A Panasonic Connect projetou a nova câmera AK-PLV100GSJ 4K para que as emissoras possam continuar oferecendo seu conteúdo audiovisual, mas com qualidade de vídeo de alta qualidade com um toque cinematográfico. Para conseguir esse efeito, a empresa japonesa implementou um sensor de grande formato de 5,7K super 35mm e uma montagem de lente PL, capaz de acomodar lentes de cinema para uma aparência superficial.
“O público se acostumou com o conteúdo de vídeo de alta qualidade de suas plataformas de streaming e suas expectativas de transmissões esportivas, segmentos de notícias locais e cultos por transmissão continuarão a crescer. A câmera de estúdio AK-PLV100GSJ entrará no mercado em meio a essa proliferação de transmissão para ajudar as equipes de produção de todos os setores a tornar seu conteúdo mais empolgante e envolvente”, comentou Rodrigo Costa, gerente da Panasonic. “A Panasonic Connect está comprometida em aprimorar a transmissão de vídeo ao vivo de música e eventos esportivos com soluções inovadoras para produção no local, incluindo câmeras de estúdio baseadas em IP para produção avançada e construção de sistema flexível.”
O AK-PLV100GSJ é compatível com as unidades de controle de câmera AK-HCU250 e AK-UCU600, permitindo complementar os sistemas de câmera de montagem B4 existentes. A câmera também aproveita a experiência da Panasonic em produção ao vivo baseada em IP, pois pode emitir sinais 12G-SDI do cabeçote da câmera e fazer interface com feedback, controle e outras comunicações diretamente ou via ST 2110 quando usada sem uma CCU. Da mesma forma, a Panasonic confirmou que esta câmera será compatível com SMPTE 2110, o que permitirá uma conexão “mais ágil” com a plataforma Kairos IT/IP.
“Com a mais alta tecnologia do mercado e com foco no padrão cinematográfico 4K, essas câmeras estão na vanguarda do mercado de Broadcast. Elas certamente ajudarão nosso crescimento permanente de vendas de nossa empresa e nossos parceiros revendedores na região, aumentando os produtos Panasonic na indústria profissional da América Latina”, disse Edson Marion, CEO da Merlin Distribuidora, distribuidora master da Panasonic para toda a América Latina.
NOVA PTZ AW-UE160 4K
Além da câmera de estúdio AK-PLV100GSJ, a Panasonic lançou a AW-UE160W/K PTZ, uma solução com recursos UHD voltada especificamente para o setor de transmissão. Este novo modelo principal da gama Panasonic PTZ orgulha-se de oferecer “o mais alto nível de desempenho de filmagem da indústria” graças aos seus recursos 4K HDR e à incorporação de efeitos de vídeo “únicos” que permitem que o espectador seja atraído para “novas experiências”.
“Este será o novo modelo emblemático que procura uma expressão visual nova e única, combinando a flexibilidade de uma câmara PTZ que pode ser ajustada livremente em posição e ângulo com a funcionalidade de uma câmara de estúdio usado na indústria de transmissão. Acreditamos que com este lançamento, a adoção de câmeras PTZ será ainda maior”, destacou Rodrigo Costa. “Para resolver os desafios no local no mercado de conteúdo de vídeo, onde essa demanda continua a se expandir, a AW-UE160W/K é o primeiro produto do setor, combinando os pontos fortes de câmeras de sistema e câmeras PTZ. Ela também possui o mais alto nível de desempenho de captura do setor, com efeitos de vídeo exclusivos que podem ser expressos usando uma variedade de métodos de captura e uma série de novos recursos que proporcionam aos espectadores novas experiências, incluindo imagens imersivas de uma perspectiva sem precedentes”, acrescentou o gerente da Panasonic.
A câmera PTZ 4K AW-UE160 possui um sensor MOS 4K de 1” recém-desenvolvido que oferece a mais alta sensibilidade de toda a linha PTZ Panasonic de F14 / 2.000 lx, equivalente ao de uma câmera de estúdio, e o processamento de alta qualidade da linha de câmeras Lumix. A AW-UE160 possui um foco automático de detecção de fase (PDAF) recém-desenvolvido, que permite foco em alta velocidade e também pode ser usado para fotografar assuntos em movimento rápido.
A nova PTZ está equipada com uma variedade de recursos que permitem a produção de vídeo de alta precisão, incluindo um novo mecanismo PTZ e estabilização de imagem híbrida. Por outro lado, a AW-UE160 é anunciada como a “primeira câmera PTZ” a suportar SMPTE ST2110 e transmissão sem fio com um roteador móvel 5G (usando tethering USB).
A Panasonic AW-UE160W/K PTZ também se destaca por oferecer entrada de retorno; uma função de zoom de corte que pode produzir vídeo em vários ângulos com uma única câmera e saída 2x de alta velocidade (HD) de SDI/HDMI; suporte para protocolos como SMPTE ST2110, NDI High Bandwidth, NDI|HX, SRT, FreeD, RTMP/RTMPS; suporte para arquivos de cena, controle de matriz de cores e software Panasonic gratuito e Remote Operation Panel (ROP) para gerenciamento de lote de várias câmeras; e uma função de exibição de forma de onda e indicador de nível horizontal que reduz a carga de configuração e ajuste de vídeo.
“Equipamentos de produção de todos os tipos podem capturar facilmente imagens nítidas mesmo nas condições de iluminação mais difíceis. Enquanto isso, o novo filtro óptico passa-baixa do UE160 reduz o moiré para uma qualidade de imagem mais clara ao fotografar contra uma parede de LEDs, o que é especialmente importante para ambientes de aluguel e palco ou adoração. Sua taxa de quadros de alta velocidade ajudará os locutores esportivos a capturar fotos em câmera lenta HD para replays, enquanto a integração perfeita com o sistema de câmera robótica traz movimentos de transmissão ao vivo para o PTZ, dando O resultado é uma produção de vídeo dinâmica e muito atraente”, detalhou Valdiney Marcelino, diretor comercial da Merlin Distribuidora.
“Junto com essas novas tecnologias que a Panasonic disponibiliza aos profissionais da indústria profissional em nossa região, a Merlin Distribuidora continuará a colocar todos os esforços para fornecer todo o suporte, entrega imediata e suporte que nossos parceiros de negócios precisam para continuar crescendo e posicionando a marca Panasonic em toda a América Latina”, revelou João Marchiore, CFO da Merlin.
“Estamos muito satisfeitos! A Merlin é uma parceira de longa data e alinhada aos nossos valores. Temos objetivos muito bem definidos juntos e sem dúvida, seu trabalho e o know-how que Merlin possui contribuíram muito para o sucesso do desenvolvimento da marca na América Latina”, concluiu Ricardo Costa sobre o trabalho realizado pela Merlin Distribuidora na região.
Site relacionado: www.merlindistributor.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube