Ariyoshi Sekai Doji Chukei, programa de viagens interativo do canal japonês TV Tokyo, usou a Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K e um ATEM Mini Extreme ISO
A Blackmagic Design revelou que “Ariyoshi Sekai Doji Chukei”, um programa de viagens interativo do canal japonês TV Tokyo, usou a Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K e um ATEM Mini Extreme ISO para transmitir ao vivo a partir de Barcelona, na Espanha. Apresentado por Hiroiki Ariyoshi, um dos comunicadores mais conhecidos no Japão, o programa cria experiências de viagem que seriam impossíveis para os espectadores devido às restrições da covid-19. Cada episódio gira em torno de cartões postais de vídeo a partir de um destino internacional transmitido ao vivo para o estúdio, enquanto o apresentador e os convidados experimentam virtualmente os sabores locais.
O especialista de produção Carlos Larrondo da Livestreambcn, codirigiu e produziu o passeio por Barcelona com o operador de câmera Roger La Puente, a consultora de imagens Sonia Solari e a gerente de produção Aya Nomura.
Tendo que desenvolver uma configuração itinerante com capacidade para streaming, a equipe de produção baseou o seu fluxo de trabalho de produção na Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K e no ATEM Mini Pro Extreme ISO, de acordo com Larrondo. “Eu sabia a Pocket Cinema Camera corresponderia às normas de transmissão profissionais da televisão japonesa e ao mesmo tempo ofereceria imagens cinematográficas que ficariam excelentes para uma conexão de streaming ao vivo”, ele disse.
O diretor Idota orquestrou a filmagem do Japão, usando Zoom para se comunicar com a equipe de produção baseada em Barcelona. O operador caminhou pelas ruas da cidade com a câmera equipada em um estabilizador preso ao seu cinto. Ao mesmo tempo, Carlos seguia a equipe com um ATEM Mini Extreme ISO montado em uma dolly para assegurar que o streaming continuasse sem falhas, recorrendo à capacidade de transmissão móvel com tethering 4G.
A equipe espanhola teve que conciliar locações públicas, tomar cuidado para evitar as multidões e respeitar as restrições impostas pela covid-19.
“Foi uma filmagem incrivelmente diversa em que não faltaram desafios, seja filmando nas escadas rolantes no shopping center Diagonal Mar ou dentro de um elevador panorâmico para captar a Sagrada Família a partir da penthouse do hotel Princess Diagonal. Nós até entrevistamos a influencer de gastronomia Maria Cosbel experimentando tapas típicas no Casa Carmen, um restaurante local”, explicou Carlos.
Filmando em 1080p, a equipe de produção fez a captação em câmera com ProRes 422 e recorreu à LUT Film to Extended Video Gen 5 para oferecer um look suave e de baixo contraste. “Com a luz do sol intensa sendo um problema para nós durante as filmagens, o pico de foco da câmera foi indispensável, garantindo que conseguíssemos imagens nítidas com cores vívidas, já que resolvemos captar o espírito animado da cidade em um dia comum.”
O mix do programa foi gravado em SSD a partir do ATEM Mini Extreme ISO, como um projeto DaVinci Resolve para sincronização do som, já que a emissora também exigiu todos os arquivos de projeto para usar em outros episódios do programa.
“Em apenas dois dias, conseguimos filmar, transmitir e entregar o máster final para um programa japonês nacional de viagens, nos baseando em nada mais do que uma câmera, um switcher e uma conexão de internet. A liberdade criativa que a Blackmagic Design oferece é sem igual”, concluiu.
Comentários fechados.