83% dos executivos na América Latina pesquisados acreditam que a mudança para OTT vai ter um impacto positivo nos seus negócios nos próximos cinco anos
A NAGRA, uma empresa do Grupo Kudelski e provedora independente em proteção de conteúdo e soluções de televisão multitelas, em parceria com a MTM, especialista internacional em pesquisa e consultoria estratégica, divulgaram hoje os principais achados da edição para a América Latina do 2019 Pay-TV Innovation Forum. O relatório contém insights coletados com executivos sênior dos principais provedores de Pay-TV, serviços de OTT, canais e proprietários de direitos, e revela nuances particulares do mercado latino-americano.
A nova pesquisa explora achados-chave e desenvolvimentos afetando a região, bem como os desafios e oportunidades em super-agregadores, serviços OTT para esportes, estratégias de preços e pacotes, além da pirataria. Os principais dados revelaram:
1 – Enquanto o sentimento global dos executivos de Pay-TV sobre o impacto dos serviços de OTT é cauteloso, na América Latina os executivos estão mais otimistas, vendo novas oportunidades de ‘super-agregadores’
Executivos de Pay-TV na América Latina são mais otimistas que seus pares globais sobre o impacto dos serviços de OTT na indústria de Pay-TV: 83% dos participantes pesquisados acreditam que a mudança para a entrega por OTT vai ter um impacto positivo nos seus negócios, acima dos 70% da média global. Apesar da expectativa que a TV linear permaneça como um componente importante das ofertas de Pay-TV, devido aos baixos níveis de conectividade na região, os executivos na América Latina veem diversas novas oportunidades para modelos de agregadores que ofereçam uma gama de conteúdos e serviços em uma única assinatura: 74% dos executivos na região concordam que as plataformas de super-agregadores vão emergir nos próximos cinco anos, atraindo uma proporção significativa de clientes que pagam por conteúdo em vídeo.
2 – Executivos de Pay-TV na América Latina estão mais otimistas que seus pares globais sobre a perspectiva de crescimento para serviços de esportes OTT
Uma grande maioria dos executivos entrevistados acredita que os serviços OTT esportivos seriam adições valiosas aos pacotes de TV por assinatura. Embora nenhum serviço de esportes OTT pago tenha alcançado escala significativa na região até o momento, os executivos latino-americanos de Pay-TV foram os mais positivos sobre o crescimento de novos serviços de streaming de esportes, com 93% prevendo um crescimento moderado a forte em relação aos próximos cinco anos, comparado com 85% globalmente.
No entanto, de acordo com os resultados de outras regiões, o custo dos direitos de esportes, a confiabilidade da tecnologia e a infraestrutura limitada de banda larga são vistos como importantes desafios no lançamento de serviços OTT para esportes.
3 – Para assegurar sua relevância, provedores de Pay-TV na América Latina vão precisar desenvolver uma gama maior de opções de preços e pacotes
A maioria dos executivos, cerca de 90%, acredita que inovar em preços e pacotes vai ser necessário para reter e atrair novos clientes neste ambiente que evolui rapidamente. Enquanto ofertas de super-agregadores são vistas como a forma mais atraente de reestruturar pacotes de Pay-TV, outras inovações em torno de preço, pacotes personalizados e combos de dispositivo, conteúdo e Telecom também são vistas como oportunidades. Eles também notaram que os desafios que o OTT pode trazer como gerenciar a crescente complexidade e imprevisibilidade da perda de assinantes, aspectos que vão exigir novas habilidades e ferramentas.
Além disso, 81% dos executivos na América Latina acreditam que uma proporção significativa dos assinantes de Pay-TV vai acessar seus serviços em dispositivos que usam Android TV – e este desenvolvimento deve ter um importante papel no futuro das estratégias de distribuição na região, em especial quando os operadores se tornarem menos dependentes de set-top boxes proprietários e estenderem seus serviços para uma vasta gama de dispositivos terceiros.
4. Pirataria de conteúdo é considerado um desafio importante na América Latina – enfrenta-lo vai exigir uma profunda colaboração através da indústria de Pay-TV
Os executivos de Pay-TV continuam preocupados com a ameaça de pirataria de conteúdo afirmando que esta continua a ser um desafio considerável para seus negócios: 67% dos executivos da América Latina consideram a pirataria um “grande desafio” para seus negócios em comparação com 60% dos executivos globalmente. Muitos (62%) acham que a situação não melhorou e está piorando, ameaçando o valor de seus serviços. Como os piratas continuam a inovar, a indústria de TV por assinatura exigirá uma colaboração mais profunda entre todas as partes interessadas e uma abordagem multifacetada que combina capacidades de monitoramento, legais e tecnológicas para combater a pirataria de forma eficaz.
“É empolgante ver o otimismo expresso pelos provedores de Pay-TV na América Latina, enquanto o OTT continua a crescer e deixar sua marca na região”, diz Simon Trudelle, diretor de Marketing de Produto Sênior na NAGRA. “Enquanto os desafios persistem, eles estão ansiosos por alavancar tudo que o OTT tem para oferecer, e com a tecnologia e suporte adequados eles podem ser rápidos em estimular serviços inovadores, personalizados e seguros para seus clientes”.
“A TV por assinatura na América Latina passou por um período desafiador durante a década de 2010, com intensa competição, em nível regional e nacional, preocupações com pirataria e desafios econômicos em muitas partes da região. No entanto, as operadoras parecem estar ansiosas para os anos 2020 com um senso renovado de otimismo”, disse Jon Watts, Managing Partner da MTM. “A banda larga e a conectividade são essenciais para essa história, com melhor agregação, marketing e pacotes, ajudando a impulsionar o crescimento. A OTT também está começando a decolar na região, então a próxima década promete ser emocionante”.
O relatório com os dados da América Latina está disponível para download. Para mais informações sobre o programa, visite a página do Pay-TV Innovation Forum na web.
Sobre o Pay-TV Innovation Forum
Desenvolvido e lançado pela NAGRA e pela MTM em 2016, o Pay-TV Innovation Forum é um programa de pesquisa global com executivos seniores projetado para explorar os maiores desafios enfrentados pelas operadoras de TV paga e proprietários de conteúdo em uma época de mudanças sem precedentes. A edição de 2019 apresenta entrevistas detalhadas e uma pesquisa global dos principais executivos do setor, descobertas regionais e um relatório especial sobre o crescimento dos serviços premium de esportes OTT em todo o mundo. O relatório final, que resume as principais conclusões do programa, será publicado em setembro de 2019.