Home Reportagens Pocket Cinema Camera 6K capta show do Mumford & Sons no iHeart Radio Music Festival

Pocket Cinema Camera 6K capta show do Mumford & Sons no iHeart Radio Music Festival

Por Ricardo Batalha

Steve Price usou a Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K para criar um fundo de palco cinematográfico em câmera lenta para show do Mumford & Sons no iHeart Radio Music Festival

A Blackmagic Design anunciou que o premiado diretor ao vivo Steve Price usou a Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K para criar um fundo de palco cinematográfico em câmera lenta para a recente apresentação do Mumford & Sons no iHeart Radio Music Festival. Realizado no T-Mobile Arena, em Las Vegas, nos dias 20 e 21 de setembro, o evento ainda contou com Heart, Def Leppard, Alicia Keys, Cage The Elephant, Miley Cyrus, Tim McGraw, Zac Brown Band, entre outros.

Embora o surgimento da tecnologia LED tenha transformado os telões em um elemento criativo essencial nas produções de shows, alguns artistas, como os ingleses da banda de folk indie, preferem focar na apresentação ao vivo, utilizando iluminação e caracterização de palco originais para ajudar a conduzir o clima do espetáculo.

Duas semanas antes da banda se apresentar como atração principal do festival, cujo palco era composto quase que exclusivamente por LEDs, uma nova abordagem era fundamental. “O festival também contava com artistas como Miley Cyrus, Alicia Keys, Def Leppard e Chance the Rapper, então era importante se destacar visualmente e criar uma identidade única para o set, considerando a diversidade das apresentações”, contou Steve.

“Resolvemos manter tudo bem simples, usando uma estética ‘analógica’ de beleza clássica com elementos em câmera lenta baseados em imagens de natureza e pessoas”, revelou. “O cronograma era apertado, pois também estávamos no meio de uma turnê pelos EUA. E eu ainda tinha que voltar ao Reino Unido para buscar equipamentos.”

“Precisava de uma câmera capaz de gravar a 120 fps, mas que não fosse muito volumosa para um operador sozinho. Isso me levou à Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K, que me permitiu viajar o mais leve possível, e ainda proporcionou as imagens fantásticas que eu gosto nas câmeras Blackmagic de maior porte.”

Em vez de ficar no ônibus da turnê, Steve cruzou o deserto do Arizona de carro. “Eu já tinha algumas lentes comigo e busquei um tripé em Tucson, mas não precisei de mais nada”, disse ele. “Pude simplesmente chegar lá e filmar. É uma região que eu conheço bem, então bastaram alguns telefonemas e as locações já estavam organizadas.”

Como já havia captado imagens da banda e do público em shows anteriores, a prioridade de Steve era captar paisagens dramáticas do deserto e de cavalos galopando. “Filmei os cavalos a 120 fps usando ProRes HQ no modo Filme, e ficou incrível na tela. A banda assistiu pela primeira vez durante a passagem de som e adorou.”

“Eu venho trabalhando no modo Filme há muito tempo. Antigamente, as coisas eram lentas, demoradas, caras e demandavam muita pós-produção. E você sempre queria que as coisas fossem um pouco mais rápidas, mais fáceis e um pouco mais eficientes.

Alguns fabricantes até chegaram perto disso com o passar dos anos, mas acho que a Blackmagic finalmente chegou lá. Até pouco tempo atrás, esse tipo de filmagem seria impossível a curto prazo, mas hoje em dia eu posso sair com confiança e filmar qualquer coisa, sabendo que as imagens não só ficarão bonitas, mas fáceis de trabalhar”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados