A Blackmagic Design anunciou que a agência de gaming e esports PLG montou um estúdio de produção com base na câmera Blackmagic URSA Broadcast G2 e no switcher de produção ao vivo ATEM Constellation 8K. A solução de áudio, vídeo e grafismos do estúdio foi entregue com o suporte da integradora de sistemas UBMS, que também ofereceu treinamento de produtos e consultoria de fluxo de trabalho.
A PLG é a principal agência de gaming e esports no Oriente Médio e África do Norte e trabalha com marcas de consumo globais abrangendo moda, alimentação e varejo que buscam segmentar um público jovem através de conteúdos de marca para expandir o engajamento da comunidade.
“Temos visto um enorme crescimento na criação de conteúdo, com as marcas nos escolhendo para alcançar o mercado gaming de língua árabe, especialmente através de lançamentos e ativações de jogos, talk shows e competições patrocinadas”, explica Arnor Jonsson, diretor de produto e produção da PLG. “O conteúdo desses canais precisa ser atual e interessante, então precisávamos de uma solução ágil que pudesse suportar nossa crescente lista de clientes e suas necessidades de produção.”
As instalações de 10 mil metros quadrados da PLG alojam um estúdio virtual flexível com vários palcos de apresentação e tela verde, o que permite uma rotação entre produções incrivelmente rápida. A ação no estúdio é captada com várias URSA Broadcast G2s, todas equipadas com um Blackmagic URSA Studio Viewfinder. Os sinais ao vivo são alimentados por SDI aos ambientes virtuais criados com o Unreal Engine. “É imprescindível que conteúdos virtuais e ao vivo sejam combinados harmoniosamente nesses pacotes de conteúdo, tanto as marcas quanto os gamers assistindo esperam os mais altos valores de produção”, continuou Jonsson.
“Para uma competição recente, desenvolvemos um ambiente dinâmico baseado no jogo no qual os jogadores estavam lutando e posicionamos nossos apresentadores e a bancada de comentaristas no coração do evento, tudo em tempo real”, acrescentou. “As imagens do estúdio tinham que ser nítidas, repletas de detalhes para manter a autenticidade dos segmentos da equipe de apresentação dentro do jogo.”
O ATEM Constellation 8K e o ATEM 2 M/E Advanced Panel compõe o hub da galeria de produção, permitindo que a equipe da PLG trabalhe com fontes em vários formatos, além de entregar mixes multicamada ao vivo, que integram as estatísticas do gameplay, os conteúdos de estúdio e as alimentações remotas dos jogadores em toda a região. A equipe também recorre aos vários M/Es do switcher para diminuir a latência, enquanto o chaveador croma é usado para misturar os elementos do estúdio ao ambiente virtual. “Para criar programas interessantes que ofereçam ao público uma experiência de gameplay completa, contamos com recursos como o SuperSource, que nos ajuda a trazer vários elementos para a tela simultaneamente”, explica Jonsson. “As placas Blackmagic DeckLink de E/S também são um elemento importante do nosso design de conteúdo, oferecendo a base para sobreposições e componentes de marca personalizados para os nossos clientes.”
Desde o lançamento, o estúdio tem sido usado constantemente. Jonsson revelou que a flexibilidade tanto com os componentes virtuais quanto ao vivo tem facilitado a incrível capacidade de trabalho. “A natureza modular da solução tem simplificado drasticamente como transicionamos de uma produção a outra, facilitando reconfigurar a aquisição do estúdio para o próximo programa e, em seguida, podemos rapidamente carregar os gráficos e os fundos de tela necessários. As principais marcas já sabem que o futuro do seu marketing está no conteúdo da plataforma de gaming e online, e a nossa instalação nos oferece uma enorme vantagem, não só em termos da velocidade, mas também dos valores de produção de classe profissional”, conclui.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube