Home Reportagens Peacekeeper Elite eSports League consolida fluxo de trabalho remoto com Dante

Peacekeeper Elite eSports League consolida fluxo de trabalho remoto com Dante

Por Ricardo Batalha

VSPN, uma das organizadoras da competição de eSports, optou pela produção remota e pelo sistema Dante, da Audinate

O padrão de áudio digital Dante, da Audinate, é mostrado como uma peça fundamental no fluxo de trabalho de transmissão remota implementado pela VSPN para a Liga de Elite do Peacekeeper. Para reduzir os custos de produção da Peackeeeper Elite League, competição de eSports de mais alto nível do videogame Peacekeeper Elite, a VSPN, uma das organizadoras, optou pela produção remota e pelo sistema Dante, da Audinate.

Os comentaristas do evento e a equipe de produção puderam trabalhar remotamente em Xi’an, cidade e capital da província de Shaanxi localizada a cerca de 750 quilômetros de Xunquim, onde a competição foi realizada, com latência de áudio “mínima”. A configuração possibilitou economias de custo “impressionantes”, reduzindo o número de pessoas no local, minimizando o uso de cabos AV tradicionais e simplificando o fluxo de trabalho em uma rede Dante “fácil de gerenciar”.

Em Xunquim, a equipe contou com uma plataforma SSL System T S300-32, com um mecanismo DSP T25 redundante para transmissão externa. Um console de mixagem de áudio SSL Live L550, com várias caixas de interface Dante, também foi usado para capturar o bate-papo de voz da equipe. A rede Dante, localizada no local da competição em Xunquim, foi conectada ao estúdio em Xi’an por meio de uma linha de rede dedicada, promovendo assim a baixa latência.

O fluxo de trabalho também se beneficiou do gerador de relógio mestre do GPS LT4610 da Leader, que permitiu que os dois locais recebessem sinais do satélite GPS por meio de uma antena e convertessem os sinais em PTP, BB e outros sinais de sincronização de relógio.

Paralelamente, a equipe decidiu empregar o Dante Domain Manager, software de gerenciamento de rede que permite autenticação de usuário, segurança baseada em funções e recursos de auditoria para redes Dante. “Para realizar a produção Dante remota, precisávamos resolver a transmissão de sinal através de sub-redes, atraso de rede e temporização do relógio PTP. Para resolver a maioria desses problemas, adicionamos o Dante Domain Manager ao sistema, o que nos permitiu agrupar e isolar dispositivos em sub-redes e planejar atributos de grupos de dispositivos”, declarou Wangwei Xie, diretor técnico da VSPN.

“O sistema ficou estável e o evento ao vivo foi um sucesso total! Usamos o Dante para realizar a transmissão bidirecional em tempo real de quase 20 fluxos de áudio não compactados na linha de rede dedicada. Após três dias de transmissão e testes ao vivo, todo o sistema de áudio não apresentou falhas. Alcançou perfeitamente os resultados esperados”, concluiu Wangwei.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.