Home Reportagens Phosphene usa Pocket Cinema Camera 6K para VFX em ‘False Positive’

Phosphene usa Pocket Cinema Camera 6K para VFX em ‘False Positive’

Por Ricardo Batalha

Empresa de efeitos visuais usou uma câmera digital Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K para captar elementos e fundos VFX para “False Positive”

A Blackmagic Design anunciou que a Phosphene, empresa de efeitos visuais (VFX) sediada em Nova York, usou uma câmera digital Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K para captar elementos e fundos VFX para o novo longa-metragem “False Positive”. “False Positive” segue Lucy (Ilana Glazer) e seu marido Adrian, que depois de meses tentando engravidar sem sucesso, finalmente encontram seu médico de fertilidade dos sonhos, Dr. Hindle. Mas depois de engravidar de uma menina saudável, Lucy começa a notar algo sinistro em seu médico. Estrelado por Ilana Glazer, que co-escreveu o filme com o diretor John Lee, “False Positive” também é estrelado por Justin Theroux, Pierce Brosnan, Sophia Bush e outros. O filme original do Hulu estreou no Festival de Cinema de Tribeca 2021, em junho de 2021, e está disponível para transmissão apenas no Hulu.

Liderada pelo cofundador e supervisor VFX John Bair, a equipe da Phosphene usou uma Pocket Cinema Camera 6K como parte de seu trabalho VFX no filme, captando elementos e fundos de segundo plano, e o DaVinci Resolve Studio para copiões e seleção de clipes.


“A Pocket Cinema Camera 6K é uma ferramenta poderosa, pois nos permite sermos ágeis e criativos ao trabalhar com sequências VFX”, disse Bair. “Sabemos que a sua resolução 6K e as imagens em Blackmagic RAW resistirão a tudo o que fizermos na pós, então podemos nos concentrar no trabalho em si, em vez da tecnologia.”

Por exemplo, “False Positive” inclui uma sequência travelling longa da personagem de Glazer grávida em uma banheira que foi originalmente captada com um conceito diferente em mente. No entanto, durante a pós-produção, os cineastas decidiram mudar de direção e fazer a banheira transbordar sangue quando Glazer se afunda. A equipe da Phosphene recriou a cena na pós usando a Pocket Cinema Camera 6K e filmou duas configurações diferentes, uma captando como as bolhas ondulavam na água e a outra captando a banheira se enchendo de sangue.

“Conseguimos redirecionar completamente a cena e adicionar a ela sem ter que trazer a equipe de produção de volta para refilmagens”, explicou Bair. “A Pocket Cinema Camera 6K nos dá liberdade criativa pois podemos ser flexíveis e captar coisas na pós sem nos preocupar com a harmonização das imagens. Assim que captamos os novos elementos, fomos capazes de substituir a superfície da água e criar o efeito de sangue com nossas ferramentas VFX, com tudo combinando perfeitamente.”

“Embora nosso foco seja mais no trabalho digital, gostamos de sempre que possível incluir elementos reais. Acreditamos que ter a capacidade de filmar algo real sempre melhora a qualidade do trabalho e adiciona um pouco de diversão ao processo. Também fazemos muitas fotos como parte do nosso trabalho VFX, então é ótimo podermos usar lentes fotográficas com encaixe EF na Pocket Cinema Camera 6K”, acrescentou Bair.

O ISO nativo duplo da câmera permitiu que a Phosphene captasse facilmente os fundos de segundo plano noturnos para o filme. “Precisávamos de um plano de estabelecimento da cidade de Nova Iorque de uma janela, então subi com a câmera em um terraço e filmei a cidade do alto usando um ISO de 3200. Pouca iluminação não era uma preocupação, já que estávamos filmando 6K em Blackmagic RAW, então tudo funcionou incrivelmente bem na pós-produção”, explicou Bair. “Eu posso ser muito efetivo e direto ao filmar com essa câmera por conta do seu design inteligente, então é fácil ir para filmagens desse tipo sozinho e captar muitas opções.”

“Tanto a câmera quanto o DaVinci Resolve Studio são ferramentas poderosas com muita bagagem, mas com interfaces intuitivas, portanto que podemos utilizá-las facilmente é necessário”, concluiu Bair. “Devido à natureza de sermos uma casa VFX, tendemos a usar a câmera intensamente em um projeto e depois a deixamos de lado por um tempo. Nunca sentimos uma curva de aprendizado quando voltamos para o próximo filme; sua facilidade de uso nos permite simplesmente voltar e encarar qualquer novo projeto que esteja por vir.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.