A Blackmagic Design anunciou que as câmeras cinematográficas digitais Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K Pro foram montadas em um carro de corrida V8 para filmar a Shell V-Power Racing Team Supercars Experience. Criada pela agência Traffik, a experiência personalizada permite que o público sinta a adrenalina de uma volta rápida no Circuito do Grande Prêmio de Phillip Island com o piloto Anton de Pasquale ao volante.
A produção, filmada por Anthony Rose, um dos diretores e cinegrafistas mais bem-sucedidos da Austrália, contou com 12 unidades da Pocket Cinema Camera 6K Pro montadas dentro e fora do veículo para transmitir aos espectadores a sensação mais visceral possível de um supercarro de oito cilindros. A volta rápida foi captada com as câmeras posicionadas estrategicamente para criar uma experiência de alta fidelidade instalada em um contêiner marítimo personalizado, com som surround, efeitos 4D e tela 32:9.
Segundo Rose, o projeto apresentou inúmeros desafios interessantes, por exemplo, encontrar câmeras que suportassem velocidades superiores a 270 km/h. “Após longas discussões e testes, escolhemos as câmeras Blackmagic Design Pocket 6K Pro por conta da construção robusta, perfil discreto e peso leve. E ainda gravamos em Blackmagic RAW, que nos permitiu recortar a imagem e aproveitar ao máximo a proporção de tela ultralarga de 32:9”, afirmou.
Com câmeras montadas na parte frontal, lateral e superior do supercarro V8, a equipe de produção percebeu que, mesmo utilizando unidades leves e um rig personalizado, o manejo do carro era bem diferente. “Como percebemos, a montagem de qualquer tipo de câmera na carroceria de um carro de corrida afetará o manuseio dele consideravelmente, principalmente com uma câmera no teto e uma estrutura tubular de dois metros na lateral”, disse Rose.
Rose trabalhou com a equipe de produção para criar um rig personalizado, já que as câmeras não podiam ser fixadas no carro somente com ventosas, devido à alta velocidade e à carenagem flexível de fibra de carbono.
“Meu colega Tim Dugan criou um rig personalizado para o chassi tubular e a gaiola de proteção do carro, o que permitiu uma montagem firme e segura em todo o veículo”, disse Rose. “Com um número limitado de voltas disponíveis e o piloto ainda no volante, depois de cada volta, a equipe de filmagem tinha que cercar o carro como uma equipe de pit-stop para remontar as câmeras o mais rápido possível para que o carro pudesse retornar à pista. Tínhamos que tomar decisões rapidamente no que diz respeito ao foco e à exposição porque a luz estava em constante mudança, e as câmeras Blackmagic foram perfeitas nesse sentido.”
“Contar com baterias internas e uma tela integrada fez com que as câmeras pudessem ser instaladas rapidamente, sem cabos externos e sem necessidade de plugar monitores, etc.”, continuou. “Um truque que eu sempre uso em todas as minhas câmeras Pocket 6K Pro é tirar a tampa do compartimento da bateria para trocar a bateria com mais rapidez, especialmente em gimbals e rigs como esse.”
A Shell V-Power Racing Team Supercars Experience acontecerá em corridas selecionadas da temporada australiana.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube