Home Reportagens Produções da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México participam da seleção ‘Horizontes Latinos’ de San Sebastián

Produções da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México participam da seleção ‘Horizontes Latinos’ de San Sebastián

Por Ricardo Batalha

Entre os candidatos ao Prêmio Horizontes há duas estreias mundiais e títulos que surgiram do Fórum de Coprodução Europa-América Latina

Nove produções da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México, com participação de Alemanha, França e Espanha, farão parte da seleção Horizontes Latinos na 68ª edição do Festival de San Sebastián, que ocorre de 18 a 26 de setembro na cidade turística da Baía de Biscaia.

Dois dos filmes serão estreias mundiais e outros são projetos antigos decorrentes das atividades industriais do Festival, como o Fórum de Coprodução Europa-América Latina ou filmes em andamento. Além disso, alguns dos títulos foram selecionados ou premiados pela Berlinale, Festival de Cinema de Veneza ou Sundance, entre outros eventos internacionais.

Todos os mortos (All The Dead Ones), drama brasileiro dirigido por Caetano Gotardo e Marco Dutra, foi selecionado para competir pelo Urso de Ouro na seção principal da competição no 70º Festival Internacional de Cinema de Berlim. Ambos assinaram trabalhos separados, mas Gotardo foi o editor de As Boas Maneiras (2017), filme anterior de Dutra. Agora, escrevem e dirigem juntos a história que se passa no final do século 19, contando a história do declínio de uma família de São Paulo. A trama se desenrola após a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República, a partir do falecimento da empregada doméstica da casa, que era escrava na fazenda de café da aristocrática família.

Todos os filmes selecionados concorrerão ao Prêmio Horizontes, que premia com 35 mil euros para o diretor do filme e sua distribuidora na Espanha, enquanto a primeira e a segunda obras da seleção também concorrerão ao Prêmio TCM.

Concorrentes:

Visión Nocturna / Night Shot
Carolina Moscoso (Chile)

Todos os Mortos / All The Dead Ones
Caetano Gotardo, Marco Dutra (Brasil – França)

Sin señas particulares / Identifying Features
Fernanda Valadez (México – Espanha)

Selva trágica / Tragic Jungle
Yulene Olaizola (México – França – Colômbia)

Mamá, mamá, mamá / Mum, Mum, Mum
Sol Berruezo Pichon-Rivière (Argentina)

Las mil y una / One in a Thousand
Clarisa Navas (Argentina – Alemanha)

La Verónica
Leonardo Medel (Chile)

Edición ilimitada / Unlimited Edition
Edgardo Cozarinsky, Santiago Loza, Virginia Cosin, Romina Paula (Argentina)

El prófugo / The Intruder
Natalia Meta (Argentina – México)

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados