A Blackmagic Design anunciou que a escola Livingstone Christian College usou câmeras e switchers da empresa como parte do primeiro estúdio de produção virtual baseado em LED de uma instituição de ensino secundário australiana. As instalações contam com câmeras digitais cinematográficas Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K e switchers de produção ao vivo ATEM Mini Pro, além do DaVinci Resolve Studio, o software de edição, colorização, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som.
O Livingstone Christian College, localizado entre as cidades de Brisbane e Gold Coast, na Austrália, foi inaugurado em 2002 e se tornou uma comunidade de mais de 1300 alunos do pré ao ensino médio. Como parte do programa escolar de artes, cinema e TV, o professor de produção Kenji Lee, conhecido como Sr. Chen, montou um fluxo de trabalho de produção virtual para que os alunos aprendessem a criar conteúdos com as mesmas ferramentas utilizadas na indústria de Hollywood.
Lee, fundador e diretor da organização multicultural de cinema juvenil One Song Foundation, também foi finalista do Queensland TeachX e do Australian Educator Awards. O professor Lee e o diretor de artes da escola, Gavin Coles, começaram a montar o estúdio no início de 2022 com o apoio da equipe da HTC VIVE de Taiwan e Austrália liderada por Raymond Pao, vice-presidente sênior de soluções de negócios.
Desde a chegada de Lee, os alunos criaram uma série de produções cinematográficas, incluindo curtas-metragens sobre consentimento e antibullying, clipes musicais sobre o impacto social da pandemia e, mais recentemente, um filme de ficção científica usando o fluxo de trabalho de produção virtual.
“Queremos que os alunos criem filmes que mudem a maneira como as pessoas pensam, mas também os preparem para uma carreira no cinema, se esse for o desejo deles. E a produção virtual é o futuro do cinema, então faz sentido ensiná-la”, explicou Lee.
“Muitas universidades estão considerando instalar paredes LED e estão começando a ensinar produção virtual. Mas as escolas secundárias ainda não viram o potencial. Na Livingstone, copiamos as universidades e fazemos com que os alunos aprendam com a tecnologia que está sendo usada pelos profissionais. Os produtos Blackmagic são ótimos para isso porque são acessíveis, de alta qualidade e fáceis de aprender”, continuou Lee.
As instalações de produção virtual da escola incluem acesso a uma tela LED de 16×9”, unidades Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K e um ATEM Mini Pro para chaveamento e sincronização de imagens com Unreal Engine. Os produtos são usados com o sistema HTC VIVE Mars CamTrack, que fornece rastreamento de câmera preciso e composição em tempo real para produção virtual. O DaVinci Resolve da Blackmagic Design é usado para criação de LUTs e correção de cores.
No primeiro projeto de produção virtual, os alunos criaram um fundo de nave espacial, exibido na tela LED. As unidades Pocket Cinema Camera 4K captaram a ação tanto em planos abertos quanto close-ups, com a ingestão dos feeds de câmera no ATEM Mini Pro.
“Era importante que os alunos ganhassem experiência prática de todos os aspectos da produção virtual e aprendessem que não era só questão de ficar parado diante de um painel LED. Você tem que ter certeza de que todos os equipamentos no set estão em sincronia, além de entender como a iluminação, os adereços e os atores impactam o tempo. Seria muito intimidante para os alunos se a tecnologia fosse complicada demais. Os produtos Blackmagic foram a escolha perfeita”, continuou.
Desde a primeira produção virtual, Lee tem trabalhado com os alunos para criar vários outros projetos usando a mesma configuração, incluindo videoclipes e apresentações de teatro musical.
“Os recursos de genlock das câmeras Pocket são fundamentais nas produções virtuais. Elas são fáceis de configurar, então, em vez de perder tempo tentando descobrir como as câmeras funcionam, o aluno consegue focar na sua própria criatividade”, disse Lee. “E embora sejam fáceis de usar e aprender, as câmeras proporcionam imagens cinematográficas simplesmente incríveis, então você não está abrindo mão da qualidade do trabalho.”
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube