Home Reportagens Processador de rede Selenio da Imagine Communications é um parceiro perfeito para a Panasonic KAIROS em produções ao vivo SDI/IP híbridas

Processador de rede Selenio da Imagine Communications é um parceiro perfeito para a Panasonic KAIROS em produções ao vivo SDI/IP híbridas

Por Ricardo Batalha

SNP oferece interconectividade SDI de alta densidade para a plataforma de produção ao vivo KAIROS IP

À medida que emissoras e empresas de produção migram para infraestruturas IP, uma parceria tecnológica comprovada entre os líderes do setor Imagine Communications e a Panasonic está fornecendo soluções híbridas e IP práticas, de fácil implementação e altamente eficientes usando produtos abertos baseados em padrões. Em mais uma aplicação para o Selenio Network Processor (SNP) amplamente implantado da Imagine, os integradores estão usando a plataforma de processamento de mídia baseada em software para fornecer uma rampa de entrada e saída SDI de alta densidade para a plataforma de produção de vídeo ao vivo Panasonic KAIROS IP.

A Imagine Communications é uma parceira da KAIROS Alliance. A Alliance incentiva os fornecedores a colaborar em áreas como interoperabilidade SMPTE ST 2110 e verificação de conexão de dispositivos para simplificar a implementação de sistemas híbridos e IP.

“Hoje, as empresas de produção ao vivo estão se esforçando para obter o máximo de benefícios da mudança para uma infraestrutura totalmente IP sem a necessidade de dispensar o hardware existente, e a implementação de soluções híbridas comprovadas ajuda a facilitar a transição”, disse John Mailhot, CTO da Imagine Communications. “A interoperabilidade perfeita entre o SNP e o KAIROS é um exemplo perfeito desse tipo de solução. Já vimos várias implementações bem-sucedidas de SNP/KAIROS oferecendo benefícios operacionais e comerciais tangíveis”, completou.

A poderosa plataforma 1RU SNP encontrou ampla aceitação nos mercados globais de transmissão e produção ao vivo. Hospedando uma ampla gama de funções de processamento, lidará com conversões entre ST 2110 e SDI, incluindo 12G SDI conforme necessário, bem como conversão ascendente, descendente e cruzada entre HDFormatos /UHD e SDR/HDR. Além disso, também oferece uma personalidade de multivisualizador de produção compatível com HDR, SNP-MV, que pode integrar conteúdo de diferentes formatos de vídeo e sistemas HDR em um ambiente de exibição consistente.

A versão mais recente do SNP incorpora recursos de compactação JPEG XS para fornecer interconexão de baixa latência e qualidade de produção que permite fluxos de trabalho de produção remotos. O design inovador do SNP permite que o dispositivo seja facilmente reconfigurado com qualquer uma dessas personalidades, além de garantir que o SNP possa ser atualizado em campo para suportar novas funcionalidades à medida que módulos de software adicionais são desenvolvidos.

A plataforma KAIROS da Panasonic oferece um sistema de arquitetura aberta para comutação de vídeo ao vivo com total flexibilidade de entrada e saída, independência de resolução e formato, utilização máxima do processador CPU/GPU e escalabilidade ME praticamente ilimitada. Como um sistema IP nativo, ST 2110, o KAIROS suporta transições para fluxos de trabalho IP ao vivo e pode eliminar restrições de hardware dedicado.

Em conjunto com o switcher KAIROS, o SNP pode fornecer conversão para um grande número de fontes SDI, multiplexando-as em uma única conexão de fibra, eliminando a complicação adicional de um switch COTS. Essa fibra pode permitir que o SNP e o KAIROS estejam a vários quilômetros de distância – ideal para produção de transmissão externa em larga escala ou instalações de campus.

“Vemos o SNP como o parceiro perfeito para KAIROS por causa de sua versatilidade PTP, grande variedade de funcionalidades disponíveis, densidade de processamento e, claro, custo-benefício. Fortemente integrado ao KAIROS, o SNP oferece funcionalidade poderosa e simplicidade operacional que são prontamente implementadas e, como cada cliente está pronto para fazer a transição para IP, o SNP oferece todos os benefícios do ST 2110 juntamente com sua notável flexibilidade. Estamos ansiosos para continuar a colaboração com a Panasonic, não apenas nas implementações do KAIROS, mas também para impulsionar a padronização e as melhores práticas de interoperabilidade”, concluiu John Mailhot.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados