Série explora o humor através dos tempos, com os principais segmentos captados em resolução 12K, além de entrevistas adicionais e rolo B filmados na Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K
A Blackmagic Design revelou que um novo programa de comédia criado para o lançamento do canal Sky Comedy na Alemanha foi entregue com um fluxo de trabalho Blackmagic RAW, incorporando aquisição com a URSA Mini Pro 12K e pós-produção no DaVinci Resolve Studio. “Eine kurze Geschichte des Humors” é apresentada em três partes pelo comediante alemão Dieter Nuhr. A série explora o humor através dos tempos, com os principais segmentos captados em resolução 12K, além de entrevistas adicionais e rolo B filmados na Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K.
A equipe de produção optou por um fluxo de trabalho de aquisição 12K a fim de fornecer mais informações de pixels para potenciais inserções VFX e obter espaço extra para reenquadramentos e recortes na edição para entrega final em 4K.
“Tive a ideia de que poderíamos montar a série na pós-produção, pois o 12K permitiria que uma tela tão grande fosse ampliada com zoom sem perder nenhum detalhe”, explicou Marius Fischer, que liderou a pós-produção do programa. “Isso também ofereceu uma maneira mais rápida de finalizar o programa, que já estava com um cronograma apertado.”
“Filmamos em 12K 16:9 Blackmagic RAW, e quando montamos um zoom digital pela primeira vez com as imagens 12K, o produtor, o diretor e eu ficamos todos surpresos e animados.”
A URSA Mini Pro 12K foi instalada em uma Steadicam e equipada com lentes Zeiss Supreme para adicionar detalhes e personalidade. Marius explicou como uma distância focal em particular ajudou nas filmagens: “Nós filmamos com uma Zeiss Supreme Prime 21mm, mudando para 35mm apenas uma vez. Como nós íamos recortar e decidir sobre o enquadramento na pós, optamos por uma grande angular. Além disso, o distanciamento social influenciou nossas escolhas, pois a troca constante de lentes podia apresentar riscos à segurança da equipe e do apresentador.”
As filmagens ocorreram em uma antiga usina termelétrica em Berlim durante dois dias, com 15 dias de pós-produção. A edição, composição e gradação de cores foram realizadas no DaVinci Resolve Studio.
Mesmo com a quantidade considerável de dados envolvidos, Marius não encontrou dificuldades em trabalhar com material 12K. “Eu conseguia reproduzir clipes RAW instantaneamente, mesmo durante a gradação. Quando apliquei VFX no Fusion, precisei configurar a renderização de cache como ‘Inteligente’ para ajudar no processamento.
Conseguimos selecionar o formato mais adequado para Blackmagic RAW, que nesse caso foi definido em compactação 5:1, assim a nossa pipeline não foi prejudicada pela intensidade da taxa de dados, que chegava a 390 MB/s.”
A experiência de Marius em “Eine kurze Geschichte des Humors” o levou a acreditar que o 12K deveria ser mais utilizado em teledifusão. “Saber que tínhamos tantas imagens de alta qualidade nos deixou tranquilos de que os detalhes e a personalidade do programa poderiam ser moldados e aperfeiçoados na pós. Isso também ajudou a equipe de produção no set, pois eles podiam se concentrar em obter o máximo de conteúdo possível, apesar do cronograma apertado e das diretrizes da Covid.”