Com o projeto “Mission Transparency”, Parlamento Europeu e Lawo estão entre os vencedores do cobiçado AV Awards
Apelidado de “o Oscar do mundo A/V”, o AV Awards foi realizado no Battersea Evolution, em Londres. Os juízes reconheceram o formidável desafio do projeto “Mission Transparency”, que resultou em uma abordagem inovadora e em uma enorme infraestrutura de áudio e vídeo sobre IP com flexibilidade máxima de dimensionamento. Toda a rede é gerenciada por meio de uma interface gráfica personalizada para controle seguro sobre milhares de canais de áudio e vídeo. O “Mission Transparency”, que conquistou o prêmio “Projeto do setor público do ano”, é baseado em uma plataforma de padrões abertos (ST2110, AES67, Ember +) e independente do fabricante.
Mudando a percepção do Parlamento e incentivando os cidadãos a prestar atenção no que acontece lá dentro e a votar na hora da eleição tornou-se a missão central de sua Unidade Audiovisual. Suas campanhas bem-sucedidas em 2019 foram apenas dois destaques de um projeto ambicioso que agora está em pleno funcionamento, com mais de 640 transmissões de vídeo e mais de 9.000 canais de áudio na rede IP redundante do EP a qualquer momento, tanto no local e como nas cidades.
Qualquer palavra falada em qualquer idioma está agora disponível para qualquer pessoa, em qualquer lugar, e a infraestrutura de roteamento e mixagem de áudio baseada em IP está perfeitamente conectada aos sistemas de conferência de todas as 85 salas de reunião em Bruxelas e Estrasburgo, completas com traduções simultâneas em até 32 idiomas.
Além da equipe interna, o Parlamento Europeu chamou a ajuda de prestadores de serviços externos, incluindo a Lawo, uma provedora de soluções de rede, vídeo, áudio e controle. A decisão estratégica no centro do projeto foi basear o novo sistema em links IP entre os vários sites para acomodar o transporte de vídeo, áudio e controle em HD e a capacidade de lidar com milhares de fluxos simultâneos de dados de áudio e vídeo. O sistema abrange vários edifícios (distâncias de até 350m) e dois parlamentos (com 450 km de distância). O resultado é uma das mais complexas infraestruturas de A/V do mundo.
Debates e reuniões resultam em um programa de vídeo ao vivo com até 24 feeds de áudio; os sinais provenientes das salas de conferência e dos intérpretes são fornecidos a um Lawo V__remote4, que incorpora o áudio em dois sinais SDI (cada um capaz de transportar até 16 canais de áudio além do vídeo) e cuida da sincronização labial. Os dois sinais SDI são convertidos em fluxos de IP e transmitidos ao Centro Multimídia do Parlamento, onde são codificados, transmitidos e distribuídos.
Outras decisões inovadoras foram comprar um potente roteador de áudio sem painel de controle físico, o uso de blades de processamento e roteamento de vídeo IP definidos pelo software Lawo V__matrix e o blade de processamento de vídeo IP e do Virtual Studio Manager (VSM) da Lawo para gerenciamento abrangente de instalações. O sistema de controle VSM independente de formato e fabricante permite aos operadores corrigir, rotear, ajustar e monitorar sinais de vídeo e áudio nos domínios IP e banda base.
O VSM também controla todos os dispositivos A/V relevantes nas instalações e na “outra cidade” por uma rede IP redundante de 40 / 10GbE de espinha/folha e permite que as operadoras monitorem e alterem o status e os níveis dos sinais de áudio e vídeo. Além dos canais de TV EBS e EBS +, o Parlamento Europeu opera vários canais de rádio, que também estão conectados à rede IP em todo o campus.
“A transparência da missão é um bom exemplo de como uma etapa leva logicamente à próxima”, comentou Dirk Sykora, arquiteto de sistemas da Lawo para este projeto. “Decisões bem embasadas em estágios cruciais facilitaram o dimensionamento da instalação em um ritmo impressionante, adicionando mais funcionalidades, conforme necessário. O Parlamento Europeu pode se orgulhar de um sistema AV verdadeiramente único.”
Jamie Dunn, CCO da Lawo, acrescentou: “Não há como não ficar impressionado com o número de canais de áudio e fluxos de vídeo que circulam pela rede IP do Parlamento Europeu e pela interface do usuário fornecida com a ajuda do nosso sistema VSM e soluções IP. Parabéns a todos!”