O brasileiro Paulo Tonet Camargo foi reeleito por aclamação presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) para o biênio 2025 a 2027. A entidade representa cerca de 17 mil emissoras comerciais de rádio e televisão nas três Américas.
A eleição ocorreu na terça-feira, 4 de novembro, durante a 50ª Assembleia Geral da AIR, realizada em um hotel de Brasília. O encontro reuniu delegações de empresários e radiodifusores da Argentina, Chile, Costa Rica, El Salvador, México, Peru, Uruguai, Venezuela e Brasil. A ABERT, representante da radiodifusão brasileira, foi a anfitriã do evento.
Na abertura dos trabalhos, o presidente-executivo da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, destacou a importância da recondução de Tonet. Para ele, a presença de um brasileiro na presidência reforça o compromisso da entidade com a defesa da liberdade de expressão e de imprensa. “É uma satisfação especial para mim e para a ABERT acompanhar a recondução de Paulo Tonet Camargo, um profissional comprometido com a radiodifusão das Américas e com a liberdade de expressão”, afirmou.
A Assembleia aprovou também a criação das Câmaras de Rádio e de Televisão, além das vice-presidências de Tecnologia, Liberdade de Expressão e Jurídica. Esta última será ocupada por Flávio Lara Resende, vice-presidente institucional da ABERT.
Em seu discurso de balanço, Tonet destacou conquistas do mandato anterior, como a aprovação de um documento que serve de base para legislações sobre plataformas digitais nas Américas, os avanços da radiodifusão brasileira com a implantação da TV 3.0 e o acompanhamento do cenário da liberdade de imprensa no continente. Segundo ele, a expectativa para o próximo período é de fortalecer ainda mais a atuação da AIR. “Queremos desenvolver temas relacionados à sustentabilidade dos negócios de rádio e televisão. A nova estrutura de governança, com vice-presidências específicas, permitirá o desenvolvimento de estudos e iniciativas para ampliar as receitas das emissoras das três Américas”, explicou.
Durante dois dias de reuniões, mais de 30 empresários e representantes do setor participaram de sessões plenárias com apresentações sobre a situação das emissoras em cada país, além de análises de projetos voltados à liberdade de imprensa, legislação e tecnologia.
Natural de Porto Alegre (RS), Paulo Tonet Camargo é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais e pós-graduado em Direito Público. Iniciou a carreira como advogado em 1982 e ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Sul quatro anos depois, onde atuou como promotor, procurador e subprocurador-geral de Justiça. Também presidiu a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul.
Entre 1995 e 1997, foi presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e diretor do Departamento Penitenciário Nacional, no Ministério da Justiça. Em 1998, passou a integrar o Grupo RBS, onde foi diretor-geral em Brasília e vice-presidente jurídico e institucional. Em 2011, assumiu a vice-presidência de Relações Institucionais do Grupo Globo.
Tonet presidiu a ABERT de 2016 a 2020 e atualmente é membro do Conselho Superior da entidade, do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP) e do Instituto Palavra Aberta.
Ele é o quarto brasileiro a comandar a AIR, fundada em 1946. Antes dele, presidiram a entidade José de Almeida Castro (1971 a 1977), Luiz Eduardo Borgerth (1983 a 1991) e Alexandre Jobim (2013 a 2015).
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube