Home Reportagens Primeiro Programa Original da Sky Comedy na Alemanha Utiliza URSA Mini Pro 12K

Primeiro Programa Original da Sky Comedy na Alemanha Utiliza URSA Mini Pro 12K

Por Ricardo Batalha

Série explora o humor através dos tempos, com os principais segmentos captados em resolução 12K, além de entrevistas adicionais e rolo B filmados na Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K

A Blackmagic Design revelou que um novo programa de comédia criado para o lançamento do canal Sky Comedy na Alemanha foi entregue com um fluxo de trabalho Blackmagic RAW, incorporando aquisição com a URSA Mini Pro 12K e pós-produção no DaVinci Resolve Studio. “Eine kurze Geschichte des Humors” é apresentada em três partes pelo comediante alemão Dieter Nuhr. A série explora o humor através dos tempos, com os principais segmentos captados em resolução 12K, além de entrevistas adicionais e rolo B filmados na Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K.

A equipe de produção optou por um fluxo de trabalho de aquisição 12K a fim de fornecer mais informações de pixels para potenciais inserções VFX e obter espaço extra para reenquadramentos e recortes na edição para entrega final em 4K.

“Tive a ideia de que poderíamos montar a série na pós-produção, pois o 12K permitiria que uma tela tão grande fosse ampliada com zoom sem perder nenhum detalhe”, explicou Marius Fischer, que liderou a pós-produção do programa. “Isso também ofereceu uma maneira mais rápida de finalizar o programa, que já estava com um cronograma apertado.”

“Filmamos em 12K 16:9 Blackmagic RAW, e quando montamos um zoom digital pela primeira vez com as imagens 12K, o produtor, o diretor e eu ficamos todos surpresos e animados.”

A URSA Mini Pro 12K foi instalada em uma Steadicam e equipada com lentes Zeiss Supreme para adicionar detalhes e personalidade. Marius explicou como uma distância focal em particular ajudou nas filmagens: “Nós filmamos com uma Zeiss Supreme Prime 21mm, mudando para 35mm apenas uma vez. Como nós íamos recortar e decidir sobre o enquadramento na pós, optamos por uma grande angular. Além disso, o distanciamento social influenciou nossas escolhas, pois a troca constante de lentes podia apresentar riscos à segurança da equipe e do apresentador.”

As filmagens ocorreram em uma antiga usina termelétrica em Berlim durante dois dias, com 15 dias de pós-produção. A edição, composição e gradação de cores foram realizadas no DaVinci Resolve Studio.

Mesmo com a quantidade considerável de dados envolvidos, Marius não encontrou dificuldades em trabalhar com material 12K. “Eu conseguia reproduzir clipes RAW instantaneamente, mesmo durante a gradação. Quando apliquei VFX no Fusion, precisei configurar a renderização de cache como ‘Inteligente’ para ajudar no processamento.

Conseguimos selecionar o formato mais adequado para Blackmagic RAW, que nesse caso foi definido em compactação 5:1, assim a nossa pipeline não foi prejudicada pela intensidade da taxa de dados, que chegava a 390 MB/s.”

A experiência de Marius em “Eine kurze Geschichte des Humors” o levou a acreditar que o 12K deveria ser mais utilizado em teledifusão. “Saber que tínhamos tantas imagens de alta qualidade nos deixou tranquilos de que os detalhes e a personalidade do programa poderiam ser moldados e aperfeiçoados na pós. Isso também ajudou a equipe de produção no set, pois eles podiam se concentrar em obter o máximo de conteúdo possível, apesar do cronograma apertado e das diretrizes da Covid.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados