Home Reportagens PRIME 4.5: Chyron apresenta nova versão da plataforma de produção ao vivo baseada em software

PRIME 4.5: Chyron apresenta nova versão da plataforma de produção ao vivo baseada em software

PRIME 4.5 adiciona eficiência aos gráficos orientados a dados e facilita a mudança para fluxos de trabalho de vídeo baseados em nuvem

Por Ricardo Batalha

A Chyron apresenta o PRIME 4.5, uma nova versão da plataforma pioneira de produção ao vivo baseada em software da empresa que conecta os fluxos de trabalho de transmissão convencionais com o futuro da criação e distribuição de conteúdo ao vivo. Novos recursos e aprimoramentos no PRIME 4.5 simplificam a mudança para fluxos de trabalho baseados em nuvem para vídeo não compactado ao vivo. Além disso, dão aos usuários mais controle sobre dados ao vivo sem a necessidade de scripts complexos, trazem eficiência adicional para tarefas comuns de gerenciamento de dados e criação de cenas e automatizam efeitos fluidos de câmera virtual dentro de uma cena.

“O PRIME não apenas capacita as emissoras a produzir programas, criar gráficos, gerenciar conteúdo e conduzir elementos de produção dinâmicos, mas também facilita sua evolução para futuros formatos e arquiteturas de sua escolha”, afirmou o CEO da Chyron, Ariel Garcia. “Novos recursos e capacidades do PRIME 4.5 tornam as operações criativas e técnicas do dia-a-dia mais flexíveis e eficientes, ao mesmo tempo em que abrem as portas para fluxos de trabalho de vídeo baseados em nuvem.”

A implementação da AWS Cloud Digital Interface no PRIME 4.5 permite que os usuários codifiquem, transportem e transmitam vídeo e áudio 4K não compactados na nuvem com o Amazon Elastic Cloud Compute (EC2) e AWS Elemental MediaLive. Os módulos da plataforma PRIME podem ser implantados em instâncias EC2 de alto desempenho, enquanto os fluxos de saída são roteados facilmente para outros sistemas PRIME ou cadeias de distribuição de streaming por meio de uma conexão de endereço IP simples com o MediaLive. Essas ferramentas oferecem o desempenho e a confiabilidade da rede que são essenciais para um fluxo de trabalho bem-sucedido.

Com gráficos ao vivo cada vez mais dependentes de fontes de dados em tempo real, o PRIME 4.5 torna mais fácil para os operadores de playout manterem-se ágeis e atualizarem os dados em tempo real. Uma nova condição “while loop” verifica continuamente as fontes de dados em busca de valores recém-inseridos e atualiza automaticamente os painéis de controle de cena ou aciona atualizações baseadas em parâmetros – muito mais rápido do que criar scripts em várias condições.

Há também novas ferramentas para trabalhar com objetos de dados JSON, como nós de recolhimento, que traduzem valores de dados aninhados em tabelas fáceis de ler e consultas personalizadas para encontrar conjuntos de dados específicos. Crucialmente, os usuários do PRIME 4.5 agora podem consultar e editar dinamicamente listas de parâmetros a partir de condições, desfrutando de uma flexibilidade muito maior na alavancagem de condições e efeitos lógicos para gerenciar dados ao vivo e reproduzir gráficos complexos mais rapidamente.

Para designers PRIME, a versão 4.5 reduz o tempo necessário para construir e editar cenas complexas com novas eficiências de automação e navegação de cena. Um novo efeito de outdoor pode ser aplicado a objetos em uma cena para que eles girem e rastreiem com uma câmera animada com quadros-chave, o que é útil ao adicionar talento de chroma-key a um gráfico de conjunto virtual. No lado do gerenciamento de cena, os designers podem navegar pelas cenas muito mais rapidamente com a capacidade de destacar todas as ações associadas a um objeto de cena para edição rápida de quadros-chave. Por fim, os usuários agora podem copiar e colar regras de automação entre diferentes conexões de dispositivos em seu fluxo de trabalho PRIME, economizando bastante tempo em grandes cenários de hubs gráficos.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados