Home Entrevistas Panorama Q&A: entrevista com Rodrigo Brasiel, CEO da SNews

Panorama Q&A: entrevista com Rodrigo Brasiel, CEO da SNews

A empresa brasileira SNews tem trabalhado com parceiros na Europa e Américas, além de mercados emergentes como Índia, África e América do Sul

Por Redação

A SNews conquistou reputação global, com clientes conquistados nos principais continentes e participação direta nos principais eventos de tecnologia audiovisual pelo mundo. O Panorama Q&A traz uma entrevista com Rodrigo Brasiel, CEO da empresa brasileira criada por Dino Maia em 1997.

Como é a aceitação do mercado internacional com as soluções da SNews?
Rodrigo Brasiel:
A aceitação do mercado internacional para as soluções da SNews tem sido excepcional, desde a sua criação há 26 anos. Nossos principais clientes são provedores de conteúdo de alto nível. Além dos principais continentes como Europa e Américas, temos trabalhado com parceiros em mercados emergentes como a Índia, África e América do Sul, o que nos torna amplamente reconhecidos como fornecedores de soluções de tecnologia audiovisual de nível superior.

Antes de entrar em qualquer país e realizar qualquer parceria, buscamos entender bem as particularidades locais e como nossos softwares podem atender às necessidades daquele mercado. Além disso, procuramos parceiros que estejam alinhados à nossa cultura e à nossa visão de oferecer uma excelente experiência de uso para nossos clientes.

A SNews acredita que, para uma empresa brasileira ganhar mercado internacional, é necessário fazer um caminho árduo, mas também muito gratificante. É nossa intenção também servir como exemplo para outras empresas brasileiras, incentivando-as a conquistar mercados fora do Brasil.

Recentemente, a SNews anunciou a integração das soluções de newsroom Arion com o sistema da empresa Playbox, como funciona esta parceria? Quais outras fabricantes são as principais parceiras de integração com as soluções SNews?
Rodrigo Brasiel:
Integração com usuário final em mente: Esta é a nossa premissa na SNews quando trabalhamos com parcerias para integrar nossa solução de newsroom Arion. A nossa parceria mais recente é com o sistema da Playbox Neo, que permitirá que os usuários criem, editem e publiquem conteúdos de notícias diretamente na plataforma, aproveitando as funcionalidades do Arion de maneira mais eficiente. Não somente isso, a SNews também trabalha em estreita colaboração com outras fabricantes de tecnologia audiovisual, como EMAM, EditShare, Vizrt, Grass Valley, Flowics, Ross Video, Metus, wTVision e outras, para oferecer aos usuários experiências de produção de alta qualidade criativa.

Estas parcerias permitem que os profissionais de broadcast e audiovisual
tenham acesso a integrações ricas entre diferentes sistemas e plataformas, para que possam criar, editar e publicar conteúdos de notícias de maneira otimizada.

Como é o modelo de negócios da empresa, atuam diretamente e através de outros integradores de sistemas?
Rodrigo Brasiel:
A SNews trabalha com dois modelos de negócio no Brasil: a venda direta e a venda autorizada através de revendedores selecionados. Já no mercado internacional, operamos através de revendedores autorizados. Sempre temos em mente a inovação e o relacionamento com o cliente ao escolhermos nossos revendedores. Eles são profissionais com experiência e expertise no mercado de broadcast para que possam oferecer nossas soluções a clientes de diversos países. Por isso, trabalhamos com esses parceiros para que possamos transmitir a cultura da SNews ao redor do mundo.

O mercado tem migrado cada vez mais para soluções baseadas em serviço, com assinaturas mensais para o uso de suas soluções, vocês também atuam neste formato ou tem planos neste sentido?
Rodrigo Brasiel: Desde que iniciamos nosso primeiro negócio, há vinte e seis anos, SNews já oferece serviços de assinatura. Acreditamos que os produtos e serviços devem evoluir constantemente e, por isso, nossa solução de jornalismo e SAAS (Software como Serviço) é baseada em recorrência. Estamos comprometidos em entregar novidades mensais aos nossos clientes, parceiros e consumidores.

Além disso, oferecemos também a opção de aquisição, mas o modelo de recorrência é o que mais acreditamos e vemos o mercado migrando para SaaS. É um casamento entre as partes, um relacionamento a longo prazo que busca crescer de forma contínua.

O jornalismo colaborativo e o crescimento das redes sociais possibilitaram um
dinamismo de informações nunca visto antes, como as soluções da empresa colaboram para que os jornalistas possam usufruir destas tecnologias?
Rodrigo Brasiel:
Atender a várias plataformas de comunicação de maneira horizontal, desde a televisão, rádio, websites e até as mídias sociais, sempre foi o grande objetivo do Arion NRCS. Nossa equipe está comprometida com esse escopo em todas as atualizações que lançamos para o software ao longo dos últimos 10 anos. Então, nós fornecemos aos jornalistas e profissionais de audiovisual e broadcast a possibilidade de agilizar seu trabalho, diminuir os custos relacionados à produção de conteúdo e impulsionar a eficiência da comunicação. Além disso, nosso sistema de jornalismo permite que os usuários compartilhem informações e contribuam para o processo de produção de conteúdo. Isso também inclui a integração com várias plataformas de CMS e outros sistemas e soluções de produção e edição de conteúdo (playouts, geradores de caracteres, media centers, etc) bem como a integração entre as empresas de diferentes regiões, permitindo que elas trabalhem em conjunto.

Vocês também são uma incubadora de startups e recentemente lançaram uma solução de mobile journalism, o MOJO, pode falar mais sobre isso?
Rodrigo Brasiel:
Nos orgulhamos muito de falar sobre o nosso case de sucesso de Startup Estúdio, o SOUV. Nós acreditamos no empreendedorismo e na ideia de que aqueles que fazem parte da nosso time, os que compartilham as nossas culturas, crenças e valores possam se tornar sócios dos nossos projetos. O Souv Reporter, MOJO recentemente lançado, é um deles. Estamos muito felizes com o sucesso que tem tido nas várias regiões do país, onde emissoras de diferentes portes já tem aderido a ferramenta. O SOUV não é apenas um aplicativo, mas um ecossistema que tem a finalidade de simplificar a edição de matérias, transmissões ao vivo de qualidade estável, além de integrar com sistemas de jornalismo da SNews e de outros parceiros.

Além disso, temos também a plataforma de jobs onde as emissoras podem consultar currículos de profissionais de comunicação, como videomakers ou repórteres. E, para que os jornalistas possam acompanhar o ritmo e ter um tempo de adaptação para produzir matérias com o celular para a emissora, nós também temos a parte de Academy. Nela nós oferecemos cursos, mentorias e workshops para que eles possam se tornar maestros deste universo de jornalismo mobile. Nosso objetivo é cada vez mais oferecer soluções de qualidade, capilares e econômicas para que as emissoras possam oferecer conteúdos cada vez mais completos ao público final.

Este ano temos a 100ª edição da NAB Show, a maior feira de mídia e entretenimento do mundo, realizada anualmente em Las Vegas. A Snews é expositora tradicional neste evento há muitos anos, o que estão preparando de novidades para esta edição histórica?
Rodrigo Brasiel:
Nesta edição histórica da NAB estamos animados para apresentar nossa solução de newsroom, Arion (NRCS), que foi atualizada com novas features que oferecem aos usuários fluxos de trabalho mais eficientes. Desenvolvemos também um trabalho junto com nossos parceiros para oferecer novas soluções de distribuição de conteúdos que permitam a entrega de conteúdo em qualquer lugar.

Pretendemos mostrar mais sobre isso no nosso stand (North Hall & Central Lobby – N1975). Além disso, vamos demonstrar como nossa solução se integra a outras ferramentas, como geradores de caracteres, exibidores, sistemas de mídia e sistemas de jornalismo mobile, oferecendo aos profissionais de broadcast uma experiência mais fluida e integrada.

Neste momento o trend topic é machine learning e inteligência artificial, tema recorrente pensando em jornalismo de dados. Vocês estão desenvolvendo soluções nestas vertentes?
Rodrigo Brasiel:
Sim, a SNews tem investido intensamente em novas tecnologias de inteligência artificial e machine learning para ajudar os profissionais de audiovisual e broadcast a desenvolver conteúdo de notícias de forma mais ágil e produtiva. Estamos desenvolvendo soluções específicas para este setor, que tornarão o processo de criação de conteúdos mais flexível, permitindo que os usuários criem conteúdos mais imersivos. Além disso, estamos trabalhando em conjunto com nossos parceiros para oferecer soluções prontas para uso, de forma que os profissionais de audiovisual e broadcast possam começar a produzir conteúdos de qualidade usando inteligência artificial e machine learning. Na SET, apresentaremos essa novidade ao mercado. Para aqueles que forem à NAB, convido-os a darem uma passada em nosso stand para ter uma prévia do que está por vir!

Quais são os principais pontos fortes das soluções oferecidas pela SNews frente a outros players do mercado?
Rodrigo Brasiel:
Nossos produtos foram desenvolvidos para oferecer uma experiência de uso intuitiva e personalizada para todos os tamanhos de veículos de comunicação, incluindo televisão, rádio e outras plataformas digitais. Na SNews, trabalhamos em estreita colaboração com engenheiros, profissionais de T.I. e jornalistas para garantir que oferecemos soluções modernas e robustas, pensando sempre nas necessidades do usuário final. Além disso, nosso time de especialistas oferece treinamentos e suporte especializado para ajudar os clientes a aproveitar todas as funcionalidades dos nossos sistemas. Acreditamos que essa combinação exclusiva de design intuitivo, robustez e suporte personalizado garantem que oferecemos o mais alto nível de solução para profissionais de audiovisual e broadcast, fazendo da SNews uma das principais opções do mercado.

Por fim, falando em mercado internacional, quais são as expectativas da SNews para 2023?
Rodrigo Brasiel:
Nos últimos anos, desenvolvemos grandes parcerias com produtos e representantes que nos possibilitaram a realização de grandes projetos e amadurecimento de nossos produtos como um todo. 2023 já se projeta como um ano incrível para SNews.
Desde o começo deste ano, já estamos trabalhando em outros grandes projetos, com a expectativa de crescimento exponencial por meio de novas parcerias e novos desafios. Pretendemos participar dos principais eventos da indústria neste ano e estamos orgulhosos em fazer parte do crescimento deste setor.

Site relacionado: https://snews.tv/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados