vivo no evento
A Panasonic System Solutions Company, da América do Norte, está demonstrando produtos e tecnologias avançadas para produção ao vivo NAB 2019, feira de tecnologia, entretenimento e novas mídias realizada entre hoje (8) e 11 de abril em Las Vegas (EUA). Os visitantes do estande da empresa (C3607) podem visualizar os principais lançamentos para produção ao vivo no Smart Studio, um conjunto que demonstra os recursos da AW-UE150, a nova câmera pan/tilt/zoom 4K/HD da Panasonic, em integração com sistemas virtuais de terceiros para ilustrar os últimos desenvolvimentos em RA (Realidade Aumentada). Entre eles, está o software Tecnopoint Tuning, sistemas de colunas telescópicas Totem e sistemas dolly de piso e teto motorizados, trazendo mais eixos e outra dimensão de movimento para a produção ao vivo.
A partir do suporte freeD da câmera UE150 4K (para integração em sistemas virtuais), uma cena pode ser mapeada digitalmente, permitindo o rastreamento do movimento do objeto com a câmera e os sistemas Tecnopoint, enquanto coordena a exibição ao vivo de um objeto em realidade aumentada através de um servidor Brainstorm.
“Os clientes de produção ao vivo buscam mais do que melhorar o desempenho de vídeo, estão interessados em incrementar o valor da produção com menos recursos e mais ângulos e movimentos de câmera”, afirma Carter Hoskins, diretor de transmissão, cinema e sistemas de vídeo profissional da Panasonic.
Novo sistema 8K ROI
Os principais produtos em destaque no Smart Studio incluem o sistema multi-câmera de 8K ROI (Região de Interesse) que, utilizando câmeras 8K, permite que até quatro vídeos HD diferentes sejam cortados a partir de uma imagem de grande angular 8K de alta resolução. Além disso, cada imagem recortada pode ser deslocada, inclinada e ampliada individualmente, permitindo que uma única câmera 8K ROI sirva como quatro câmeras HD. Assim, é possível economizar o espaço anteriormente ocupado por câmeras reais no estúdio. Além disso, um múltiplo de unidades de câmera multifuncionais 8K (máximo de oito unidades) pode ser conectado e operado como um sistema integrado.
Ao vincular uma área de corte em uma câmera a várias imagens de recorte em outras câmeras, as funções de panorâmica, inclinação e zoom nas várias imagens de recorte operam em vinculação ao deslocamento, inclinação e zoom no quadro principal. A função de correção automática de distorção grande angular alcança imagens de aparência natural, mesmo nos vídeos cortados da periferia do quadro. A unidade de controle da câmera é capaz de gerar a imagem 8K completa (como 4x 12G SDI feeds) utilizável para sistemas de replay de 8K ROI, como os fornecidos pela Fletcher Chicago no Super Bowl LIII.
O sistema de 8K ROI é combinado com o sistema de rastreamento BlackTrax em tempo real para rastrear automaticamente assuntos em movimento no set, com fotos perfeitamente enquadradas e prontas para serem programadas. O produto está programado para ser lançado no mercado em julho de 2019.
A Panasonic também lançou a câmera PTZ (pan/tilt/zoom) full-HD, AW-HE42, com uma ampla gama de interfaces, incluindo 3G-SDI/HDMI/IP. Este novo e integrado PTZ oferece melhorias significativas em lentes, estabilização e interfaceamento em relação aos modelos anteriores da Panasonic nesta classe.
A HE42 possui uma saída FHD de 1080p, um amplo ângulo de visualização horizontal de 65,1 graus, um zoom óptico de 20X e 30X i.Zoom. Equipado com um sensor MOS FHD tipo 1/2.3, o HE42 fornece um número maior de interfaces, incluindo 3G-SDI, HDMI, IP (facilitando streaming e suporte a NDI|HX *) e genlock para correspondência de câmeras em produção ao vivo.
A HE42 foi projetada para produzir vídeo de alta qualidade e controle e movimentação precisos para produção remota e uso IMAG exigentes. É ideal para salas de conferências, eventos, encenações, ensino à distância e locais de culto e adoração. O HE42, nas versões preto e branco, deverá estar disponível em junho de 2019 com um preço sugerido abaixo de US $ 5.000. Vale lembrar que o suporte para NDI | HX * requer uma compra da solução da marca Vizrt/NewTek.
P2 Cast on AWS: fluxo de trabalho na Amazon Web Services
A Panasonic também anunciou o lançamento do novo fluxo de trabalho “P2 Cast on AWS”, bem como um novo gravador de câmera P2 4K e compatibilidade de gravação P2 MXF para a camcorder AG-CX350 4K, todos em 2019.
O “P2 Cast on AWS” é um serviço que implanta o P2 Cast, uma solução de fluxo de trabalho de produção de notícias, na nuvem da AWS (Amazon Web Services). A operação de avaliação em conjunto com o EDIUS Cloud, solução da Grass Valley, na AWS já foi iniciada e estão sendo feitos os preparativos para implantar o serviço em 2019.
Enquanto o atual P2 Cast acessa o servidor P2 Cast na nuvem para fazer o download do conteúdo para o servidor do cliente, com o P2 Cast na AWS, tudo, desde a edição até a distribuição, pode ser implementado coletivamente na nuvem.
Outros destaques da oferta de produtos NAB 2019 da Panasonic incluem a nova AG-CX350, a camcorder de lente fixa 4K 10-bit mais leve do mercado, e o EVA 3.0, a versão mais recente da popular câmera de cinema digital com resolução 5.7K AU-EVA1.
Para produção ao vivo de alto nível, a Panasonic propõe um mixer modular escalável, capaz de trabalhar em um ambiente híbrido SDI/SMPTE2110 em HD, 3G ou 4K e alimentado por vídeo MoIP do sistema de câmera Panasonic AK-UC4000 (incluindo o AK- NP600 projetado com a interface MoIP SMPTE 2110).
O AK-UC4000 agora oferece transmissão sem fio 4K, saída V-Log para produção quase ao vivo, incluindo produções Netflix e conectividade Ross Video Dashboard. O conjunto de produção ao vivo também recebe as entradas do PTZ AW-UE150 integrado ao servidor de controle de hardware e software do Tecnopoint. Mais fontes de vídeo são derivadas do sistema 8K ROI da Panasonic, desenvolvido pela BlackTrax para rastreamento automático.
Finalmente, em termos de cinematografia high-end, o desempenho em condições de pouca luz do VariCam 35, o VariCam LT eo AU-EVA1 se destacam, como é evidente no conjunto ISO “ISO” Dual, onde as vantagens de tem um ISO dual nativo.
Na incrível variedade de câmeras PTZ, que agora tem dez anos, a Panasonic agora adiciona dois novos modelos: AW-HE42K e AW-UE4.
Em 2008, a Panasonic lançou seu primeiro PTZ, dois anos depois incorporou o controle de IP. Em 2011, a empresa lançou um modelo com design compacto e um ano depois o PTZ admitiu vídeo em IP com trolling. Em 2015 o suporte PoE foi incorporado, em 2017 a PTZ primeira para exterior nasceu sob o padrão de proteção IP65. Agora, eles já estão no mercado PTZs 40K 60p para 12G-SDI.