Segundo o diretor John Surdevan, utilizar câmeras URSA Broadcast acabou sendo fundamental no projeto de filmagem do show dos ingleses
A Blackmagic Design anunciou que um show recente da banda inglesa The Darkness foi produzido e transmitido do ‘indigo at The O2’ com fluxo de trabalho multicâmera baseado nos modelos URSA Broadcast. O The Darkness, que atualmente prepara o sucessor de “Easter Is Cancelled” (2019), seu sexto disco da carreira, planejava contar com um público físico no espaço. “Contudo, a instauração de medidas de lockdown de nível quatro em Londres pôs um fim nisso”, explicou o diretor John Surdevan. “Aconteceu como um show transmitido apenas, com cinco mil ingressos vendidos, então trabalhamos duro para incluir o máximo de interatividade possível para o público”, acrescentou.
Elementos como perguntas e respostas ao vivo foram incorporados. “Nos certificamos de que os integrantes da banda soubessem quais seriam as posições de câmera, especialmente as com operadores, para que pudessem falar diretamente com o público”, adicionou Surdevan.
As câmeras consistiam em três unidades URSA Broadcast, com lentes B4 encaixadas, e eram complementadas por duas PTZs para as baterias e teclado no palco e assim contribuir para o distanciamento social. “Isso era roteado do palco à galeria e ao mixer visual interno”, explicou Surdevan. “O mix do programa era enviado ao nosso sistema LiveU diretamente para a codificação.”
O stream então era transmitido à plataforma, SlipstreamTV, onde os membros do público usavam um código exclusivo para entrar e assistir. “Não houve um dia específico para testar equipamentos, então tivemos que ser muito eficientes com o tempo limitado que tínhamos”, comentou Surdevan ao lembrar dos desafios. “Utilizar as câmeras URSA Broadcast acabou sendo fundamental por isso, nós tínhamos tudo funcionando e correspondendo muito rapidamente. Também não tivemos que operar cabos triaxiais longos porque podíamos usar os circuitos de cabos SDI internos.”
Ele também afirma que a qualidade da imagem das câmeras é algo especial. “E as funções de sombreamento e sinalização são ótimas. Você consegue um look rico e cinematográfico, mas com o alcance e controle motorizado suave de uma lente B4.”
“Apesar de ser divertida e não se levar muito a sério, a banda The Darkness se preocupa com a música e os fãs”, concluiu Surdevan. “Foi ótimo ver como eles se superaram para interagir com o público, especialmente quando o vocalista, Justin, quase estendeu sua mão pela câmera. Por um segundo, foi como se as coisas tivessem voltado ao normal!”